Fisioterapía em Dermatológia Docente: Juliana Fachinnet Discentes: Aiala Galvão Andressa Moura Ana Rita Porena Apoliane Macêdo Cristiane Gonçalves Tatiane almeida Viviane de Souza Vitória da Conquista – BA 2017
LED (Light Emitter Diode)
LED (Light Emitter Diode) É definido como um diodo semicondutor que quando energizado emite luz visível, formado pela união de um semicondutor P(+) N (-) que se da a uma junção PN. A luz é produzida pelas interações energéticas de elétron através de um processo chamado eletroluminescência.
Os LEDs estão não só nos aparelhos digitais de ponta como também já encontram-se nas clínicas de Fisioterapia, Estética e Medicina Estética mais modernas. Pode-se aplicar na Fisioterapia Dermatofuncional , Onco -funcional, Ortopédica e Neurológica e até mesmo na Odontologia Estética. Sua eficácia clínica tem diversas finalidades variando de acordo com seu comprimento de onda de 405nm (luz visível azul) a 940nm (infravermelho). LED (Light Emitter Diode)
As cores mais comumente utilizadas são: Led Azul Led Verde Led Vermelho Led Âmbar
LED azul (420- 490 nm): Possui efeito bactericida e microrganismos localizados na superfície da pele Aumenta imediatamente a hidratação tecidual da pele Fracionam a molécula de melanina fazendo com que a mancha absorva menos luz Além de acelerar as fases da inflamação já existente.
LED verde (515- 570 nm): Atua inibindo os melanócitos que promovem a hiperpigmentação cutânea Atua na síntese de fibroblastos aumentando a proliferação celular;
LED vermelho (620 nm): Possui efeito anti-inflamatório Atua de maneira positiva no processo cicatricial Libera de forma natural substâncias endógenas vasodilatadoras, Prevenção na formação de quelóides , Tratamento de alopecia (queda de cabelo).
LED âmbar (590 nm): Promove a síntese proteica de fibras colágenas e elásticas Melhora a elasticidade de fibras adensadas protegendo-as de rupturas como nas estrias Aumenta a microcirculação periférica profunda Estimula o metabolismo celular Melhora a hidratação tecidual
Desse modo, podemos realizar associações de terapias para tratar determinada disfunção da pele, sendo utilizadas em diversos níveis de atendimento na Fisioterapia Dermato – Funcional obtendo assim resultados eficazes .
Efeito Fisiológicos O LED (620-680nm) luz visível vermelha além de apresentar fator de estimulação de colônias de macrófagos e granulócitos , também atua no processo inflamatório inibindo a enzima ciclooxigenase e as prostaglandinas o que pode-se configurar a ação anti-inflamatória Os melhores resultados encontrados foram na rapidez do processo de cicatrização de feridas em especial para os comprimentos de onda 680 nm, 730 nm e 880 nm¹. O LED (515-570nm) luz visível verde apresenta efeito rejuvenescedor atuando na síntese de fibroblastos, aumentando a deposição de colágeno tipo I e reduzindo a atividade da colágenas nas papilas dérmicas1I aumentando a produção de colágeno e elastina da derme .
Fisiologicamente o LED azul estimulará a produção de citocinas pró-inflamatórias que incluem interleucinas 1 (IL-1), fator de necrose tumoral (TNF) e fator de estimulação de colônias de macrófagos e granulócitos (GM-CSF). Em processos inflamatórios, se a aplicação for imediata, além de acelerar a fisiologia da inflamação reduz as lesões e consequentemente a dor. O LED (515-570nm) luz visível verde apresenta efeito rejuvenescedor atuando na síntese de fibroblastos, aumentando a deposição de colágeno tipo I e reduzindo a atividade da colagenase nas papilas dérmicas1I aumentando a produção de colágeno e elastina da derme.
Efeito Fisiológicos De acordo com MEYER et. al., (2010) a fototerapia a partir do uso do LED é efetiva no combate a acne devido à liberação endógena predominante do fotossensibilizante coproporfirina do tipo III (produzido pela bactéria causadora da acne, P. Acne) A energia proveniente da luz dos LEDs age diretamente sobre as células (na permeabilidade membrana celular), em suas organelas (mitocôndrias), em suas proteínas (colágeno e elastina) e em seus processos fisiológicos (síntese de ATP) s)
Parâmetros Luz Azul (470 nm) Luz Verde (515-570nm) Luz Vermelha (630 nm) Luz infravermelha (904 nm) A fototerapia só pode ser feita, no máximo, três vezes por semana, em dias alternados e de 15 a 30 minutos por sessão.
INDICAÇÕES
ACNE
MANCHA NA PELE
OLHEIRAS
REJUVELHECIMENTO
LINHAS DE EXPRESÕES
CELULITES
ESTRIAS
DRENAGEM LINFÁTICA
GORDURA LOCALIZADA
Entre outros ... Hidratação dos tecidos Iluminação facial Clareamento (facial) Efeito reparador do colágeno Biomodulação celular
Contra Indicações Não existem contraindicações absolutas, entretanto deve ser considerado inadequado o atendimento para: Grávidas ou que estejam amamentando, Paciente com episódio de câncer de pele ou na região irradiada, Portadores de glaucoma e cataratas que não estiverem sob acompanhamento médico.
Os tratamentos com laser e led podem ser associados com outros recursos como o peeling de cristal, radiofrequência, massoterapia, eletrolifting e cosméticos com princípios ativos hidratantes e nutritivos.