Mito da fundação romana e Monarquia

jamersonalencar 19,765 views 8 slides Jun 10, 2016
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

Slide para serie do 1º ano do ensino médio


Slide Content

O mito da fundação de Roma

Diz a lenda que Roma foi fundada no ano 753 a. C. por Rómulo e Remo, filhos gémeos do deus Marte e da mortal Rea Sílvia. Ao nascer, os dois irmãos foram abandonados junto ao rio Tibre e salvos por uma loba, que os amamentou e os protegeu. Por fim, um pastor os recolheu e lhes deu os nomes de Rómulo e Remo. Depois de matar Remo numa discussão, Rómulo deu seu nome à cidade. A história, por sua vez, diz-nos que algumas tribos de origem sabina e latina estabeleceram um povoado no monte Capitolino, junto ao rio Tibre.

Os romanos explicavam a origem de sua cidade por meio de lendas que envolviam deuses e heróis. Na obra Eneida, o poeta romano Virgílio, conta que Enéias, um príncipe troiano, fugiu para a Península Itálica após a destruição da cidade de Tróia pelos gregos. Na região do Lácio, fundou a cidade de Lavínio . Mais tarde, seu filho Ascânio fundou a cidade de Alba Longa. Segundo a lenda, Enéias foi sucedido por doze reis, até que houve uma briga entre dois irmãos, Numitor e Amúlio que queriam ser os reis de Alba Longa. Amúlio venceu e mandou matar os filhos e os netos de Numitor . Os gêmeos, Rômulo e Remo, foram jogados em um cesto nas águas do rio Tibre. Os deuses protegeram os meninos, que foram amamentados por uma loba e depois criados e educados por um pastor de nome Fáustulo .

A Monarquia

Num período lendário, Roma foi governada por sete reis que tinham poder absoluto. O Senado, formado por chefes de família, era quem os aconselhava. Por volta de 575 a. C., os reis etruscos dominaram Roma e influenciaram decisivamente o início da civilização romana. Ditaram leis prudentes em favor do artesanato e do comércio, com os quais Roma adquiriu grande importância. Aos poucos, porém, esses reis deram lugar a outros monarcas, violentos e tirânicos, que desprezavam as opiniões do Senado.

Características principais da monarquia romana: - Escolha dos reis de acordo com suas virtudes; Governo vitalício; - O rei era considerado pelo povo como uma espécie de mediador dos deuses. Portanto, possuía autoridade religiosa; - O rei também era o chefe judicial, possuindo poderes absolutos sobre as leis; - Na monarquia romana havia também a Assembleia e a Cúria, porém com poucos poderes políticos em comparação aos poderes reais; - O monarca possuia poderes militares e também de escolher cargos públicos.

Os reis romanos da Antiguidade: - 753 a. C. - 716 a. C. - Rômulo (fundador de Roma junto com o irmão Remo) - 716 a. C. - 674 a. C. - Numa Pompilio - 674 a. C. - 642 a. C. - Túlio Hostilio - 642 a. C. - 617 a. C. - Anco Marcio - 617 a. C. - 579 a. C. - Lúcio Tarquinio Prisco - 579 a. C. - 535 a. C. - Servio Tulio - 535 a. C. - 509 a. C. - Tarquinio , o Soberbo

BIOGRAFIAS http://www.suapesquisa.com/imperioromano/monarquia_romana.htm http://www.prof2000.pt/users/secjeste/isarosete/Fundacao_Roma.htm IMAGNES: https://www.google.com.br/search?q=mitos+da+funda%C3%A7a%C3%B5+de+romana&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi1rdDs3Z3NAhUHUJAKHSsJAVEQ_AUICSgC&biw=1366&bih=635#tbm=isch&q=rei+romanos&imgrc=pgyamrtvvIY6fM%3A https://www.google.com.br/search?q=mitos+da+funda%C3%A7a%C3%B5+de+romana&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi1rdDs3Z3NAhUHUJAKHSsJAVEQ_AUICSgC&biw=1366&bih=635#imgrc=S0r_AkTKxJg1GM%3A