Historia para ENEM Revisão Essencial.pptx

yurisilva1031 10 views 19 slides Sep 16, 2025
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

Slide Revisão ENEM


Slide Content

História no ENEM: Revisão Essencial Prepare-se para o ENEM com os principais temas de História Geral e do Brasil.

História no ENEM: Desafios e Competências A História no ENEM exige análise crítica de eventos e processos, além da contextualização e interpretação de fontes diversas. Conecte o passado ao presente para compreender desafios globais e nacionais. Estudando história: análise crítica, contextualização e conexão com o presente.

Revoluções Burguesas: Ideais e Legados O Iluminismo e o Liberalismo, com pensadores como Locke e Rousseau, impulsionaram as Revoluções Burguesas. Gloriosa, Americana e Francesa consolidaram direitos civis e moldaram Estados modernos, como na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Rousseau: filósofo do Iluminismo que inspirou revoluções.

Revolução Industrial: locomotiva a vapor, urbanização e fábricas. Revolução Industrial: Transformações e Consequências • Máquina a vapor (Watt), tear mecânico. • Consolidação do capitalismo industrial. • Proletariado, urbanização e condições precárias. • Ludismo e a "questão social".

Mapa da Guerra Fria: EUA vs. URSS e conflitos globais. Guerra Fria: Bipolaridade e Conflitos Indiretos • Bipolaridade: EUA (OTAN) vs. URSS (Pacto de Varsóvia). • Corridas: Armamentista (nuclear) e Espacial (Sputnik, Apollo). • Conflitos Indiretos: Coreia, Vietnã, Crise dos Mísseis (Cuba). • Fim: Queda Muro de Berlim (1989), desintegração URSS (1991).

Brasil Colonial: Contatos e Organização Em 1500, o contato português com os povos indígenas iniciou a exploração do pau-brasil. As Capitanias Hereditárias, como a de Martim Afonso de Sousa, e o Governo-Geral (Tomé de Sousa) foram as primeiras tentativas de organização colonial. Chegada dos portugueses ao Brasil e início da colonização.

Açúcar e Escravidão no Brasil Colônia A economia açucareira no Nordeste colonial, baseada na escravidão africana, moldou a sociedade (Casa Grande e Senzala). A resistência, como o Quilombo dos Palmares de Zumbi, e o sincretismo religioso foram cruciais na formação cultural afro-brasileira. Engrenagens do engenho: açúcar e escravidão no Brasil Colônia.

Revoltas coloniais no Brasil: Ouro, impostos e ideais de liberdade. Crise Colonial: Ouro e Revoltas Emancipacionistas • Ouro em Minas: Intendência, "derrama" e controle fiscal. • Revolta de Vila Rica (1720): Nativista, contra impostos abusivos. • Inconfidência Mineira (1789): Tiradentes, república, ideais iluministas. • Conjuração Baiana (1798): Alfaiates, liberdade, abolição da escravidão.

Independência do Brasil: Processo e Primeiro Reinado A vinda da Família Real (1808) impulsionou a autonomia, culminando no Grito do Ipiranga (1822). O Primeiro Reinado de D. Pedro I enfrentou desafios com a Constituição de 1824 e a Confederação do Equador, marcando a construção do Estado-Nação. O Grito do Ipiranga: Independência do Brasil em 1822.

República Velha: Oligarquias e Lutas Sociais A República Velha foi marcada pelo domínio oligárquico (coronelismo, café com leite) e por intensas lutas sociais. Revoltas como Canudos, Chibata e o Tenentismo desafiaram essa estrutura.

Vargas anuncia salário mínimo e leis trabalhistas no Estádio São Januário. Era Vargas: Modernização e Autoritarismo • Revolução de 1930: Fim da República Oligárquica. • Industrialização: CSN, Vale do Rio Doce; base econômica. • Leis Trabalhistas: CLT (1943) e direitos sociais. • Estado Novo (1937-45): Ditadura, DIP, Constituição autoritária.

Ditadura Militar e Redemocratização A Ditadura Militar (1964-1985) impôs repressão, como o AI-5, e censura. O "milagre econômico" gerou endividamento. A campanha Diretas Já e a Constituição de 1988 marcaram a redemocratização. Ditadura Militar: repressão, censura e perda de liberdades.

Vamos Treinar?

Questão 04-2012 Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar. COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica. Disponível em: www.revistastart.com.br . Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado). A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra • a) a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial. • b) os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial. • c) o poder soviético, durante a Guerra Fria. • d) o movimento comunista, na Guerra do Vietnã. • e) o terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001.

(Enem/2017) Getúlio libertou o povo, e são 8 horas de trabalho e só. Não tinha que trabalhar dia e noite mais não. Getúlio é que fez as leis. A princesa Isabel assinou a libertação, mas quem nos libertou do jugo da escravatura, do chicote, do tronco, foi Getúlio, Getúlio Dornelles Vargas. Papai falava assim: “Meu filho. Nunca houve no mundo governo igual a esse, meu filho”.Relato de Cornélio Cancino, 82 anos, descendente de ex-escravos, Juiz de Fora (MG), 9 maio 1995. In: MATTOS, H.; RIOS, A. L. (Org.). Memórias do cativeiro: família,trabalho e cidadania no pós-Abolição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaptado). A construção da memória apresentada no texto remete ao seguinte aspecto da referida experiência política: a) Enaltecimento do sentimento pátrio, ligado à consolidação da democracia. b) Fortalecimento da ideologia oficial, limitada à dimensão da escola. c) Legitimação de coligações partidárias, vinculadas à utilização do rádio. d) Estabelecimento de direitos sociais, associados à propaganda do Estado. e) Desenvolvimento de serviços públicos, submetidos à direção dos coronéis.

O período colonial no Brasil teve início em: a) 1530 b) 1500 c) 1600 d) 1589 e) 163
Tags