Quando estou com os fracos, também me torno fraco, pois quero levar os fracos a Cristo. Sim, tento encontrar algum ponto em comum com todos, fazendo todo o possível para salvar alguns. (1 Co 9:22 – NVT) Texto base
Como veremos neste estudo, o modo de sermos culturalmente relevantes em nossas cidades frente a esse cenário desafiador, considera seriamente a questão da contextualização . Introdução
I. Aprofundando o tema
1. Contextualização 2. Relevância 3. Integridade
01. Com base na introdução e nos desafios urbanos apontados no texto responda: como a igreja pode se preparar para cumprir sua missão nas cidades? 02. Explique o conceito de contextualização a partir do exemplo de Jesus Cristo e de Paulo. O que envolve a contextualização? Baseie-se no item 1 e nos textos bíblicos ali citados, dentre os quais Jo 1:14; 1 Co 1:22-24; 9:20-22. 03. Leia o item 2 e responda: De que maneira a relevância cultural contribui para a missão da igreja? Quais elementos do mundo contemporâneo podem ser utilizados como pontes para comunicar o evangelho hoje? Comente o exemplo de Paulo neste sentido. 04. Com base no item 4 responda: Quais são os riscos de uma contextualização sem fidelidade bíblica? Como a igreja pode evitá-los? Leia 2 Tm 3:16-17; Gl 1:6-9.
II. Aplicando o tema
1. Pratiquemos a contextualização com relevância! O evangelho continua o mesmo, mas sua apresentação pode mudar conforme o bairro, a geração ou o contexto social.
2. Pratiquemos a contextualização com fidelidade A igreja precisa contextualizar com limites bem definidos: não pode suavizar o evangelho para se tornar popular, nem usar métodos que contradigam seus valores.
III. Desafio missionário
Escolha uma ação concreta para praticar a contextualização com relevância e fidelidade em sua cidade. Pode ser escutar alguém com empatia, criar uma ponte com alguém de sua cidade ou revisar uma prática da igreja à luz do evangelho.
Precisamos do poder de Deus! Lição 13 Próximo estudo