Identidade e autonomia

teixeira_aparecida 7,932 views 13 slides Jul 20, 2014
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

Trabalho de conclusão da disciplina de Informática e Internet do Curso de Espacialização : Mídias na Educação , 2014


Slide Content

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO : MÍDIAS NA EDUCAÇÃO DISCIPLINA : INFORMÁTICA E INTERNET Aparecida Teixeira da Silva Costa

IDENTIDADE E AUTONOMIA A CONSTRUÇÃO DA PRÓPRIA IMAGEM “A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano .” (Jean Piaget)

O que trabalhar com crianças de 1 ano a 1 ano e 11 meses ? Segundo Jean Piaget , esta faixa etária compreende o estágio de desenvolvimento infantil denominado sensório-motor , onde se conhece o mundo por meio dos sentidos . Sendo assim , o trabalho com o eixo identidade e autonomia deve priorizar atividades de experimentação de diferentes materiais e espaços , permeada pela interação da criança com a professora e com os colegas da turma .

Exploração de materiais e do espaço Os espelhos são materiais imprescindíveis para a construção da identidade , possibilitando ao bebê reconhecer a imagem refletida do próprio corpo , bem como a imagem do corpo das outras crianças , iniciando o processo de distinção entre ela própria , as outras crianças e o ambiente . A diversidade de brinquedos e de brincadeiras e o deslocamento da turma para diferentes espaços da Unidade Escolar , proporcionam situações variadas de experimentação , estimulando os bebês a brincar , a imitar gestos e sons e a explorar o espaço que o cerca .

Interações e relações Para Vygotsky , o homem é dialógico por natureza , precisa dos semelhantes para existir , ser e viver . Neste contexto o papel do professor e da professora é inicialmente estabelecer um vínculo afetivo com a criança . Criar condições para as experiências de convívio entre os diferentes grupos de crianças , bem como com os adultos que trabalham na Unidade Escolar . As interações e relações estabelecidas entre as crianças e os adultos , ajudam os bebês a elaborar diferentes maneiras de comunicar-se e expressar sentimentos e vontades , além de construir princípios básicos para vida em sociedade .

Atividades Propostas Incentivar o bebê a movimentar-se olhando para o espelho ; Realizar atividades de cantigas com gestos em frente ao espelho ; Brincar com as expressões faciais , fazendo caretas , sorrindo , piscando os olhos ; Fixar nas paredes ou no chão fotos dos bebês em close , realizando alguma atividade onde sua imagem esteja ressaltada ou uma foto com sua família .

Brincadeiras de esconder e achar usando tecido ou as próprias mãos ; Brincar com brinquedos de diferentes formatos , texturas , cores e tamanhos ; Atividades de expressão corporal , tais como : cantigas com gestos , danças e expressões faciais ; Brincadeiras cantadas que identificam a criança pelo nome próprio ; Brincar nos diferentes espaços da Unidade Escolar .

Materiais Necessários Espelho ; Tecidos variados ; Brinquedos pequenos e grandes : bolas , bonecas , carrinhos , peças de encaixe , entre outros ; CDs e DVDs de cantigas infantis ; TV e DVD Player ; Máquina fotográfica .

Resultados Esperados Espera-se que a criança alcance gradativamente a capacidade de : Expressar-se utilizando gestos , expressões faciais e movimentos corporais comunicando seus sentimentos, necessidades e desejos ; Aprender a brincar com diferentes brinquedos e explorar os ambientes ; Estabelecer relações de amizade com os colegas e com as professoras ; Reconhecer-se como ser único , capaz de interagir com as outras pessoas e com o ambiente .

LINKS PARA CONSULTA http://www.youtube.com/watch?v=hDba0NLZuC4 http://www.youtube.com/watch?v=Ob3QcgXYHeU http://www.youtube.com/watch?v=aerpzVAkFy8

Bibliografia SÃO PAULO (SP) . Secretaria Municipal de Educação . Orientações Curriculares : expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para Educação Infantil . São Paulo : SME/DOT,2007. OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de ( org ). 2000. Educação Infantil: muitos olhares . 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007. WALLON, Henri.Psicologia e Educação da Infância. Editorial Estampa, 1981. PIAGET, Jean. A representação do mundo na criança. Ed.Ideias e Letras, 2005. VYGOTSKY, Lev . A construção do pensamento e da linguagem.Ed. WMF Martins Fontes, 2011.
Tags