A devoção a Nossa Senhora se manifesta, na Igreja Católica, sob os mais diversos títulos. É praticamente incontável o número de títulos atribuídos a Santíssima Virgem Maria. Em cada país, Ela é invocada das mais diversas formas, com nomes diferentes, conforme a fé e a devoção do povo. Em muitos países, houve aparições de Nossa Senhora e, a partir destas, surgiram muitos outros títulos marianos.
NOSSA SENHORA DESATADORA DE NÓS Relembra que a Virgem Maria liberta os homens das aflições da vida, desata os nós que os escravizam; “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria, por sua obediência, o desatou”. Santo Irineu, mártir e bispo de Lyon.
NOSSA SENHORA DE GUADALUPE Nossa Senhora de Guadalupe apareceu pela primeira vez ao índio asteca Juan Diego. Na língua asteca, o nome Guadalupe significa, Perfeitíssima Virgem que esmaga a deusa de pedra. Os Astecas adoravam a deusa Quetzalcoltl, uma monstruosa deusa, a quem eram oferecidas vidas humanas em holocausto. Nossa Senhora de Guadalupe, porém, veio para acabar com essa idolatria e mudar a vida daquele povo sofrido. No ano de 1539, mais de 8 milhões de Astecas tinham abraçado a fé católica, convertendo-se e acabando com a idolatria pagã. No México e em todo o mundo, Nossa Senhora de Guadalupe é muito venerada. A Senhora pediu, então, que o índio fosse revelar sua mensagem ao Bispo local. A mensagem de que Ela iria acabar com a serpente de pedra, e que o povo do México iria parar com os holocaustos e se converter a Jesus Cristo. Além disso, deveria ser construída uma Igreja no local das aparições.
O Bispo não acreditou no índio, mas ordenou que ele pedisse um sinal à Senhora para provar a veracidade da história. Quando Juan Diego voltou para o campo, Nossa Senhora de Guadalupe apareceu novamente a ele. Este lhe contou sobre a desconfiança do Bispo, porque Maria tinha pedido que fosse construída também uma grande igreja naquele local. Maria sorrindo, pediu a Juan Diego que subisse ao monte e enchesse seu poncho com flores. Era inverno. A neve recobria os campos. Naquela época, não nasciam flores naquela região do México. Juan Diego sabia disso. Porém, mesmo assim obedeceu. Chegando ao alto do monte em meio à neve, ele achou uma grande quantidade de flores cheias de grande beleza. Ele apanhou muitas flores, encheu seu poncho e foi levá-las ao Bispo.
Com dificuldade Juan Diego foi recebido pelo Bispo. Ele tinha seu poncho ou sua Tilma, dobrado cheio de rosas. Então, ele abriu a tilma e as flores caíram no chão. Quando o Bispo viu, ainda não acreditou. Então, para espanto de todos os que estavam na sala, no poncho do índio estava estampada a bela imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, como o índio tinha revelado ao Bispo. Todos na sala acreditaram, inclusive o bispo. Desse momento em diante, tudo mudou. O fato causou grande comoção em todo o povo mexicano. Logo foi construída uma grande Igreja no local indicado por Nossa Senhora e o poncho de Juan Diego com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe impressa foi levado para ser venerado. Guadalupe se tornou o grande Santuário do México, e a devoção a Nossa Senhora de Guadalupe se estendeu por toda América Latina. Em 1979, o Papa João Paulo II consagrou Nossa Senhora de Guadalupe, como Padroeira da América Latina . Em 12 de dezembro é comemorado o seu dia
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO Maria foi designada como Imaculada Conceição por ter sido pura, livre de todo o pecado desde sua concepção. Se foi por meio de uma mulher (Eva) que a serpente infernal conseguiu fazer penetrar seu veneno mortal na humanidade, também seria por meio de outra mulher (Maria, a nova Eva) que Deus traria o remédio da salvação. “Na plenitude dos tempos”, diz o Apóstolo, “Deus enviou Seu Filho ao mundo nascido de uma mulher” (Gl 4,4). No ponto central da história da salvação se dá um acontecimento ímpar em que entra em cena a figura de uma Mulher. O mesmo Apóstolo nos lembra: “Não foi Adão o seduzido, mas a mulher” (1Tm 2,14); portanto, devia ser também por meio da mulher que a salvação chegasse à terra.
Para isso foi preciso que Deus preparasse uma nova Mulher, uma nova Virgem, uma nova Eva, que fosse isenta do pecado original, que pudesse trazer em seu seio virginal o autor da salvação; que pudesse “enganar” a serpente maligna, da mesma forma que esta enganara Eva. O pecado original, por ser dos primeiros pais, passa por herança, por hereditariedade, a todos os filhos, e os faz escravos do pecado, do demônio e da morte. A Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi o primeiro fruto que Jesus conquistou com Sua morte. E Maria foi concebida no seio de sua mãe, Santa Ana, sem o pecado original. Como disse o cardeal Suenens: “A santidade do Filho é causa da santificação antecipada da Mãe, como o sol ilumina o céu antes de ele mesmo aparecer no horizonte” No dia 8 de dezembro é comemorado o dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Apareceu a 3 pastorinhos na cidade Fátima em Portugal em 13 de maio de 1917. Pediu para se rezar o rozario todos o dias pelos pecadores e o fim da guerra Apresentar vídeo
NOSSA SENHORA APARECIDA Imagem encontrada no Vale do Paraíba (São Paulo) por 3 pescadores em 1717 Apresentar vídeo
A Ave Maria é, sem dúvida, a oração mariana mais conhecida em todo o mundo. Ela é rezada todos os dias por milhões de católicos e muitos chegam a recitá-la até duzentas vezes, quando rezam o rosário ao longo do dia. Esta oração, que na época medieval era conhecida como “Saudação angélica”, é o resultado de um longo processo. É uma oração composta de duas partes: uma de louvor e a outra de súplica. O seu uso como fórmula de oração começou nos mosteiros, em torno do ano 1000 e foi, aos poucos, se difundindo, tornando-se universal após o século XIII. O texto, porém, compreendia somente a primeira parte, sem o nome de Jesus. A história da Ave Maria
"Ave, Maria, cheia de graça!" Esta primeira frase da oração é formada pelas palavras que o anjo Gabriel disse à Nossa Senhora, ao chegar à sua casa, saudando-a. "Cheia de graça" significa que Maria tinha recebido as graças de Deus, os benefícios do Senhor; ela tinha sido escolhida por Deus. "O Senhor é convosco!" O anjo Gabriel cumprimentou Maria e continuou falando com ela. Ao dizer a frase "O Senhor é convosco!", ele queria falar que Deus, o Senhor, estava sempre ao lado dela, pois Maria seria a mãe de seu Filho. “Bendita sois vós entre as mulheres” "E bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus!" Foi a frase dita por Isabel à sua prima, Maria, quando Maria chegou à sua casa. Ela disse estas palavras porque percebeu que Maria seria a mãe do Filho de Deus, escolhida e abençoada entre todas as mulheres.
A SEGUNDA PARTE DA AVE MARIA Você viu que, na primeira parte da oração da avemaria, todas as frases foram ditas por alguém: as duas primeiras pelo anjo Gabriel e as duas últimas por Isabel, prima de Nossa Senhora. A segunda parte da ave-maria é formada por uma bonita oração: todos nós, como povo cristão, que constituímos a Igreja, rezamos a Maria, pedindo-lhe sua proteção. Santa Maria, mãe de Deus, Com esta frase, estamos chamando Maria para que ela ouça o que temos a lhe pedir. Ela que é mãe de Jesus, que é Deus! Rogai por nós, pecadores, Continuando a oração, pedimos a Nossa Senhora que ela interceda a Deus por nós, pois somos pecadores. Isto quer dizer que não somos perfeitos. De um modo ou de outro, sempre podemos cometer erros. Apenas Deus é perfeito e Maria, como mãe nos ajuda a sermos filhos melhores.
... agora e na hora de nossa morte. Nesta última frase da oração da ave-maria, pedimos que Nossa Senhora nos proteja e nos ajude agora, enquanto estamos vivos, e também na hora em que tivermos de morrer. Amém. "Amém" é uma palavra usada no final de quase todas as orações e quer dizer "assim seja".