LIBRAS AULA 1: Apresentação da disciplina

12,384 views 18 slides Mar 03, 2019
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

LIBRAS AULA 1: Apresentação da disciplina


Slide Content

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Profa. Me. Míriam Navarro de Castro Nunes

EMENTA Estudo das teorias sobre educação de surdos, cultura surda, linguística da língua brasileira de sinais e ensino da língua portuguesa como segunda língua para surdos. Discussão de temas relevantes para o exercício da função do professor em diferentes instituições de ensino na promoção da educação inclusiva do aluno surdo.

OBJETIVOS GERAIS Compreender princípios teóricos - metodológicos relacionados a educação de surdos no ensino regular e na escola bilíngue ao ensino conceitos e práticas relacionados à educação da pessoa surda. Conhecer as idiossincrasias da comunidade e da cultura surda contribuindo para a inclusão social e educacional do surdo. Analisar de forma reflexiva as mudanças que ocorrem nas instituições e na sociedade a partir da inclusão da LIBRAS na educação dos surdos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I: História da educação dos surdos UNIDADE II: Cultura surda UNIDADE III: Linguística da língua brasileira de sinais

AVALIAÇÃO NP1 = 24/09 a 02/10 NP2 = 14/11 a 24/11

BIBLIOGRAFIA Em breve no grupo do Facebook !

MÚSICA AQUARELA EM LIBRAS https://youtu.be/WhZU2y6CE6k

QUEM SÃO OS SURDOS? Ser surdo NÃO é apenas “não ouvir”. É aprender/significar a si e ao mundo através da VISÃO. Os membros de uma cultura usam a LÍNGUA para produzirem significado. A pessoa surda o faz em LÍNGUA DE SINAIS.

SURDO X DEFICIENTE AUDITIVO SURDO: Identidade sócio-política-cultural, pessoa que possui perda auditiva e utiliza a LÍNGUA DE SINAIS para se comunicar. DEFICIENTE AUDITIVO: pessoa com perda auditiva que não utiliza a LÍNGUA DE SINAIS. Sua forma de comunicação é oral (condicionada ao uso de prótese auditiva).

Os surdos têm como PRIMEIRA LÍNGUA a LÍNGUA DE SINAIS e como SEGUNDA LÍNGUA a língua oficial de seu país. BRASIL: 1ª LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 2ª LÍNGUA PORTUGUESA

ERRO COMUM Não é correto dizer que alguém é SURDO-MUDO. O aparelho fonador do surdo é exatamente igual ao dos ouvintes. Em geral, a pessoa que não ouve também não fala porque é impossível reproduzir sons que ela não conhece.

ACESSIBILIDADE A acessibilidade é um direito, não um privilégio ANTES: Significava a eliminação de barreiras arquitetônicas. HOJE: Significa equiparação de oportunidades. 1981: Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência (ONU). Acessibilidade é um direito humano pois: promove a inclusão social. torna a sociedade um lugar viável para a convivência entre pessoas de todos os tipos e condições.

CONCEITOS E CONCEPÇÕES DESENHO UNIVERSAL: tudo deve ser utilizado por todos, o maior tempo possível, sem necessidade de adaptação. VIDA INDEPENDENTE: autonomia, poder de decisão. MODELO MÉDICO (período entre guerras): o problema estava no indivíduo portanto ele deveria se adaptar à sociedade por meio de reabilitação. MODELO SOCIAL: a sociedade deve se adaptar ao indivíduo, eliminando barreiras como o preconceito, a discriminação e ambientes inacessíveis. SOCIEDADE ACESSÍVEL: garante qualidade de vida para todos.

O QUE É LIBRAS? LEI 10436/2002: Reconhece a LIBRAS como língua. DECRETO 5626/2005: Regulamenta a LIBRAS, estabelece orientações, recomendações e obrigações.

LIBRAS Possui estrutura gramatical própria. Não é a Língua Portuguesa sinalizada. Não é universal, cada país possui a sua Língua de Sinais (EUA-LSA; FRANÇA-LSF etc.) Sua modalidade é “viso-espacial”/”gesto-visual”, diferente da “oral-auditiva”. É uma língua natural. Não é somente alfabeto, para cada coisa existe um sinal. O alfabeto é usado na soletração de nomes próprios ou palavras que não possuem um sinal.

INTERAÇÃO COM O SURDO Se não souber LIBRAS... Falar de maneira clara com velocidade normal, sem exageros. Usar tom de voz normal – NÃO GRITAR. Falar de frente com a pessoa. Preferir locais iluminados. Ser expressivo, usar gestos. Manter contato visual. Dirigir-se ao surdo e não ao intérprete. Aprenda LIBRAS!

COMO APRENDER LIBRAS SEM GASTAR Aulas no YouTube https://bit.ly/2nlBZ8P Cursos Online https://bit.ly/2vToX6q Dicionário Interativo https://bit.ly/2KET5rz Aplicativos https://bit.ly/2KE6pMD

REFLEXÃO https://bit.ly/2Mxc5dg