Tipos de ilusão óptica Ilusões sensoriais Aproxime o seu rosto do desenho, até o nariz tocar, para fechar a ponte.
Contrastes A primeira maça parece mais escura. O mesmo se passa com os dois ratos.
Contrastes Tente contar os pontos pretos
Ilusões por persistência de imagem Fixe, durante 30 segundos, a imagem da esquerda da figura e logo a seguir olhe para a da direita.
O fundo vermelho aparecerá agora na sua cor complementar, o verde, e a face branca tornar-se-á ligeiramente avermelhada, devido à impressão de contraste.
Visão das cores Olhe para baixo e diga as CORES, não as PALAVRAS O lado direito do seu cérebro tenta dizer a cor, mas o lado esquerdo insiste em ler a palavra. Conflito no Cérebro!
Movimentos Focalize o ponto no centro e mova a cabeça para a frente e para trás
Ilusões óptico – geométricas São linha horizontais paralelas, ou diagonais?
A linha vermelha e a linha azul têm o mesmo tamanho? Exercício sobre as ilusões de óptica
Pode parecer que estamos olhando para baixo ou para cima da escada? Exercício sobre as ilusões de óptica
Imagens Duplas Octavio Ocampo A Arte da Ilusão
Peter Brookes Charles Gillbert Imagens Duplas A Arte da Ilusão
Shigeo Fukuda Imagens Duplas A Arte da Ilusão
István Orosz René Magritte Imagens Impossíveis A Arte da Ilusão
David MacDonald M. C. Escher 1958 Imagens Impossíveis A Arte da Ilusão
M. C. Escher Imagens Impossíveis A Arte da Ilusão
Archimboldo Imagens Ocultas A Arte da Ilusão
Donald Rust Bev Doolittle Imagens Ocultas A Arte da Ilusão
A Arte da Ilusão John Van Straalen Imagens Ocultas
O Olho Humano
Lentes córnea (difração fixa; 42D) cristalino (difração variável; mais 12D) Pupila Miose (músculo constritor da pupila) Midriase (músculo dilatador da pupila ) Músculos extrínsecos do olho Movimentos oculares Retina Local de focalização da imagem e de Transdução sensorial ANATOMIA DO OLHO
***Olho mirando o ponto remoto(infinito) ***Olho mirando o ponto próximo(25 cm)
Ponto Próximo 25 cm Ponto remoto-infinito(D >10m)
Miopia: Sintoma : não vê longe, ou seja, o ponto remoto se aproxima. Causa : retina se afasta da córnea. Correção : Lentes Divergentes ***Na cirurgia de miopia, dá-se uma aplainada na córnea, reduzindo sua curvatura e consequentemente sua convergência. Raios muito convergentes
Hipermetropia : Sintoma : não vê perto, ou seja, o ponto próximo se afasta. Causa : Retina se aproxima da córnea. Correção : Lentes Convergentes
Astigmatismo : É um pouco mais complicado de descrever. Normalmente, a córnea é uma superfície esférica, com a mesma curvatura em todas as direções. Se, no entanto, ela se achata em alguma direção as imagens na retina ficam desfocadas nessa direção.
Presbiopia : cristalino fica menos flexível conforme a idade. Não enxerga bem a pequenas distâncias (como na hipermetropia). Correção : Lentes Convergentes
ATIVIDADE 1. (ENEM) Entre os anos de 1028 e 1038, Alhazen (Ibn al- Haytham ; 965-1040 d.C.) escreveu sua principal obra, o Livro da Óptica, que, com base em experimentos, explicava o funcionamento da visão e outros aspectos da óptica, por exemplo, o funcionamento da câmara escura. O livro foi traduzido e incorporado aos conhecimentos científicos ocidentais pelos europeus. Na figura, retirada dessa obra, é representada a imagem invertida de edificações em um tecido utilizado como anteparo. Se fizermos uma analogia entre a ilustração e o olho humano, o tecido corresponde ao(à) a) íris. b) retina. c) pupila. d) córnea. e) cristalino.
Alteração da visão que faz com que a pessoa tenha dificuldades – em menor ou maior grau – de fazer a distinção entre cores, principalmente o verde e o vermelho; Existem os que não têm a percepção de todas as cores, enxergando apenas em preto e branco ou tons de cinza, mas esses casos são minoria; Defeito na retina, a parede do fundo do olho. Esse defeito afeta as células responsáveis pela percepção das cores (os cones). Daltonismo: