Masculinidade: Uma abordagem da masculinidade

SamuelTeixeira69 12 views 9 slides Oct 29, 2025
Slide 1
Slide 1 of 9
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9

About This Presentation

Uma reflexão sobre a masculinidade bíblica


Slide Content

Masculinidade Bíblica O chamado de Deus para a masculinidade

O que é ser um homem? ISSO?? ISSO??

A “masculinidade” mundana “Homens se comportando como meninos para sempre, servindo a si mesmos em nome da autodescoberta” (PHILLIPS, 2010. p. 27) Carnalidade (Gálatas 5.19-21) O problema da “masculinidade tóxica” e da “falta de masculinidade”

A verdadeira masculinidade Quem somos? (Gênesis 2.7) Espiritualidade (Gálatas 5.22-24) Obrigações (Gênesis 2.15) Cultivar: Trabalhar para fazer com que as coisas cresçam (Nutrir, cultivar, cuidar, construir, orientar e governar); Guardar: Proteger e sustentar o progresso já alcançado (defender, proteger, vigiar, cuidar e manter).

Provisão A provisão é intimamente relacionada com o trabalho/preparação Homens que se recusam a trabalhar são, no final das contas, homens que se recusam a serem homens de verdade Haverá trabalho no céu (Apocalipse 22:3) Havia trabalho antes da queda (Gênesis 2:15) O trabalho é uma benção, mas agora ele dói (Gênesis 3:17) “O trabalho dignifica o homem”

Proteção Deus criou homens e mulheres com diferenças biológicas e, normalmente, homens são mais fortes fisicamente do que mulheres; No quesito força, o homem apresenta vantagens em virtude da produção maior de testosterona, que causa um aumento maior na musculatura; Estudos apontam que o soco de um homem é quase 90% mais forte do que o soco de uma mulher.

Proteção Quando a bíblia fala em Deuteronômio sobre o estupro, fala negativamente a respeito da mulher não ter quem a proteja. (Deuteronômio 22:27) A proteção física faz parte do significado de ser homem; A escritura diz que a mulher é mais frágil (1Pedro 3.7), essa fragilidade deve ser protegida fisicamente pelo homem; O homem não foi chamado somente para trabalhar no Éden, mas para guardá-lo também; Devemos vigiar e guardar tudo que o Senhor colocou aos nossos cuidados (Tanto coisas como pessoas).

Sacrifício A verdadeira masculinidade está em se sacrificar, em negar a sua própria vontade (Lucas 9.23) Aquele que quer ser um homem de verdade (líder) tem que se entregar, tem que ser servo (Marcos 9.35); Um homem de verdade é aquele que, como Jesus, se sacrifica para o bem estar do outro, para o bem de sua família (Efésios 5:25 );

A masculinidade está em Cristo “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25) A verdadeira masculinidade é liderar como Cristo liderou, mas também servir como Cristo serviu; “A verdadeira humildade não é pensar menos de si, mas pensar menos em si” - Timothy Keller A verdadeira masculinidade não é pensar mais ou menos de si, mas pensar menos em si e mais nos outros.
Tags