Letramento racial 22222222²2222#22222222

PauloFernandoAntunes1 10 views 24 slides Sep 12, 2025
Slide 1
Slide 1 of 24
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24

About This Presentation

Os desafios para a cultura negra acessar lugares que são de direito .


Slide Content

ARCTMA ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA E CULTURAL DA TRADIÇÃO DE MATRIZ AFRICANA ROÇA KONGO MATAMBA MAZAMBE DISCIPLINA: O SERTÃO AFRO-SERTANEJO: UMBANDA E QUIMBANDA MESTRE : Danssuregy ( Rogério Almeida) LETRAMENTO RACIAL CURSO DE EXTENSÃO ẸKỌ(S) DOS SABERES AFRO-SERTANEJOS

BRASIL, o país da mestiçagem . São diversas as raças que participaram da formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram: povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

O canto das três raças https://youtu.be/OZ94LnwNF54?si=9latczNaPVlbu1AU

A mestiçagem racial se reflete na cultura e na religiosidade. Religiosidade afro-brasileira, constituída de diversas religiões: candomblé, a umbanda , o batuque, o tambor-de-mina, o xangô, a quimbanda, a cabula, o catimbó, a pajelança, o toré e o xambá. 

 

  Umbanda: de prática bantu e macumba à religião tipicamente brasileira Práticas religiosas bantús : danças, batuques e magia ( processos crimes nos séculos XVIII e XIX). A magia era a arma do escravizado, a sua subversão e a cura . A Macumba enquanto realizações de liberdade , batuques , transe de possessão, culto a espíritos e , espíritos de familiares e atendimento a clientes. Casas de Zungú : ponte permanente entre África e Brasil/Recriação dos laços ancestrais e comunais. Culto aos antepassados. O negro como sujeito de sua históri a

Estruturação da Umbanda a partir de práticas de Liberdade MACUMBA UMBANDA

A linhagens da Umbanda solidariedade familiar e senso do comunitário A Umbanda reconstitui simbolicamente as estruturas familiares africanas, pois a identidade sagrada não poderia mais ser, em função da escravidão, baseada na ideia de cada ser humano descender de uma divindade através de uma linhagem biológica. No Brasil, a linhagem passa a ser mítico-espiritual.

  A Mestiçagem brasileira , junto com a mistura de culturas e a nossa geografia deu origens a diversos tipos de Umbanda.

Principais Linhas de Umbanda Preto Velhos; Cosme e Damião; Caboclos. Outras Linhas Baiano; Linha das águas; Outras linhas para você, aluno, pesquisar e levar para o fórum.

Quimbanda, o outro lado Linhas mais conhecidas Exus; Escoras; Malandros; Pombagiras ; Lavadeiras. Outros.

Quando a Gira girou.......

OS PRECURSORES DA RELIGIÃO AFRO-SERTANEJA O entendidos : Dona África, João Esteves, Dona Lídia e Benedita; A Umbanda de Mesa e a aceitação da sociedade norte-mineira; A institucionalização da Umbanda: segue a mesma lógica da formação social do sertão: José Fernandes Guimarães (Sudeste), Laurinda e Waldemar Pereira Porto(Nordeste), Dona Maria Tupinambá, Eliezer, Dona Alcina; A institucionalização da Quimbanda: Chico Preto; A consolidação da Umbanda e da Quimbanda: Mãe Duca , Humberto Ruas, Dona Irene, Seu Messias e outros/as.

Exu Exu Inkisse ; Exu Auxiliar do Santo; Exu Catiço .

FÓRUM DE DISCUSSÃO I O diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes que foram, historicamente, marginalizados podem auxiliar no enfrentamento de desafios que a Modernidade nos impôs. A partir da Aula Inaugural discorra respondendo a seguinte questão : como os saberes produzidos pelas religiões brasileiras de matriz africana pode auxiliar a tonar o mundo um lugar melhor ?
Tags