Modelo de apresentação de dissertação profissional 2.pptx

GeaneJosedaSilveira 3 views 36 slides Oct 25, 2025
Slide 1
Slide 1 of 36
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36

About This Presentation

MOdelo de apresentação de dissertação de mestrado profissional


Slide Content

PPPGE/UFT Defesa de Relatório de Pesquisa Aplicada Curso de Mestrado em Educação relatório: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFTO NO TRIÊNIO 2021- 2023 PRODUTO FINAL: Nota Técnica - Avaliação Acadêmica dos Cursos de Graduação do IFTO Idrlan Alves Batista Orientanda Dr. Damião Rocha PPPGE/UFT Orientador Presidente Banca Dra.Katia Cristina Custodio Ferreira Brito – PPPGE/UFT Avaliadora Interna Dra. Vânia Maria Passos PPPGE/UFT Co Orientadora Dra. Darlene Teixeira Castro PROFIAP/UFT - UNITINS Avaliadora Externa 11/11/2024 -14h - googlemeet

QUESTÃO NORTEADORA Como o IFTO tem implementado as recomendações do relatório da sua avaliação externa em relação à pesquisa acadêmica na instituição?

A PESQUISA Item I Memorial de Formação Item II Introdução Procedimentos metodológicos Cap. 1, 2, 3 e 4 Item III Considerações Finais Referências Produto final – Nota técnica

OBJETIVOS

Percurso da Pesquisa

METODOLOGIA Leituras importantes

METODOLOGIA Leitura e analise documental

Capítulo 1 - A Política de Avaliação Institucional da Educação Superior

Conceituação da avaliação institucional Conceitos destacados por Belloni (1996; 2000), Dias Sobrinho (1996; 2000), Coêlho (2000), Ristoff (2000),Ilza Sant’Anna (1995). A avaliação é instrumento indispensável ao aperfeiçoamento das atividades institucionais e, portanto, aos processos de tomada de decisão Ristoff (2000). a avaliação institucional em educação busca ser um “instrumento para o aprimoramento da gestão acadêmica e administrativa, tanto das instituições quanto dos sistemas educacionais, com vistas à melhoria da qualidade da educação e da sua relevância social” (BELLONI, 2000) . a avaliação institucional como sendo um processo sistemático e contínuo de análise do desempenho global das instituições, centrada nos processos e resultados das ações, no contexto social e histórico em que estão inseridas Belloni (1996) e Dias Sobrinho (2000).

Avaliação institucional e o Projeto Pedagógico Institucional Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), destaca-se a implementação de um sistema nacional de avaliação e coloca-se em evidência o projeto político pedagógico (PPP), institucionalizado em diversos níveis da legislação brasileira. Os projetos pedagógicos são norteadores de trabalho que indicam direções e garantem a unidade dos profissionais envolvidos com o mesmo. São balizadores das práticas pedagógicas, das ações docentes, discentes, dos dirigentes e dos gestores de cursos. O projeto pedagógico precisa estar articulado com processo de avaliação institucional, uma vez que ambos são permanentemente construído, avaliado e reconstruído, com a participação democrática da comunidade, em um processo dinâmico de ação e reflexão, que se refaz no tempo, objetivando-se e concretizando-se.

Marco legal da avaliação e regulação da educação superior no Brasil A avaliação no Sistema Educacional brasileiro acontece em razão do direito à educação que é garantido legalmente para todas as pessoas, sem qualquer distinção (CF 1988 , art. 205). Na LDB 9.394/1996 os incisos VIII e IX do artigo 9º, destacam a obrigatoriedade de realização de avaliações periódicas nas Instituições de Ensino Superior e de seus cursos. O decreto nº 2.026, de 10 de outubro de 1996, define a abrangência e os procedimentos para a avaliação de cursos e IES. Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 também trata de avaliações nas Instituições de Educação Superior e de seus cursos. Medida provisória nº 147, de 15 de dezembro de 2003, que institui o Sistema Nacional de Avaliação e Progresso do Ensino Superior, convertida e alterada pela Lei nº 10.861, de 15 de abril de 2004, que Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes.

Avaliação do Ensino Superior no Brasil: Implantação do Sinaes Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Comissão Especial de Avaliação da Educação Superior (CEA), em 2003. Formado por três componentes principais: a avaliação das instituições de Educação Superior; b) Avaliação dos cursos; c) Avaliação do desempenho dos estudantes (Enade).

Capítulo 2- A Pesquisa Acadêmica nos Cursos de Graduação do IFTO

A pesquisa nas proposições dos documentos oficiais Nacionais (LDB, CNE, Forpog ) LDB 9.394/96: trata sobre a pesquisa no art. 3º, 4º, 43 e 53. O documento elege a IES como ambiente por excelência da pesquisa, definindo regras institucionais quanto a finalidades, atribuições e formas de financiamento. CNE - Parecer CNE nº 776/97, de 3/12/1997: estabelece que as IES devem considerar na elaboração das propostas das diretrizes curriculares fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, dispondo de atividades complementares como projetos de pesquisa. Forpog - tem por finalidade a formulação e o desenvolvimento das políticas educacionais relativas à Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – RFEPT .

A pesquisa nas políticas institucionais do IFTO DISCENTES SERVIDORES 21.568 1.259 Curso técnico -13.166 Docentes - 664 Curso FIC - 294 Técnicos administrativos – 595 Curso em B acharelado - 3.258 Curso em Licenciaturas - 2.516 Curso em Tecnólogos 1.857 Especialização lato sensu - 412 Especialização stricto sensu - 65 É papel da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação gerir os programas de auxílio à pesquisa, à participação em eventos científicos, à publicação em periódicos e à produtividade de pesquisa, bem como os programas de apoio a pesquisa e de Iniciação Científica e Tecnológica, destinados aos discentes de nível médio e de graduação vinculados a projetos de pesquisa.

Os Programas de Iniciação Científica (PIC) e os Programas de Apoio a Pesquisa (PAP) do IFTO PIC AGÊNCIA DE FOMENTO PAP AGÊNCIA DE FOMENTO PIBIC IFTO e CNPq PAP/APL IFTO PIBITI IFTO e CNPq PAP/PQ (PIBIC, PIBITI E PIBIC-EM) IFTO/CNPq PIBIC-AF CNPq PAP/EGP (PIBIC, PIBITI E PIBIC-EM) IFTO/CNPq PIBIC-EM CNPq PAP/INOVA IFTO

A avaliação da pesquisa no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Autoavaliação: vínculos e contribuição da pesquisa para o desenvolvimento local/regional; políticas e práticas institucionais de pesquisa para a formação de pesquisadores (inclusive iniciação científica); articulação da pesquisa com as demais atividades acadêmicas; PDI; e etc. Avaliação externa: PDI; o PPI; Relatórios de Resultados da Autoavaliação das IES; Políticas Institucionais para a Graduação e etc. Avaliação dos Cursos de Graduação: a missão; o PDI; o PPI; a política para a pesquisa; Políticas Institucionais de práticas de investigação, e Iniciação científica, de Pesquisa e formas de sua operacionalização; políticas de atendimento aos discentes e etc. Enade : Questionário do Estudante – as questões requerem às opiniões dos alunos relacionados à bolsa acadêmica disponibilizada durante seu percurso acadêmico e oportunidades da IES em relação às atividades de iniciação científica e que estimularam a investigação acadêmica.

A avaliação da pesquisa pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) no IFTO Relatório ano base 2022 e 2023: questionário discente - participou e tem interesse em participar de atividade de pesquisa; a democratização do acesso às bolsas dos programas de iniciação científica? ; o acesso a projetos de pesquisa? Docente - Como você avalia: a contribuição dos projetos de pesquisa para o desenvolvimento socioeconômico local e em torno da sua unidade?; as políticas institucionais de pesquisa (PAP, PIBIC, PIBITI, entre outros) e as práticas de pesquisa (produção científica) para a formação dos estudantes? TAES - Como você avalia: a contribuição dos projetos de pesquisa para o desenvolvimento socioeconômico local e do entorno da sua unidade?; a inserção de técnicos administrativos nas políticas e práticas de pesquisa?

Capítulo 3 - A Política para Pesquisa na visão do Enade

O Processo de Avaliação de Desempenho do Estudante ( Enade ) Enade tem por objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação, e verificar qual a visão do estudante sobre a realidade que abrange o universo de sua futura profissão. Aplicado aos alunos ingressantes e concluintes. Os alunos ingressantes realizam o Enade aqueles que integralizaram entre de 0 (zero) a 25% da carga horária mínima do currículo do curso; Os concluintes de cursos de bacharelado e licenciatura aqueles que integralizaram 80%, enquanto os tecnólogos necessita integralizar 75% . Utiliza três instrumentos avaliativos: uma prova e dois questionários (Questionário de Percepção sobre a Prova e Questionário do Estudante), além disso, um questionário do coordenador do curso.

As questões referentes à pesquisa na avaliação de Desempenho do Estudante Questionário do Estudante – com relação a concessão de bolsa acadêmica disponibilizada durante seu percurso acadêmico, Q13: Ao longo da sua trajetória acadêmica, você recebeu algum tipo de bolsa acadêmica? Referente a oportunidades da IES em relação às atividades de iniciação científica e que estimularam a investigação acadêmica, Q44: Foram oferecidas oportunidades para os estudantes participarem de projetos de iniciação científica e de atividades que estimularam a investigação acadêmica.

A avaliação do Enade nos cursos de graduação do IFTO Portaria nº 41, de 20/01/2022, estabelece o regulamento Enade , edição 2022, referente ao ano III do ciclo avaliativo. Participaram do Enade , 2022, Gurupi (6), Palmas (56), Paraíso do Tocantins (42) e Porto Nacional (62). Comissões Assessoras de Áreas (CAA), compostas por especialistas atuantes que prestam apoio técnico para a elaboração das diretrizes da prova a ser aplicada em cada área avaliada. As CAA são quem definem os padrões mínimos para o exame, conforme determinado em Portaria expedida pelo Inep , que regulamenta o Enade em cada edição/ano.

Resultados e discursões o PPI (2020/2024) estão estabelecidas as diretrizes para as políticas de pesquisa, as quais refletem diretamente os postulados da pesquisa como princípio científico e educativo: desenvolvimento de atitude investigativa, crítica e reflexiva; produção de conhecimento científico e tecnológico com qualidade formal e política; e divulgação do conhecimento produzido com vistas ao benefício da sociedade. Ao por em prática as diretrizes do PPI a Propi , vem cumprindo o que tem estabelecido no documento com relação ao que pretendes com as atividades de pesquisa, uma vez que dentre o pretendido está: estimular a participação de estudantes e servidores em programas, projetos e ações de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação; promover ações com vistas à captação de recursos com entidades e organizações públicas e privadas; promover a cultura da pesquisa e da inovação no âmbito do IFTO e etc. Na construção do PPI não identificamos a participação de alunos e outros servidores que não estão diretamente envolvidos na gestão do IFTO.

PDI 2020/2024 – Objetivo: Induzir o Desenvolvimento Regional Sustentável

Investimentos em Programas de Apoio a Pesquisa e Iniciação Científica

PDI 2020/2024 – Objetivo: Fortalecer o reconhecimento da identidade Institucional No indicador “Percepção da comunidade interna e externa acerca das ações de pesquisa e inovação”: Em 2023 o valor obtido para o indicador na autoavaliação institucional, 0.8, ultrapassou o valor da meta a ser atingida, 0.6; - Não identificamos nos relatórios da CPA nenhum questionamento direcionado a comunidade externa referente às políticas para pesquisa/ações de pesquisa desenvolvidas no IFTO. Consideramos que o resultado na autoavaliação da comunidade externa pode ter sido obtido com base nos demais eixos e suas dimensões.

PDI 2020/2024 - objetivo Oportunizar o acesso e proporcionar a Permanência e o Êxito Estudantil

Às políticas para pesquisa no Relatório de Avaliação Interna – 2021-2023 No Relatório de Avaliação Interna 2022 os participantes apresentaram em suas respostas um índice de satisfação razoável, isso indica que as questões avaliadas estão dentro da escala de neutralidade com 3,2 a 3,9 pontos; No Relatório de Avaliação Interna 2023 os participantes apresentaram em suas respostas um índice de satisfação bom, isso indica que às questões avaliadas estão dentro da escala de favorabilidade tendo conceito global 4 em sua grande maioria, exceto as respostas dos TAEs no questionamento com relação a sua inserção nas políticas e práticas de pesquisa que teve conceito global 3 (três). IFTO tem como desafio o aumento no orçamento disponibilizado para projetos de Pesquisa e Inovação a fim de atender os discentes interessados em bolsas, assim como em participar de projetos de pesquisa, além de aumentar a participação de técnicos administrativos nas atividades de Pesquisa da Instituição.

Às políticas para pesquisa nos Relatórios de Avaliação Externa – 2017 e 2023 Relatório de Avaliação Externa 2017: A pesquisa foi avaliada no Eixo: 2 - Desenvolvimento Institucional (conceito 4) e no Eixo 3 - Políticas Acadêmicas (conceito 3). - Eixo 2: conceito 4 - possui as normas e regulamentos de iniciação científica; oferece bolsas mantidas com o fomento do CNPq e do IFTO; - Eixo 3: conceito 3 - as políticas de pesquisa estão implantadas de maneira suficiente, em conformidade com o estabelecido no PDI; há concessão de bolsas de pesquisa; incentivo a publicações científicas, concessão de auxílios para participação em eventos; participação, realização de eventos e produção discente .

Relatório de Avaliação Interna 2023: A pesquisa foi avaliada nos mesmos Eixos, 2 e 3: - Eixo 2: conceito 4: PDI e nas entrevistas com a direção se verificou incentivo a política e práticas de pesquisa e iniciação científica; e nos documentos apresentados e na entrevista com os discentes as práticas acadêmicas voltadas à produção e à interpretação do conhecimento são efetivas e são contempladas nos mecanismos de planejamento e avaliação. - Eixo 3: Conceito 5: haver programas de bolsas mantidos com recursos do IFTO e do CNPQ; recurso para tradução e taxa de submissão de tramitação de artigo, inscrição de evento; as ações de estímulo e difusão para a produção acadêmica; promovem publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas; Auxílio-Viagem para custear hospedagem, alimentação e passagens, para participação em eventos de pesquisa, artes ou cultura, com apresentação de trabalhos.

Às políticas para pesquisa nos Relatórios do Enade Questionário do Estudante: Ao longo da sua trajetória acadêmica, você recebeu algum tipo de bolsa acadêmica? Dos 166 alunos participantes do Enade apenas 1 estudante afirmou que em sua trajetória acadêmica recebeu bolsa de iniciação científica.

Foram oferecidas oportunidades para os estudantes participarem de projetos de iniciação científica e de atividades que estimularam a investigação acadêmica. Campi Discordo totalmente Discordo Discordo parcialmente Concordo parcialmente Concordo Concordo totalmente Não sei responder / Não se aplica Gurupi 16,7 0,0 16,7 16,7 16,7 33,3 0,0 Palmas 5,3 4,0 7,0 11,9 15,9 33,0 22,9 Paraíso do Tocantins 4,8 4,8 14,3 9,5 26,2 31,0 9,5 Porto Nacional 1,7 0,0 10,0 15,0 11,7 36,7 25,0

Implementação das recomendações da avaliação externa em relação à pesquisa acadêmica no IFTO atualizar o regulamento do programa de iniciação científica e o regulamento do programa de apoio a pesquisa do IFTO; Realizar palestras para o esclarecimento dos meios e formas de participação dos estudantes nos diversos editais de pesquisa; Pleitear junto aos órgãos de fomento (interno e externo) ampliação do orçamento para editais de pesquisa; Promover capacitação em elaboração de projetos, redação científica, técnicas metodológicas e de análise de resultados; Criar canal de WhatsApp para melhoria da comunicação com os membros da comunidade e interessados; Criar Podcast para discutir e divulgar os projetos realizados pelos estudantes e servidores do IFTO para toda a comunidade; Realizar eventos que promovam a articulação das áreas de pesquisa e ensino; Realizar Ideathons e rodas de conversa para identificação de oportunidades de pesquisa.

Desafios do IFTO Incluir a comunidade interna, assim como os pais dos alunos na elaboração do PPI; Regulamentar internamente os critérios para concessão de auxílios para participação e apresentação dos resultados de pesquisas em eventos científicos e/ou tecnológicos, como congressos, seminários e etc ; Buscar novas fontes de recursos financeiros para investimento nos projetos de pesquisas a fim de atender um maior número de alunos e servidores; Criar uma cultura de avaliação que conscientize e sensibilize comunidade interna e externa da participação na avaliação institucional interna, assim como dos alunos da participação do Enade ; Considerar na Resolução nº 45/2016/CONSUP/IFTO, de 7 de outubro de 2016, outras bases relevantes de dados, o que aumenta as chances de publicação dos artigos nos periódicos indexados e a concessão de auxílios para custear as taxas relativas à submissão, à tramitação e à publicação de artigos e também, prover as despesas com tradução para língua estrangeira.

PRODUTO FINAL – Nota Técnica Com o objetivo de trazer orientações técnicas as instituições de ensino superior, em especial as pró-reitorias e/ou diretorias de pesquisa, acerca de como é realizada a avaliação das políticas para pesquisa acadêmica, no âmbito de dois dos três principais componentes avaliativos do atual Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O que encontrar na Nota Técnica? - Os documentos que norteiam o processo de avaliação de cada componente avaliativo dos Sinaes; Quem são os sujeitos que compõem as comissões; Quem são os participantes de cada processo avaliativo; Quais instrumentos são utilizados; O que cada instrumento tem avaliado; - o que cada componentes avaliativo tem avaliado no âmbito da instituição pesquisada.

PPPGE/UFT Defesa de Relatório de Pesquisa Aplicada Curso de Mestrado em Educação relatório: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFTO NO TRIÊNIO 2021- 2023 PRODUTO FINAL: Nota Técnica - Avaliação Acadêmica dos Cursos de Graduação do IFTO Idrlan Alves Batista Orientanda Dr. Damião Rocha PPPGE/UFT Orientador Presidente Banca Dra.Katia Cristina Custodio Ferreira Brito – PPPGE/UFT Avaliadora Interna Dra. Vânia Maria Passos PPPGE/UFT Co Orientadora Dra. Darlene Teixeira Castro PROFIAP/UFT - UNITINS Avaliadora Externa 11/11/2024 -14h - googlemeet obrigada
Tags