Multimédia Trabalho realizado por : CONSTANÇA GOUVEIA Nº4 JOÃO FERNANDES Nº12 Multimédia Trabalho realizado por: Constança Gouveia Nº5 João Fernandes Nº14
Conceito de Multimédia Tendo em conta o estudo etimológico da palavra multimédia , pode-se concluir que esta é constituida por duas partes: “multi” e “média”. Multi tem origem na palavra multus (latim) que significa múltiplo. Média é o plural da palavra medium (latim) que significa meio. P ode-se afirmar que a palavra multimédia tem como significado múltiplos meios .
Conceito de Multimédia De uma forma geral, Multimédia refere-se à utilização de vários meios em simultâneo na transmissão de uma informação. Uma apresentação multimédia, por conseguinte, pode incluir fotografias, vídeos, sons e texto. O conceito é aplicado a objectos e sistemas que recorrem a múltiplos meios físicos e/ou digitais para comunicar os seus conteúdos. O termo também é usado em referência aos meios em si que permitem armazenar e difundir conteúdos com estas características.
Multimédia Digital O Digital é um processo de transformação da comunicação através de formulas matemáticas codificadas em zeros e uns. Este processo tem como base a circulação da corrente eléctrica: Zero – circuito fechado, a informação não passa Um – circuito aberto, a informação passa . Um dos autores principais desta rotura foi Marcel Duchamp , que revolucionou o conceito daquilo que é a arte, com o ReadyMade e as primeiras experiências de Arte Postal.
Multimédia Digital O termo multimédia refere-se portanto a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos . Estão associados normalmente a um computador pessoal que inclui suportes para grandes volumes de dados, os discos ópticos como os CDs e DVDs, abrange também nas ferramentas de informação a utilização de arquivos/ ficheiros digitais para a criação de apresentações empresariais, catálogos de produtos, entre outros. Privilegiando o uso dos diversos sentidos visão, audição e tacto este tipo de tecnologia abrange diversas áreas de informática.
Existem dois tipos de media, relativamente à sua natureza espácio-temporal, pode-se subdividir em dois tipos:
Diferentes Tipos de Media
Tipos de Media Estática Tipos de Media Estática
Imagens bitmap As imagens bitmap não são conteúdos corrigíveis, pois a sua representação não descreve a imagem recorrendo a modelos matemáticos, mas apenas em termos de cor e brilho dos vários pixéis que a constituem. As imagens podem ser resultado de um processo de captura do mundo real ou podem ser geradas inteiramente no computador.
Texto É uma das formas principais da comunicação assíncrona, ou desfasada no tempo, entre seres humanos, que tem como bons exemplos os livros, os jornais as revistas as mensagens de SMS e o correio eletrónico. A apresentação do texto pode ter três formas possiveis: Texto não-formatado(plain text); Texto formatado (rich text); Hipertexto.
Tipos de Media Dinâmicos Tipos de Media Dinâmica
Vídeos Seja sob a forma analógica ou digital, é uma representação eletrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constitui a sequência de video designam-se por fotogramas ou tramas. O número de tramas que são apresentados por segundo não varia.
Áudio Digital Único tipo de media que estimula o sentido da audição. Pode ser utilizado em aplicações multimédia, mas assume uma relevância particular nas telecomunicações e no entretenimento. Constituído por um grande número de pedaços de informação sobre a amplitude (ou volume sonoro) de um som,num dado instante .
Animações Começou por ser um media exclusivamente destinado ao entretenimento, mas foi crescendo até se tornar numa das formas mais eficazes e expressivas para comunicar uma ideia. A isto nao é alheio o facto de a animação exercer uma atração universal que transcende as barreiras culturais, apelando a todos, independentemente da idade. A animação é, como foi visto, um tipo de media espacial e temporal e, como tal, permite que o autor controle o ritmo (ou a velocidade da sua mensagem)