INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA

IsabelAguiar1 278,109 views 15 slides Feb 09, 2017
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA


Slide Content

AS INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA

HISTÓRIA QUIZ DE HISTÓRIA - REVISÃO ISABEL AGUIAR 8 EF MANHÃ DIONÍSIO TORRES 08/02/2017 AS INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA 1- INDEPENDÊNCIA DOS EUA O processo de independência dos Estados Unidos começa bem antes, durante a época da   colonização  daquele território, no século XVII. A   Inglaterra  foi a responsável pela colonização e manteve os Estados Unidos formados por treze colônias, que foram divididas e colonizadas de duas formas : Colônias do Norte: colonizadas por protestantes europeus fugitivos de perseguições religiosas. Foi chamada de Nova Inglaterra e era uma colônia de povoamento (mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o mercado interno). Colônias do Sul : colonizadas apenas por ingleses e deveriam seguir o Pacto Colonial, eram uma colônia de exploração (latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para exportação e monocultura).

GUERRA DOS 7 ANOS - 1756 e 1763 Inglaterra X França – disputam terras na América do Norte. Inglaterra venceu. Inglaterra ignorou e aumentou os impostos para colonos que ajudaram na guerra. Inglaterra criou novas leis que prejudicavam os colonos.

O MASSACRE DE BOSTON – 1770 Cidadãos norte americanos protestaram contra impostos Esse episódio foi usado como propaganda à independência A Lei do Chá foi a principal causa da revolta A Companhia das Índias Orientais deveria vender o chá para os EUA O preço do chá aumentou. Boicotes e protestos 16/12/1773 – colonos disfarçados de índios Invasão de navios e lançam o chá ao mar Festa do Chá de Boston A Inglaterra revidou com as Leis Intoleráveis Colonos perderam direitos.

Primeiro Congresso da Filadélfia - 1774 Objetivo – tomar medidas diante de tudo que estava acontecendo. N ão tinha caráter separatista. Queriam o fim das medidas impostas pela Metrópole. Queriam maior participação na vida política da colônia . RESULTADO: O rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso. A dotou mais medidas controladoras e restritivas . P or exemplo, as Leis Intoleráveis . Lei do Aquartelamento, dizia que todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses . As Leis Intoleráveis geraram muita revolta na colônia, influenciando diretamente no processo de independência.

Segundo Congresso da Filadélfia - 1776 Objetivo: conquistar a independência. Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos EUA . A Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência - 1776 e 1783. (colonos X Inglaterra) EUA vencem. A poio da França e da Espanha . Tratado de Paris – Inglaterra reconhece a Independência dos EUA Constituição dos Estados Unidos - 1787 características iluministas. Garantia a propriedade privada . M anteve a escravidão. R epública federativa D efendia os direitos e garantias individuais do cidadão. Thomas Jefferson: redigiu a Declaração de Independência em 1776

Independência da América Espanhola A ntecedentes históricos S éculo XVI, a Espanha colonizou várias regiões da América. O sistema de colonização espanhola baseado na exploração dos recursos naturais e minerais das áreas dominadas. Os povos americanos (incas, astecas, maias e outros nativos) dominados , perderam suas terras e cultura imposta pelos espanhóis . T rabalho forçado aos nativos. Controle da Metrópole Objetivo da Metrópole: riquezas Leis impostas pela coroa espanhola. Pacto Colonial  

O processo de independência e suas principais características : Início : século XIX I nvasão das tropas napoleônicas na Espanha. As lutas pela independência ocorreram - 1810 e 1833 . * Causas : Insatisfação popular com a Espanha Líderes: Criollos , organizam movimentos emancipacionistas. Processo violento – resistência militar da Espanha. Saldo da guerra: muitas mortes.

Quem participou do movimento ? Negros Mestiços Brancos pobres indígenas * Divisão das colônias: Quatro vice-reinos (Nova Granada, Nova Espanha, Rio da Prata e Peru) Quatro capitanias-gerais (Chile, Venezuela, Guatemala e Cuba). Após a independência: vice-reinos foram divididos e tornaram-se países. Exemplo: vice-reino do Rio da Prata, transformou-se, após ser dividido, nos atuais: Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai. Adotaram a República.

Datas da independência dos principais países da América Espanhola

Principais líderes   -  Simón Bolivar : militar e politico venezuelano. Contribuiu para a independência: * Colômbia * Bolívia , *Equador * Venezuela * Panamá * Peru . Ganhou em 1813, na Venezuela, o título honorífico de   Libertador .   -  José de San Martín : general argentino foi decisivo nos processos de independência da Argentina, Chile e Peru . Simón Bolívar José de San Martín

Consequências : Ascensão política dos criollos nas ex-colônias;   Conquista da liberdade econômica - favoreceu financeiramente e politicamente a aristocracia ;   Criação de dependência econômica com relação à Inglaterra. A independência política não significou a diminuição das desigualdades e injustiças sociais nas ex-colônias espanholas. A pobreza e miséria continuaram para grande parte da população ; Instalação do sistema republicano A s elites se perpetuavam no poder

INDEPENDÊNCIA DO HAITI - 1791 e 1804 (Colônia de São Domingos) CAUSAS: Conhecida como Revolta de São Domingos 1730- franceses implantar sistema de irrigação, para aumentar a produção de açúcar. Haiti se transforma na maior produtora d e açúcar do mundo. Mão-de-obra escrava africana. 1758- fazendeiros brancos aprovam leis em seu benefício. Mulatos e escravos perdem direitos. * A Revolta 1791 – influência da Revolução Francesa Revolta de escravos Líderes negros. Ex : Toussaint Louverture RESULTADO: Haiti foi a primeira república governada por pessoas de ascendência africana.

Quem foi Toussaint Louverture ? Filho de escravos domésticos, autodidata Seu nome significa em francês“a elevação de todas as almas” Foi o 1º afro-americano a governar uma colônia aboliu a escravidão e assegurou o controle da colônia pelos nativos em 1797  Expulsou o comissário francês Léger Félicité Sonthonax , bem como o exército britânico invadiu Santo Domingo para libertar os escravos redigiu uma constituição, auto-nomeando-se governador vitalício e estabelecendo uma nova política para a colônia tentou reconstruir a falida economia do Haiti Tentou  restabelecer os contatos comerciais com os Estados Unidos e a Grã-Bretanha.  “Ao me derrubarem, vós cortastes apenas o tronco da árvore da liberdade; ela brotará novamente de suas raízes, pois são muitas e profundas”
Tags