LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Profa. Me. Míriam Navarro de Castro Nunes
EMENTA Estudo das teorias sobre educação de surdos, cultura surda, linguística da língua brasileira de sinais e ensino da língua portuguesa como segunda língua para surdos. Discussão de temas relevantes para o exercício da função do professor em diferentes instituições de ensino na promoção da educação inclusiva do aluno surdo.
OBJETIVOS GERAIS Compreender princípios teóricos - metodológicos relacionados a educação de surdos no ensino regular e na escola bilíngue ao ensino conceitos e práticas relacionados à educação da pessoa surda. Conhecer as idiossincrasias da comunidade e da cultura surda contribuindo para a inclusão social e educacional do surdo. Analisar de forma reflexiva as mudanças que ocorrem nas instituições e na sociedade a partir da inclusão da LIBRAS na educação dos surdos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I: História da educação dos surdos UNIDADE II: Cultura surda UNIDADE III: Linguística da língua brasileira de sinais
AVALIAÇÃO NP1 = 24/09 a 02/10 NP2 = 14/11 a 24/11
BIBLIOGRAFIA Em breve no grupo do Facebook !
MÚSICA AQUARELA EM LIBRAS https://youtu.be/WhZU2y6CE6k
QUEM SÃO OS SURDOS? Ser surdo NÃO é apenas “não ouvir”. É aprender/significar a si e ao mundo através da VISÃO. Os membros de uma cultura usam a LÍNGUA para produzirem significado. A pessoa surda o faz em LÍNGUA DE SINAIS.
SURDO X DEFICIENTE AUDITIVO SURDO: Identidade sócio-política-cultural, pessoa que possui perda auditiva e utiliza a LÍNGUA DE SINAIS para se comunicar. DEFICIENTE AUDITIVO: pessoa com perda auditiva que não utiliza a LÍNGUA DE SINAIS. Sua forma de comunicação é oral (condicionada ao uso de prótese auditiva).
Os surdos têm como PRIMEIRA LÍNGUA a LÍNGUA DE SINAIS e como SEGUNDA LÍNGUA a língua oficial de seu país. BRASIL: 1ª LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 2ª LÍNGUA PORTUGUESA
ERRO COMUM Não é correto dizer que alguém é SURDO-MUDO. O aparelho fonador do surdo é exatamente igual ao dos ouvintes. Em geral, a pessoa que não ouve também não fala porque é impossível reproduzir sons que ela não conhece.
ACESSIBILIDADE A acessibilidade é um direito, não um privilégio ANTES: Significava a eliminação de barreiras arquitetônicas. HOJE: Significa equiparação de oportunidades. 1981: Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência (ONU). Acessibilidade é um direito humano pois: promove a inclusão social. torna a sociedade um lugar viável para a convivência entre pessoas de todos os tipos e condições.
CONCEITOS E CONCEPÇÕES DESENHO UNIVERSAL: tudo deve ser utilizado por todos, o maior tempo possível, sem necessidade de adaptação. VIDA INDEPENDENTE: autonomia, poder de decisão. MODELO MÉDICO (período entre guerras): o problema estava no indivíduo portanto ele deveria se adaptar à sociedade por meio de reabilitação. MODELO SOCIAL: a sociedade deve se adaptar ao indivíduo, eliminando barreiras como o preconceito, a discriminação e ambientes inacessíveis. SOCIEDADE ACESSÍVEL: garante qualidade de vida para todos.
O QUE É LIBRAS? LEI 10436/2002: Reconhece a LIBRAS como língua. DECRETO 5626/2005: Regulamenta a LIBRAS, estabelece orientações, recomendações e obrigações.
LIBRAS Possui estrutura gramatical própria. Não é a Língua Portuguesa sinalizada. Não é universal, cada país possui a sua Língua de Sinais (EUA-LSA; FRANÇA-LSF etc.) Sua modalidade é “viso-espacial”/”gesto-visual”, diferente da “oral-auditiva”. É uma língua natural. Não é somente alfabeto, para cada coisa existe um sinal. O alfabeto é usado na soletração de nomes próprios ou palavras que não possuem um sinal.
INTERAÇÃO COM O SURDO Se não souber LIBRAS... Falar de maneira clara com velocidade normal, sem exageros. Usar tom de voz normal – NÃO GRITAR. Falar de frente com a pessoa. Preferir locais iluminados. Ser expressivo, usar gestos. Manter contato visual. Dirigir-se ao surdo e não ao intérprete. Aprenda LIBRAS!
COMO APRENDER LIBRAS SEM GASTAR Aulas no YouTube https://bit.ly/2nlBZ8P Cursos Online https://bit.ly/2vToX6q Dicionário Interativo https://bit.ly/2KET5rz Aplicativos https://bit.ly/2KE6pMD