EBD | 4° Trimestre De 2023 | CPAD Adultos | Tema: Até os Confins da Terra – Pregando o Evangelho a todos os Povos até a Volta de Cristo | Escola Bíblica Dominical | Lição 13 O Propósito de Missões
Slides elaborados por Celso Napoleon
Size: 828.31 KB
Language: pt
Added: Dec 15, 2023
Slides: 20 pages
Slide Content
24 de Dezembro de 2023 Lição 13 O Propósito de Missões
TEXTO ÁUREO “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho!” (1 Co 9.16)
VERDADE PRÁTICA Pregar o Evangelho a toda a criatura não é uma opção, mas uma imposição divina.
LEITURA DIÁRIA Segunda - Mt 28.18-20 Uma ordenança para pregar o Evangelho Terça - 1 Co 9.16 A pregação do Evangelho como o dever de cada crente Quarta - Mt 24.14 A vinda do Senhor Jesus tem a ver com a obediência da evangelização Quinta - Ec 9.10; 2 Co 5.10; Ap 22.12 A obra da evangelização é uma urgência no Reino de Deus Sexta - At 20.24 Prontos em cumprir com alegria a incumbência da evangelização Sábado - Mt 24.45-51; 25.14-30 Prestaremos contas do nosso trabalho de evangelização
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Apocalipse 5.9-14 9 - E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação; 10 - e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. 11 - E olhei e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões e milhares de milhares,
12 - que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. 13 - E ouvi a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. 14 - E os quatro animais diziam: Amém! E os vinte e quatro anciãos prostraram-se e adoraram ao que vive para todo o sempre.
INTRODUÇÃO O propósito da Igreja de Cristo neste mundo é o de proclamar a mensagem de salvação até Jesus voltar. Claramente, a Palavra de Deus nos mostra que a missão da Igreja envolve um propósito global, ou seja, a missão de pregar o Evangelho a cada criatura. Não importa a língua, a cultura ou o contexto econômico, cada pessoa deste mundo deve conhecer a respeito de Jesus e de sua mensagem de salvação. Esse é o assunto que estudaremos nesta semana. PALAVRA-CHAVE: Propósito
I – O ALVO DA OBRA MISSIONÁRIA 1. O fundamento da realidade salvífica . Numa leitura atenta do livro do Apocalipse é possível perceber o propósito de Deus de redimir a humanidade desde o livro de Gênesis. Por exemplo, em Apocalipse 5 há o relato de uma grande multidão de pessoas redimidas pelo sangue de Jesus: “Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação” ( Ap 5.9). Isso aqui é o resultado produzido pela obra de Cristo no Calvário. Nesse sentido, anunciar essa realidade salvífica para todo ser humano é o alvo sublime de nossa missão.
2. Um propósito global . Em Mateus 28.18-20, a palavra “toda” traz a mesma conotação de alcance em que encontramos em Apocalipse 5. Isso reitera o princípio universal de nossa missão. Nesse caso, pregar o Evangelho a todos os povos para resultar em conversão de milhões de pessoas de todas as etnias é o propósito glorioso de Deus para a sua Igreja. Essa noção de universalidade, ou totalidade, relacionada ao alcance do Evangelho, nos responsabiliza como parte integrante desse poderoso e grandioso projeto de Deus: a obra missionária (1 Co 9.16). Diante dessa assertiva, nosso dever básico é o de proclamar o Evangelho a todos os povos.
SINOPSE I O alvo da obra missionária é apresentar o plano de salvação a todo o pecador.
II – PREGAR O EVANGELHO: A RESPONSABILIDADE DE TODO CRISTÃO 1. Qual é a nossa disposição ? Como está a nossa disposição em levar o Evangelho a todo o mundo? Você sabia que a vinda do Senhor Jesus tem a ver com a execução dessa ordenança ( Mt 24.14)? À luz dessa grande urgência evangélica, o que temos feito em prol do Reino de Deus ( Ec 9.10; 2 Co 5.10; Ap 22.12 )? Temos formado obreiros suficientes para cumprir a Grande Comissão? E os jovens crentes? Eles enxergam a grande urgência deste trabalho ( Jo 4.35)? Estamos prontos a dar a vida por essa grande obra (At 20.24)?
Essas perguntas contribuem para atestarmos uma grande realidade, ou seja, se a igreja não atender ao apelo divino da Grande Comissão, se houver omissão por parte de seus líderes, e se os crentes não se dispuserem a ir ao campo, e se o mundo não receber o Evangelho nesta dispensação da Graça, haverá um duro juízo contra os negligentes ( Mt 24.45-51; 25.14-30 ). [...] Se a igreja não atender ao apelo divino da Grande Comissão, se houver omissão por parte de seus líderes, e se os crentes não se dispuserem a ir ao campo, e se o mundo não receber o Evangelho nesta dispensação da Graça, haverá um duro juízo contra os negligentes.”
2. “Pois me é imposta essa obrigação ”. O apóstolo Paulo via a responsabilidade de pregar o Evangelho como uma obrigação imposta a ele (1 Co 9.16 ). A expressão “ai de mim se não pregar o evangelho” tem dois sentidos claros : 1 ) a obrigação ; 2 ) a punição . O apóstolo estava consciente de que pregar o Evangelho é uma obrigação que inside privilégio, pois é a partir do que Cristo fez por nós. Nesse sentido, é um ato de obediência a Deus. Contudo, essa obrigação também leva em conta a punição em relação à recusa sistemática dessa obrigação imposta ao apóstolo. Ora, pregar o Evangelho não é uma opção para o cristão, mas uma imposição divina.
SINOPSE II Pregar o Evangelho é a obrigação de cada crente.
CONCLUSÃO Há um propósito divino quanto a proclamar a mensagem de salvação ao pecador. Não podemos, então, desviar um milímetro desse santo propósito. De fato, evangelizar não é uma opção. Pelo contrário, é uma imposição divina como resultado do que o Senhor Jesus fez em nossas vidas por intermédio do Espírito Santo. Portanto, preguemos a boa notícia para todo o pecador e em qualquer lugar em que ele se encontrar. Esse é o mais nobre e sublime propósito da Igreja de Cristo.
REVISANDO O CONTEÚDO 1. O que é possível perceber numa leitura atenta no livro de Apocalipse? Numa leitura atenta do livro do Apocalipse é possível perceber o propósito de Deus em redimir a humanidade desde o livro de Gênesis. 2 . Qual é o alvo sublime de nossa missão? Anunciar a realidade salvífica para todo ser humano é o alvo sublime de nossa missão.
3. Segundo a lição, qual é o propósito glorioso de Deus para a sua Igreja? Pregar o Evangelho a todos os povos para resultar em conversão de milhões de pessoas de todas as etnias é o propósito glorioso de Deus para a sua Igreja. 4 . Qual é a sua disposição em levar o Evangelho ao pecador? Resposta pessoal. 5 . Quais são os dois sentidos da expressão “ai de mim se não pregar o evangelho”? A expressão “ai de mim se não pregar o evangelho” tem dois sentidos claros: 1 ) a obrigação; 2) a punição.
REFERÊNCIAS CPAD . Até os Confins da Terra: pregando o Evangelho a todos os povos até a Volta de Cristo . Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), 2023. (Lições Bíblicas, Adultos CPAD). SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL (org.). Bíblia De Estudo Plenitude Revista E Atualizada . Barueri, SP: SBB, 2005.
EBD | 4° Trimestre De 2023 | CPAD Adultos | Tema: Até os Confins da Terra – Pregando o Evangelho a todos os Povos até a Volta de Cristo | Escola Bíblica Dominical | Lição 13 O Propósito de Missões Slides elaborados por Celso Napoleon
LIÇÕES: 1 . A Grande Comissão: Um Enfoque Etnocêntrico 2 . Missões Transculturais: À sua Origem na Natureza de Deus 3 . Missões Transculturais no Antigo Testamento 4 . Missões Transculturais no Novo Testamento 5 . Uma Perspectiva Pentecostal de Missões 6 . Orando, Contribuindo e Fazendo Missões 7 . A Responsabilidade da Igreja com os Missionários 8 . Missionários Fazedores de Tendas 9 . A Igreja e o Sustento Missionário 10 . O Desafio da Janela 10/40 11 . Missões e a Igreja Perseguida 12 . O Modelo de Missões da Igreja de Antioquia 13 . O Propósito de Missões 14 . Missões e a Volta do Senhor Jesus