Economia do México O México é a décima terceira maior economia do globo. O processo de reformas estruturais e a liberalização do comércio contribuíram de forma decisiva para a rápida transformação da economia mexicana na última década. Apesar da crise financeira de 1994-1995, o México exibiu um crescimento médio acima dos 3% durante esse período, o que contrasta com a estagnação virtual da economia durante os anos 80. Pela primeira vez na história do México, nenhum partido político tem uma maioria absoluta no Congresso Nacional, o que tem implicado uma relativa paralisia do setor legislativo e impedido a realização das reformas consideradas necessárias para o país poder concorrer num mercado cada vez mais aberto e competitivo.
Turismo no México Há várias coisas interessantes para turismo no México. Pirâmides e templos antigos, grandes megalópoles e resorts tropicais. Um dos pontos turísticos obrigatórios são as pirâmides de Teotihuacan e Chichen Itza . Teotihuacan fica a 50km ao norte da Cidade do México e é possível observar pinturas místicas como figuras de deuses, seres noturnos entre outros. As ruínas de Chichen Itza ficam entre Cancun e Merida , onde habitavam as tribos Mayas . Se você se cansar de ver ruínas e estradas empoeiradas, você pode desfrutar de resorts como Cancun, Puerto Vallarta ou Acapulco.
Principais cidades para turismo no México A viagem ao México pode começar na sua capital, a Cidade do México, indícios de civilizações antigas estão presentes na cidade. Cancun é um dos pontos turísticos mais populares do México, Cancun é famosa por suas belas praias que contornam toda a cidade. Um dos pontos turísticos mais excitantes do mundo, Acapulco é famosa por sua vida noturna, belas praias, inúmeros esportes aquáticos, hotéis e restaurantes de primeira linha e a maravilhosa Baía de Acapulco. A melhor época para curtir um turismo no México é entre Outubro até Maio.
Comidas típicas do México A culinária mexicana, em termos de variedade de sabores e texturas, é uma das mais ricas do mundo, embora seja por vezes caracterizada por algumas pessoas como gordurosa e condimentada. É uma culinária rica em proteínas, vitaminas e minerais. Algumas comidas típicas do México incluem: Chicharrón - Pele de porco frita. Muito crocante e, se bem preparada, ligeiramente oleosa. Enchiladas - Tortillas macias recheadas de frango ou carne e cobertas com molho verde, vermelho ou mole. Algumas podem ter queijo derretido. Tacos - Tortillas recheadas com carne, frango desfiado, carnitas (carne de porco frito desfiado), língua, cabeza (carne do crânio da vaca). Tamales - Massa de milho com carne ou recheios vegetais. Quesadillas - Queijo ou outros ingredientes grelhados entre tortilhas. Carnitas - Carne de porco frito.
Dança e Música As canções e danças folclóricas, características das diferentes regiões do país, são acompanhadas de diversos tipos de conjuntos musicais onde o principal instrumento é a guitarra. . O corrido, uma balada folclórica narrada em rimas de quatro versos, derivada da romanza espanhola, é provavelmente a maior contribuição mexicana à música folclórica da América. A dança mexicana é um conjunto de coreografias típicas de várias regiões do país. São danças muito ricas em melodia, ritmos e movimentos que podem ser acompanhadas não só por instrumentos mas também por canto. Na região de Veracruz a dança típica é " la bamba".
Grupos étnicos A maior parte dos habitantes da Cidade do México é de mestizos (gente com descendência mista de europeu e indígena) e criollos (descendentes de Europeus) Como em todo México, o idioma dominante no Distrito Federal é o espanhol. Este é falado pela imensa maioria dos habitantes da capital. A grande diversidade étnica no Distrito Federal deriva numa grande diversidade linguística. Praticamente todas as línguas indígenas do México são faladas na cidade do México, no entanto, as majoritárias são o náhuatl, o otomí, o mixteco, o zapoteco e o idioma mazahua. Como segunda língua, é quase seguro que o inglês seja a mais estendida.
Línguas indígenas mais usadas no México Línguas Falantes Náhuatl 37.450 Otomí 17.083 Mixteco 16.268 Zapoteco 14.117 Mazahua 9.631
Religiões A maior parte dos mexicanos professa a religião católica. Pelo menos foram batizados como tais, ainda que a efeito da pergunta expressa de qual é a religião que praticam, muitos dizem que são crentes, isto significa que se consideram adeptos ao catolicismo, mas não são praticantes regulares. O número de católicos no Distrito Federal foi reduzido em números significativos. Enquanto na década de 1960, mais de 90% da população do Distrito Federal professava essa religião, no início do século XXI, a proporção caiu para 80%. A população que não professa religião nenhuma ou seguem as religiões judaico-cristãs e evangélicas tem crescido. Destas últimas, o primeiro lugar no ano 2000, corresponde às Testemunhas de Jeová.
México
La cucaracha La cucaracha , la cucaracha Ya no puede caminar Porque le falta Porque no tiene La patica principal La cucaracha , la cucaracha Ya no puede caminar Porque le falta Porque no tiene La patica principal La cucaracha contenta Tiene ganas sin parar Aunque le falta una pata Nunca deja de bailar La cucaracha contenta Tiene ganas sin parar Aunque le falta una pata Nunca deja de bailar La cucaracha , la cucaracha Ya no puede caminar Porque le falta Porque no tiene La patica principal La cucaracha , la cucaracha Ya no puede caminar Porque le falta Porque no tiene La patica principal