Novo nascimento

eidmix 3,824 views 37 slides Aug 08, 2014
Slide 1
Slide 1 of 37
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37

About This Presentation

Mensagem sobre a importância de nascer de novo conhecendo e aceitando a Cristo.


Slide Content

Jesus foi enfático: “Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” ( Jo 3.3) e acrescentou: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” ( Jo 3.5) e reafirmou: “Importa-vos nascer de novo” ( Jo 3.8).

Nenhum indivíduo pode entrar no céu sem o novo nascimento. Essa é uma condição indispensável. O que vem a ser, pois, o novo nascimento?

Antes de vermos o que é o novo nascimento, observemos o que não é novo nascimento.

O novo nascimento não é algo que fazemos para Deus, mas o que Espírito Santo faz em nós e por nós. Nicodemos foi ao encontro de Jesus, de noite, e perguntou-lhe:

João 3 2 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

Nicodemos era um homem rico, culto e  religioso. Ele era fariseu e membro do sinédrio. Tinha conhecimento, poder e influência.

Tinha uma vida integra e guardava muitos preceitos da lei. Mas, essas coisas não eram suficientes para sua salvação, ele precisava nascer de novo.

A Salvação não tem a ver com a posição social, cultural ou religião. Ninguém está habilitado a entrar no reino de Deus porque é rico, intelectual ou influente na sociedade.

Ninguém pode alcançar a vida eterna por ter uma vida moralmente integra ou ser zeloso de sua religião. Nicodemos possuía todas essas qualidades, mas ainda não estava salvo.

Também Nicodemos tinha um relativo conhecimento de Cristo. Ele sabia que Jesus era vindo de Deus, que tinha uma singular capacidade de ensinar e fazer milagres e ainda, ele tinha convicção de que Deus estava ao lado de Jesus.

Mas essas informações, mesmo sendo verdadeiras, não eram suficientes para dar-lhe a salvação, ele precisava nascer de novo.

Enganam-se aqueles que pensam que o conhecimento correto a respeito de Cristo é suficiente para nos levar ao céu.

Nicodemos tinha fé nas Escrituras. Ele era fariseu. Conhecia a Bíblia e estava certo a respeito de Jesus. Mas ainda não tinha nascido de novo. Ele tinha informação; faltava-lhe transformação.

Não se alcança o novo nascimento através de ritos, cerimônias e práticas religiosas. Ninguém entra no céu por pertencer ou frequentar uma igreja cristã.

Ninguém é salvo porque foi batizado ou porque guarda determinados preceitos religiosos. Não se obtém a vida eterna por ter determinadas informações corretas a respeito de Deus e das Escrituras.

Nicodemos era um mestre. João 3 10 Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? Ele era um especialista nas Escrituras, mas não estava salvo. Faltava-lhe o novo nascimento. 

O novo nascimento é uma obra exclusiva do Espírito Santo. Nascer de novo é nascer de cima, do alto, do Espírito. Destaco três aspectos importantes sobre o novo nascimento.

Em primeiro lugar , A água que nos purifica não é a água do batismo, mas a água da Palavra. A fé vem pelo ouvir a Palavra. Romanos 10 17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.

Somos gerados pela divina semente da Palavra. 1 Pedro 1 23 pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

Quando ouvimos a Palavra, a divina semente germina dentro de nós, produzindo uma nova vida.

A Palavra tem vida em si mesma. Quando a ouvimos com santo temor, o Espírito Santo opera em nós por meio dela, e daí nascemos de novo.

Em segundo lugar , o novo nascimento é produzido pelo Espírito Santo. João 3 5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

O Espírito Santo é o agente do novo nascimento. Somos salvos pelo lavar regenerador do Espírito Santo.

Tito 3 5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

Essa ação do Espírito Santo é invisível, porém perceptível. É como o vento que não sabemos de onde vem nem para aonde vai, mas percebe seus efeitos.

João 3 8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.

O Espírito é livre e soberano nessa ação salvadora. Ele é como o vento. Ele sopra aonde quer. A salvação é uma obra exclusiva e soberana de Deus.

Ninguém pode determinar onde o vento do Espírito vai soprar e ninguém pode deter o vento quando ele sopra.

Em terceiro lugar , o novo nascimento é produzido pelo sacrifício de Cristo . Jesus foi pregado na cruz, e todos aqueles que olham com fé para Ele, são perdoados de seus pecados e recebem a vida eterna.

João 3 16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

O novo nascimento acontece quando pomos nossa confiança em Cristo. Não há salvação fora dele. Nenhum outro nome nos pode dar salvação, exceto o nome de Cristo.

Atos 4 12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

Ninguém pode nos conduzir ao Pai, a não ser Cristo. João 14 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Ninguém pode nos livrar da condenação eterna, a não ser Cristo. João 5 24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.

Nele temos vida eterna. João 6 47 Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. Por meio da sua morte, recebemos a vida.

Você já nasceu de novo?
Tags