SniaMargaridaRibeiro
429 views
18 slides
Dec 08, 2018
Slide 1 of 18
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
About This Presentation
PARA O ENSINO MÉDIO
Size: 416.93 KB
Language: pt
Added: Dec 08, 2018
Slides: 18 pages
Slide Content
LITERATURA HUMANISMO E CLASSISSISMO 1º ano K, M e L Profa. Sônia
O HUMANISMO O ser humano como medida Humanismo - Relaciona-se ao conceito de antropocentrismo (“ antropo ”: radical grego que significa “homem”, “ser humano”). O ser humano no centro de interesse e reflexão . Antropocentrismo X Teocentrismo. (livro, p. 68)
O HUMANISMO 1-O contexto histórico (livro, p.72 a-75) Ao longo do séc. XV e início do XVI; Houve transformações profundas na estrutura da sociedade; As cidades passam a substituir os feudos; Surge uma nova classe: A burguesia ( primórdios do capitalismo): questionadora da estrutura fixa da sociedade em clero, nobreza e plebe e do poder da igreja.
O HUMANISMO 2- O Contexto Cultural: v alorização da cultura clássica, invenção da imprensa, por Gutenberg em 1456 ( p. 72 e 73). 3- Contexto Literário : retomada da literatura em seus três gêneros clássicos - o lírico , o épico e o dramático. 3.1 O Sistema literário a) Poesia Palaciana (p.73). Trabalha com 3 tipos de formas poéticas predominantes: a esparsa , a cantiga (mote e glosa) e o vilancete . b) O teatro laico popular (p. 73). Surge Gil Vicente,em Portugal, o maior exemplo dessa nova dramaturgia em toda a Europa. 3.2 O papel da tradição : boa parte da poesia palaciana , mantém, ainda, profundas relações formais e temáticas com as cantigas trovadorescas, porém, sem acompanhamento musical. O interesse é pela sonoridade da linguagem, com o uso de: Rimas e metros regulares = redondilha menor e redondilha maior
HUMANISMO – Produção literária Pontos principais 1 Descolamento da poesia do acompanhamento musical. Abarca também o texto historiográfico e o teatral. Autores humanistas importantes em Portugal Poesia : Garcia de Resende Historiografia : Fernão Lopes Teatro : Gil Vicente ( Historiografia - do grego Ιστοριογράφος , de Ιστορί α, "História" e -γράφος, da raiz de γράφειν, "escrever": "o que escreve, ou descreve, a História. Designa não apenas o registro escrito da História, a memória estabelecida pela própria humanidade através da escrita do seu próprio passado, mas também a ciência da História)
HUMANISMO – Pontos Principais 2 A investigação da natureza confronta verdades religiosas. A arte e cultura migram dos conventos para o meio social. Os gêneros clássicos são recuperados. A invenção da imprensa contribui para a difusão cultural.
ATIVIDADE 1 Leitura e análise de um Soneto de Francesco Petrarca ( 1304 -1374), o pai do Humanismo. Ele criou a expressão “ Idade das Trevas”, associada à Idade Média. Foi um dos primeiros a revalorizar a cultura clássica greco-romana. Além de poeta, era também filósofo. Sua obra se tornou modelo para outros escritores ( Ler o hipertexto, p.70 e Vale Saber . Análise do quadro O casamento dos Arnolfini ( 1434), de Jan Van Eyck , um dos mais importantes pintores do séc. XV na Europa.
ATENÇÃO De modo geral, a literatura humanista se desvincula das doutrinas da Igreja e passa a abordar temas ligados a experiências do ser humano: O amor sensual: na poesia (exemplos, p.74 e 75) A história das sociedades: na prosa historiográfica; A crítica de costumes: no teatro. Vamos ler o texto: O que você pensa disto? ( Livro, p.75)
O HUMANISMO EM PORTUGAL 1- O CONTEXTO DE PRODUÇÃO ( Livro, p. 76-83) O reinado de D. João I: a disnastia de Avis: Fortalece o poder do rei R estringe a influência da I greja católica Promove a educação laica Estimula o saber científico ( especialmente nas áreas náuticas e cartográficas) Início das grandes navegações ( aventura ultramarina, iniciada em 1415), com a tomada da cidade marroquina de Celta. (Ilha da Madeira, 1418, e das Canárias, 1432). 1.1 TENDÊNCIAS DA LITERATURA HUMANISTA EM PORTUGAL Renovação da literatura portuguesa Poesia palaciana - Poesia feita nos palácios da corte( sem acompanhamento musical e reunidas no Cancioneiro Geral) Historiografia - Fernão Lopes : responsável pelo início do Humanismo em Portugal (surgimento da historiografia em Portugal) Teatro - Gil Vicente – Nasce o tetro Português. Reinvenção da dramaturgia ( coloca o indivíduo comum no centro de sua arte). (Livro, p.76 a 83)
Autores que marcaram a história da literatura humanista em Portugal 1. Fernão Lopes (na prosa historiográfica): é considerado o responsável pelo início do Humanismo na literatura em Portugal e o primeiro historiador em Língua Portuguesa. Cronista habilidoso, ele contribuiu não só para o aprimoramento do texto historiográfico, mas também ajudou a definir uma identidade para Portugal. 2. Gil Vicente ( no teatro): é tido como o maior gênio, até os dias de hoje, como um dos maiores gênios da dramaturgia de todos os tempos. Suas obras foram traduzidas para diversas línguas. É encenado e estudado em vários países. Além de reinventar a dramaturgia, até então inexistente em Portugal: coloca o indivíduo comum no centro de sua arte e critica Critica as bases sobre as quais a sociedade estava assentada (Leitura das pp. 78 e 80) Fernão Lopes – O registro da participação popular Gil Vicente – A realidade social aliada ao riso.
CLASSICISMO A arte do Renascimento Davi ( Michelângelo . Séc.XVI )
CLASSICISMO – O PESO DA TRADIÇÃO Principal característica : a recuperação de temas e formas originários da cultura greco-romana Outras características importantes Continuidade do Humanismo; Manifestação cultural do período do Renascimento; Aprofundamento da perspectiva antropocêntrica (centrada no ser humano). (livro, p.88).
CLASSICISMO : O CONTEXTO DE PRODUÇÃO As circunstâncias iniciadas no Humanismo se acentuam. Proliferação e fortalecimento das cidades. Ascenção econômica de uma burguesia mercantil. Desenvolvimento das ciências e das Grandes Navegações. (livro, p. 90)
CLASSICISMO : O CONTEXTO HISTÓRICO O crescimento das atividades comerciais, embora ainda inexpressivo. As cidades ainda não produziam o que consumiam, daí o aumento do fluxo comercial, tarefa executada com eficiência pela burguesia mercantil estabelecida nas cidades. O surgimento da moeda = objeto de troca. A divisão social do trabalho manifestava-se nas diversas corporações de ofícios artesanais , de forma organizada. Necessidade de encontrar novos fornecedores de produtos para atender às crescentes populações das cidades impulsionou as Grandes Navegações. (Livro, p.90)
CLASSICISMO: O CONTEXTO CULTURAL O Classicismo fez parte de um movimento cultural de grande alcance: O RENASCIMENTO, por meio do qual se recuperou a produção cultural da Antiguidade greco-romana. Perspectiva antropocêntrica ,( HOMEM) em substituição da concepção teocêntrica (DEUS). Itália : o grande centro do Renascimento, especificamente a cidade de Florença. Outras cidades italianas foram: Urbino , Milão e Roma: criaram obras inovadoras de pintura, arquitetura e escultura.
PINTURA: Temas de circulação de circulação social (livro, p.91) Rafael – A Sagrada família de Francisco l. Leonardo da Vinci - Retrato de Ginevra de’Benci , Retrato de Lisa del Giacondo (Mona Lisa). Perspectiva - Técnica utilizada nas pinturas. (p. 91)
O SISTEMA LITERÁRIO DO CLASSICISMO Crônicas de viagem; Poesia épica – Odisséia (Homero), Eneida (Virgílio) Poesia lírica – Dolce stil nuovo (doce estilo novo), Dante Alighieri.
O Classicismo em P ortugal O contexto de produção ( Livro, p. 96, 97). A poesia épic a; A poesia lírica. Destaques: Sá de Miranda e Luís de Camões. (Livro, pp. 98 -105)