IsabelAguiar1
278,109 views
15 slides
Feb 09, 2017
Slide 1 of 15
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
About This Presentation
INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA
Size: 1.64 MB
Language: pt
Added: Feb 09, 2017
Slides: 15 pages
Slide Content
AS INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA
HISTÓRIA QUIZ DE HISTÓRIA - REVISÃO ISABEL AGUIAR 8 EF MANHÃ DIONÍSIO TORRES 08/02/2017 AS INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA 1- INDEPENDÊNCIA DOS EUA O processo de independência dos Estados Unidos começa bem antes, durante a época da colonização daquele território, no século XVII. A Inglaterra foi a responsável pela colonização e manteve os Estados Unidos formados por treze colônias, que foram divididas e colonizadas de duas formas : Colônias do Norte: colonizadas por protestantes europeus fugitivos de perseguições religiosas. Foi chamada de Nova Inglaterra e era uma colônia de povoamento (mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o mercado interno). Colônias do Sul : colonizadas apenas por ingleses e deveriam seguir o Pacto Colonial, eram uma colônia de exploração (latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para exportação e monocultura).
GUERRA DOS 7 ANOS - 1756 e 1763 Inglaterra X França – disputam terras na América do Norte. Inglaterra venceu. Inglaterra ignorou e aumentou os impostos para colonos que ajudaram na guerra. Inglaterra criou novas leis que prejudicavam os colonos.
O MASSACRE DE BOSTON – 1770 Cidadãos norte americanos protestaram contra impostos Esse episódio foi usado como propaganda à independência A Lei do Chá foi a principal causa da revolta A Companhia das Índias Orientais deveria vender o chá para os EUA O preço do chá aumentou. Boicotes e protestos 16/12/1773 – colonos disfarçados de índios Invasão de navios e lançam o chá ao mar Festa do Chá de Boston A Inglaterra revidou com as Leis Intoleráveis Colonos perderam direitos.
Primeiro Congresso da Filadélfia - 1774 Objetivo – tomar medidas diante de tudo que estava acontecendo. N ão tinha caráter separatista. Queriam o fim das medidas impostas pela Metrópole. Queriam maior participação na vida política da colônia . RESULTADO: O rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso. A dotou mais medidas controladoras e restritivas . P or exemplo, as Leis Intoleráveis . Lei do Aquartelamento, dizia que todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses . As Leis Intoleráveis geraram muita revolta na colônia, influenciando diretamente no processo de independência.
Segundo Congresso da Filadélfia - 1776 Objetivo: conquistar a independência. Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos EUA . A Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência - 1776 e 1783. (colonos X Inglaterra) EUA vencem. A poio da França e da Espanha . Tratado de Paris – Inglaterra reconhece a Independência dos EUA Constituição dos Estados Unidos - 1787 características iluministas. Garantia a propriedade privada . M anteve a escravidão. R epública federativa D efendia os direitos e garantias individuais do cidadão. Thomas Jefferson: redigiu a Declaração de Independência em 1776
Independência da América Espanhola A ntecedentes históricos S éculo XVI, a Espanha colonizou várias regiões da América. O sistema de colonização espanhola baseado na exploração dos recursos naturais e minerais das áreas dominadas. Os povos americanos (incas, astecas, maias e outros nativos) dominados , perderam suas terras e cultura imposta pelos espanhóis . T rabalho forçado aos nativos. Controle da Metrópole Objetivo da Metrópole: riquezas Leis impostas pela coroa espanhola. Pacto Colonial
O processo de independência e suas principais características : Início : século XIX I nvasão das tropas napoleônicas na Espanha. As lutas pela independência ocorreram - 1810 e 1833 . * Causas : Insatisfação popular com a Espanha Líderes: Criollos , organizam movimentos emancipacionistas. Processo violento – resistência militar da Espanha. Saldo da guerra: muitas mortes.
Quem participou do movimento ? Negros Mestiços Brancos pobres indígenas * Divisão das colônias: Quatro vice-reinos (Nova Granada, Nova Espanha, Rio da Prata e Peru) Quatro capitanias-gerais (Chile, Venezuela, Guatemala e Cuba). Após a independência: vice-reinos foram divididos e tornaram-se países. Exemplo: vice-reino do Rio da Prata, transformou-se, após ser dividido, nos atuais: Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai. Adotaram a República.
Datas da independência dos principais países da América Espanhola
Principais líderes - Simón Bolivar : militar e politico venezuelano. Contribuiu para a independência: * Colômbia * Bolívia , *Equador * Venezuela * Panamá * Peru . Ganhou em 1813, na Venezuela, o título honorífico de Libertador . - José de San Martín : general argentino foi decisivo nos processos de independência da Argentina, Chile e Peru . Simón Bolívar José de San Martín
Consequências : Ascensão política dos criollos nas ex-colônias; Conquista da liberdade econômica - favoreceu financeiramente e politicamente a aristocracia ; Criação de dependência econômica com relação à Inglaterra. A independência política não significou a diminuição das desigualdades e injustiças sociais nas ex-colônias espanholas. A pobreza e miséria continuaram para grande parte da população ; Instalação do sistema republicano A s elites se perpetuavam no poder
INDEPENDÊNCIA DO HAITI - 1791 e 1804 (Colônia de São Domingos) CAUSAS: Conhecida como Revolta de São Domingos 1730- franceses implantar sistema de irrigação, para aumentar a produção de açúcar. Haiti se transforma na maior produtora d e açúcar do mundo. Mão-de-obra escrava africana. 1758- fazendeiros brancos aprovam leis em seu benefício. Mulatos e escravos perdem direitos. * A Revolta 1791 – influência da Revolução Francesa Revolta de escravos Líderes negros. Ex : Toussaint Louverture RESULTADO: Haiti foi a primeira república governada por pessoas de ascendência africana.
Quem foi Toussaint Louverture ? Filho de escravos domésticos, autodidata Seu nome significa em francês“a elevação de todas as almas” Foi o 1º afro-americano a governar uma colônia aboliu a escravidão e assegurou o controle da colônia pelos nativos em 1797 Expulsou o comissário francês Léger Félicité Sonthonax , bem como o exército britânico invadiu Santo Domingo para libertar os escravos redigiu uma constituição, auto-nomeando-se governador vitalício e estabelecendo uma nova política para a colônia tentou reconstruir a falida economia do Haiti Tentou restabelecer os contatos comerciais com os Estados Unidos e a Grã-Bretanha. “Ao me derrubarem, vós cortastes apenas o tronco da árvore da liberdade; ela brotará novamente de suas raízes, pois são muitas e profundas”