Mergulhe no Estudo do Evangelho Segundo Mateus.pptx
AngelSalmosBelm
0 views
7 slides
Oct 14, 2025
Slide 1 of 7
1
2
3
4
5
6
7
About This Presentation
Estudo do Evangelho segundo Mateus.
Aqui você encontra a primeira parte do estudo do Evangelho segundo Mateus.
Size: 482.08 KB
Language: pt
Added: Oct 14, 2025
Slides: 7 pages
Slide Content
Evangelho Segundo Mateus “Indo adiante, viu Jesus um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me’. Este, levantando-se, o seguiu”. (Mt 9,9)
Evangelho e "Evangelhos " Dei verbum ( nn . 18-19), os evangelhos constituem-se no principal testemunho sobre a doutrina de Jesus Cristo, transmitem fielmente aquilo que Jesus, ao viver entre os homens, fez e ensinou para nossa salvação. Há nos evangelhos uma fidelidade ao pensamento do Salvador.
Os fatos salvíficos da morte e ressurreição ; A boa noticia proclamada oralmente, proclamação da salvação; A intervenção definitiva de Deus em benefício de seu povo; Configuram-se como testemunho, atualização, diálogo, catequese.
Formação dos Evangelhos "Jesus da história" e o "Cristo da fé“; Os Padres da Igreja; História Eclesiástica; Santo Irineu; As comunidades dos Padres da Igreja; A tradição de uma comunidade que o acompanha;
“Escola liberal“ Jesus é apenas um pregador de religião e de moral; “Escola escatológica" Jesus o pregoeiro de uma iminente vinda do reino de Deus e vencedor do mal “A história das formas" O interesse dos evangelhos é proclamar o querigma iluminando a historia de Jesus
História da redação O papel do evangelista sobre o material recebido da tradição; No trabalho redacional temos três estágios: Jesus, comunidade, evangelista; Os Apóstolos transmitiram/acontecimentos gloriosos de Cristo ; As coisas que Ele tinha dito e feito; Os autores sagrados .
Análise redacional do evangelho de Mateus R econhece no conceito do "verdadeiro Israel" a ideia mestra do evangelista. Em seu evangelho encontra-se a influência de uma comunidade com características bem definidas, ou seja, de uma Igreja. Esta é o Israel verdadeiro, toda herança vetero -testamentária passa para a Igreja, uma comunidade de irmãos, todos filhos de Deus, discípulos de Jesus, comunidade que se propõe a viver a moral do Reino, uma vez que Israel rejeitou o Messias (cf. Mt 21,43 ).