Jean Piaget - Trajetória, teoria e contribuições para educação.

marianedesouzapadua 306 views 15 slides Mar 10, 2024
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

Pai do construtivismo. Ele ficou famoso por suas teorias sobre o desenvolvimento cognitivo infantil. Estágios do desenvolvimento.


Slide Content

Didática Licenciatura em Pedagogia Fundação CECIERJ/CEDERJ/UENF Polo Bom Jesus do Itabapoana

AD1_1/2024 Grupo: Andressa Neves Pereira Rosa da Silva – 23211080045 Mariane de Souza Padua Silva – 23211080077 Roberta André Azevedo Dias – 23211080287 Taís Ferreira Rezende – 23211080081 Vitória Ribeiro Ferreira do Nascimento – 23211080216

J EAN PIAGET Trajetória do pensador Teoria  Contribuições para a educação hoje

JEAN WILLIAM FRITZ PIAGET 1896 - 1980 Pai do construtivismo

Jean Piaget foi um psicólogo suíço, nasceu na cidade suíça de Neuchâtel, no dia 9 de agosto de 1896. Muito curioso e aplicado, publicou seu primeiro artigo aos 10 anos. Desde pequeno seu interesse pela natureza foi notório e certamente fundamental para sua primeira escolha acadêmica. Em1918 formou-se em Ciências Naturais pela Universidade de Neuchâtel. No ano seguinte, casa-se com Valentine Châtenay, e com ela teve tem três filhos. Foi a partir da observação do desenvolvimento de seus filhos que criou grande parte de sua teoria. Ele ficou famoso por suas teorias sobre o desenvolvimento cognitivo infantil. Trajetória do pensador

Piaget dedicou sua vida a observar e estudar o comportamento das crianças, o que o levou a desenvolver suas teorias revolucionárias. Piaget começou a estudar filosofia e psicologia e viaja para Paris. Na capital francesa, ele se aprofunda na psicologia infantil e, com isso, publica cinco obras relacionadas com esse universo. Foi em sua cidade natal que começa a lecionar nas áreas de psicologia, filosofia e sociologia na Universidade de Neuchâtel. Logo depois, foi também professor em Genebra, na Suíça, no Instituto Jean-Jacques Rousseau. Jean Piaget faleceu em Genebra, no dia 16 de setembro de 1980, com 84 anos. Até hoje, o chamado Método Piaget faz parte dos estudos acadêmicos nas áreas da educação e psicologia. Trajetória do pensador

Teoria A teoria de Piaget se baseia na ideia de que as crianças constroem ativamente seu conhecimento por meio da interação com o ambiente. Conhecida como teoria do desenvolvimento tem como foco o desenvolvimento infantil. Segundo ele: "A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.“ Ancorada nos estudos sobre o desenvolvimento humano e cognitivo, a chamada teoria cognitiva de Piaget foi denominada por ele próprio como “epistemologia genética”. Sua teoria foi fundamental para o surgimento da corrente construtivista.

Teoria Defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Segundo Piaget, a criança passa por quatro fases de desenvolvimento até chegar na adolescência. Esses estágios estão relacionados com a capacidade cognitiva do ser humano, identificando-os como o sensório motor, o pré-operacional, o operacional concreto e o operacional formal, cada um com características e marcos distintos.

ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO

Estágio sensório-motor Período entre 0 e 2 anos de idade. Piaget descreve “a passagem do caos ao cosmo”. A criança passa de uma condição sem nada a uma possibilidade de exploração dos objetos. Começa a ocorrer a maturação do sistema nervoso, que estimula os reflexos básicos dos bebês como levar objetos na boca ou jogar coisas no chão. Essa interação reflete no aprimoramento neuronal, que já vai constituir representações mentais e pensamentos (conceito progressivo). Com o tempo maturacional ocorrendo na criança e ela sendo estimulada, seus movimentos reflexos passam a ser aperfeiçoados e adquirem habilidades. Finalizando esse estágio.

Estágio pré-operatório Período entre 2 e 7 anos de idade. A marca desse período é a capacidade simbólica a qual a criança desenvolve: a linguagem. Para Piaget, a linguagem é considerada como uma condição necessária, mas não suficiente ao desenvolvimento. É nesse período que a criança consegue separar o conceito do objeto daquilo que ele representa. Possui características bem peculiares, como o animismo, pensamentos egocêntricos intelectual e social, e raciocínio transdutivo ou particular. Nesse período ocorrerem as interações interindividuais. A fase do faz de conta.

Estágio operatório concreto Período entre 7 e 11 anos de idade. A criança começa a pensar de forma lógica, mas ainda necessita da realidade concreta. Começa a realizar operações mentalmente. Saída do pensamento transdutivo e o início do pensamento indutivo. Isso significa que há uma interiorização da ação. Inicia o processo de reversibilidade, que será construído ao longo dos estágios operatório concreto e formal . Abandono do pensamento egocêntrico para o pensamento sociável. Momentos que as coisas começam a “fazer sentido”.

Estágio operatório formal Período a partir dos 12 anos. Ampliar o alcançado nas fases anteriores. Consegue armar esquemas conceituais abstratos, e por meio deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal, além de elaborar e testar suas hipóteses. É uma fase na qual já se alcança a abstração. Segundo Piaget, nessa fase, o indivíduo adquire a sua forma final de equilíbrio. É importante ressaltar que o processo cognitivo passa por situações como a estagnação. A melhor maneira de mantê-lo de forma dinâmica é desenvolvendo o seu aprimoramento por meio de atividade mentais.

C ontribuições para educação hoje As contribuições de Piaget para a educação são imensas. Sua teoria destaca a importância do aprendizado ativo e da adaptação do ensino ao nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos. Ele enfatizou a importância do erro no processo de aprendizagem e a necessidade de os alunos construírem ativamente seu conhecimento. Estudou o raciocínio lógico- matemático, fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança. Dividiu o desenvolvimento da criança em etapas que devem ser respeitadas para um trabalho mais eficiente do ponto de vista pedagógico. Nesta teoria o professor assume um papel de suma importância, pois é ele quem cria os espaços, disponibiliza materiais e faz a mediação da construção do conhecimento.

Referências bibliográficas LA TAILLE, Y. Prefácio. In: PIAGET, J. A construção do real na criança. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003. RAPPAPORT, C. R. Modelo piagetiano. In: RAPPAPORT, C. R.; FIORI, V. da R.; DAVIS, C. Teorias do desenvolvimento: conceitos fundamentais. São Paulo: EPU, 1981. v. 1. p. 51-75 MENEZES, Pedro. Jean Piaget.  Toda Matéria ,  [s.d.] . Disponível em: https://www.todamateria.com.br/ jean-piaget /. Acesso em: 9 mar. 2024 FRAZÃO, Dilva . Jean Piaget: Psicólogo e pesquisador em pedagogia.  e biografia,  2023. Disponível em: https://www.ebiografia.com/ jean_piaget /. Acesso em: 06 mar. 2024. Os 4 estágios de Piaget: Entenda fases do desenvolvimento cognitivo.  Ninhos do Brasil,  2021. Disponível em: https://www.ninhosdobrasil.com.br/quais-sao-os-4-estagios-de-piaget. Acesso em: 09 mar. 2024.