Introdução Lucíola é um romance de José de Alencar em que o homem e mulher se confrontam num plano de igualdade, dotados de peso específicos e capazes dum amadurecimento interior. Ambientado no Rio de Janeiro, o romance é narrado em 1ª pessoa. A partir de Lucíola José de Alencar inicia a sua série de "Perfis de Mulher“.
Autor José de Alencar, nasceu 1 de maio de 1829 em Fortaleza-Ceara . Fundador do romance de temática nacional. Escritor e Político, foi Ministro da Justiça. Principais Obras:
Enredo A história é o romance vivido entre Paulo e Lúcia que se passa no Rio de Janeiro, em uma época em que a sociedade tinha extrema importância. Paulo um jovem romântico, recém chegado ao Rio de janeiro. Lúcia a mais bela das cortesãs, de vida sofrida, mas alma inocente.
Personagens Lúcia/Maria da Glória; Paulo; Sá; Ana; Laura e Nina; Cunha, Couto; Rochinha; Jesuína; Jacinto.
Tempo e Espaço Tempo Cronológico, Passa-se na metade do século XIX no ano de 1855 A história ocorre no Rio de Janeiro, que na época era a capital do Império (Segundo Reinado ).
Objetivo O livro constitui uma crítica à sociedade, devido ao constante julgamento da relação entre os protagonistas. O amor escondido atrás de uma bela amizade. A "máscara" que Lúcia usava com Paulo , que era o ingênuo sentimento de "não te amo", cai.
Conclusão Publicado em 1862, é um romance de amor bem ao sabor do Romantismo, porém possui traços do estilo Realista. O livro Passa uma crítica a sociedade e mostra o amor escondido atrás de uma amizade. Paulo sem perceber se apaixona pela cortesã Lúcia, mas se sente ofendido pela sociedade julgar tal relacionamento.