Lição 01 - O Livro de Levítico

EderTome 120,883 views 30 slides Jan 03, 2018
Slide 1
Slide 1 of 30
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30

About This Presentation

Slide Lição 01 - O Livro de Levítico
Slide Lição 1 1 t - 2018 - betel


Slide Content

Lição 1 O Livro de Levítico

Tema do Trimestre 1 º Trimestre Ano 2018 7 janeiro Levítico O ministério sacerdotal levítico e sua relevância para a Igreja

Lições do Trimestre Lição 01 - O Livro de Levítico Lição 02 – O Sacrifício da Expiação Lição 03 - A Oferta de Manjares Lição 04 - O Sacrifício Pacífico Lição 05 - O Sacrifício pelo Pecado Lição 06 - O Sacrifício pela Culpa Lição 07 - O Altar sempre Acesso Lição 08 - A Consagração do Sacerdote Lição 09 - A Purificação da Lepra Lição 10 - O Dia da Expiação Lição 11 - As Festas de Israel e o Ano do Jubileu Lição 12 - Voto e Dízimo

Objetivos da Lição ❶ ❷ ❸ Mostrar  que a lei estabelece condições para o homem ter comunhão com Deus; Ensinar  que a lei contém instruções para todas as áreas da vida humana; Demonstrar  que nada pode impedir os propósitos de Deus .

Texto Áureo (Levítico 1:1) “E chamou o Senhor a Moisés e falou com ele da tenda da congregação , dizendo.”

Verdade Aplicada O Senhor Deus quer o homem próximo de si e assim estabelecer o cerimonial levítico para que Ele possa estar na tenda da congregação.

Textos de Referência Romanos 7.7-8, 10-12 7 Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum; mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. 8 Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, obrou em mim toda a concupiscência: porquanto, sem a lei, estava morto o pecado. 10 E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte. 11 Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou e, por ele, me matou. 12 E Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom.

Motivo de Oração Ore para que a santificação seja um alvo sempre constante da Igreja do Senhor.

Introdução No livro de Levítico vemos que Deus quer conviver com o homem e que por essa razão provê meios para tal intento. Um dos alvos da lei é revelar as condições para a comunhão do homem com Deus.

1. Levítico manual de santidade Gênesis Levítico Êxodo Números Deuteronômio

1.1 – O Livro da Lei de Deus Levítico é o terceiro livro de Moisés e faz parte do Pentateuco, “os cinco rolos ” (Penta=cinco, Teuchos =pergaminhos). 1. Levítico manual de santidade 1.2 – O Livro onde Deus fala na tenda 1.3 – O livro em que a vontade de Deus é verdade O livro apresenta basicamente um manual de leis , preceitos , ritos e ofertas para a nação de Israel, para que a mesma viesse a ser um modelo de nação a ser seguido pelas demais nações.

1.1. O Livro da Lei de Deus Levítico nos apresenta as leis do Senhor e como o culto a Deus deveria ser oferecido. Também ensina como os sacerdotes deveriam cuidar da casa de Deus e ordenar o culto, para que Deus fosse glorificado através das ofertas e sacrifícios, e as bênçãos viessem sobre o povo.

1.1. O Livro da Lei de Deus Levítico é um livro de valores espirituais, repletos de ensinamentos para os nossos dias Deve ser visto como um livro de estudo, a ser estudado em oração e meditação para um melhor aproveitamento, O Livro de Levítico não deve ser Lido de maneira Rápida e superficial

1.2. O Livro onde Deus fala na Tenda Aprendemos lendo os primeiros livros da Bíblia, como Deus vem em direção ao homem , pois, por causa do pecado, é impossível por si mesmo o homem ir em direção a Deus. ❶Em Gênesis, logo após a queda do homem, Deus vai ao seu encontro e o veste. ( Gn 3:21) ❷ No livro de Êxodo, Deus fala com o homem no monte Sinai ( Êx 24.1-2) ❸Em Levítico , Deus chama Moisés para falar com ele na tenda da congregação ( Lv 1.1). É Deus descendo em busca do homem, um princípio exposto em toda as Escrituras.

1.3. O Livro em que a vontade de Deus é revelada A vontade de Deus é a santificação do homem e este ensino encontra-se de modo bem nítido no livro de Levítico. Deus exige santidade e Sua vontade nos é revelada não apenas no livro de Levítico, mas em toda a Escritura Sagrada. Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus. ( Levítico 20:7 ) Santificação é uma ordem imperativa e não uma opção de vida

2 . A Lei de Deus Gênesis Levítico Êxodo Números Deuteronômio

2 .1 – A Lei Moral Lei é um princípio, um preceito, uma norma, criada para estabelecer as regras que devem ser seguidas, é um ordenamento . 2 . A Lei de Deus 2 .2 – A Lei Civil 2 .3 – A Lei Cerimonial Do latim “LEX”, que significa “LEI” – uma obrigação imposta. Essa Lei é perfeita, como nos afirma a Sua Palavra ( Rm 7.12).

DONALD C. STAMPS Pastor e Missionário Assembléia de Deus (1938-1991) Escritor das Notas e Estudos da Bíblia de Estudo Pentecostal CPAD A lei moral : trata das regras determinadas por Deus para um santo viver ( Êx 20.1-17); Aplicável em todas épocas e ocasiões. A lei civil : trata da vida jurídica e social de Israel como nação ( Êx 21.1 – 23.33); Era temporal e necessária para a época à qual foi concedida. A lei cerimonial : trata da forma e do ritual da adoração ao Senhor por Israel, inclusive o sistema sacrificial ( Êx 24.12 – 31.28) Cumprida em Cristo, não se aplica aos nossos dias.

2.1. A Lei Moral O homem a cumpre somente se o seu ser moral bem como o racional não estiverem influenciados pelo pecado. A lei moral é a expressão da natureza e vontade divina para o homem, estabelecendo absoluta conformidade com a Sua santidade, como condição normal para o homem.

2.2. A Lei Civil A Lei civil estabelece penalidades e instruções para a sua execução . ( Êx 21.23 ) Elas tratam especialmente da proteção da vida humana e da propriedade, ou seja, regular o relacionamento com o próximo e a proteção dos bens.

2.3. Lei Cerimonial A lei cerimonial é um conjunto de normas necessárias para a realização do culto judaico, que consistia de ofertas e sacrifícios A Igreja não precisa se preocupar com os detalhes dos sacrifícios, mas, sim, entender o sentido, eles apontam para Jesus Cristo.

3 . Objetivos da Lei

3 .1 – Trazer Deus para o meio do povo Se o homem não tivesse recebido a lei de Deus, certamente teria um conceito errado acerca do pecado e também de si mesmo ( Rm 7.7). 3 . Objetivos da Lei 3 .2 – Revelar o pecado ao homem 3 .3 – Mostrar a incapacidade do homem de cumprir a Lei Também descansaria sobre os seus próprios pensamentos... a respeito do que é certo ou do que é errado, de como agradar e servir a Deus.

3 .1. Trazer Deus para o meio do povo Através de Moisés, Deus dá as ordenanças e ritos para os sacerdotes, e fala como deveria ser as ofertas e os sacrifícios que seriam trazidos pelo povo até o altar do Senhor. Na obediência e santidade, Deus estaria presente no meio do povo de Israel ( Dt 14:2)

3.2. Revelar o pecado no homem A lei veio revelar o que há no interior do homem. Muitos pecados são disfarçados aos olhos humanos, mas não diante Daquele que conhece a totalidade do ser humano.

3.3. Mostrar a incapacidade do homem de cumprir a lei O homem não pode controlar-se a si mesmo e, assim, torna-se escravo do pecado. Paulo demonstra toda a capacidade e fragilidade do homem diante da lei ( Rm 7:18). Saber o que é correto, mas ser incapaz de realizar; triste sina.

A lei não pode conceder ao homem uma vida justa, pois ela só é útil para aquele que nunca pecou e para quem pecou ela não tem nenhuma solução. Porém, Jesus Cristo, vindo a este mundo, cumpriu a lei e nos trouxe a Sua graça, pela qual todo homem que a aceita é justificado diante de Deus. Conclusão O Senhor Jesus foi o único que cumpriu toda a lei, os preceitos morais, cerimoniais e civis.

Próxima Lição Lição 2 -  O Sacrifício da Expiação

Fonte Revista Betel Dominical Adultos 1º Trimestre de 2018 Editora BETEL Slide disponível em ebd-betel.blogspot.com.br

Deus Abençoe !