O CAMPO E AS TRANFORMAÇÕES DO ESPAÇO 6º ano .pptx

isabelasantoshist 8 views 14 slides Oct 25, 2025
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

O CAMPO E AS TRANFORMAÇÕES DO ESPAÇO


Slide Content

O CAMPO E AS TRANFORMAÇÕES DO ESPAÇO PROFª ISABELA SILVA 6º ANO

Os Sistemas da Agropecuária A produção no campo é classificada segundo o sistema empregado, levando em consideração o tamanho da propriedade, a produtividade por hectare e o investimento na produção. Existem dois tipos de sistema: o extensivo e o intensivo

Sistema Extensivo É um sistema de produção agrícola que utiliza grandes áreas de terra com baixa intensidade de insumos como mão de obra, fertilizantes e capital por hectare. A agricultura extensiva é bastante difundida em diversos países da América Latina, África e Ásia. Esse sistema agrícola predomina na agricultura familiar, voltada para uma economia de subsistência.

Sistema Intensivo São usadas técnicas modernas no campo e um grande número de insumos (produtos químicos e biológicos) para garantir uma alta produtividade, além do uso constante de máquinas e veículos, manipulação genética de plantas e animais e de sistemas de irrigação. Esse sistema agrícola intensivo é conhecido também como agricultura moderna, ou comercial.

Agricultura Moderna ou Comercial A produção visa, sobretudo, abastecer o agronegócio, ou a agroindústria, e é voltado para o mercado externo, portanto, para a exportação. A mão de obra, nos sistemas intensivos, é predominantemente qualificada. O sistema intensivo é alvo de severas críticas porque agride diretamente o meio ambiente por meio do desmatamento para implantação de monoculturas ou pastos

Os Tipos de Agricultura A atividade agrícola é praticada de diferentes maneiras pelo mundo

Agricultura Familiar Tipo de agricultura realizada por grupos de famílias (pequenos agricultores e alguns empregados), desenvolvida em pequenas propriedades rurais. A colheita dos produtos serve de alimentos para os próprios produtores, sendo sua produção voltada para abastecer o mercado interno.

Agricultura de Plantation Foi implantado pelos europeus, no período colonial, nos continentes americano, africano e asiático. É caracterizado por grandes propriedades rurais — conhecidas no Brasil como latifúndios — produtoras de monocultoras, isto é, que cultivam um único produto, voltadas para exportação), com predomínio de mão de obra barata (de cana-de-açúcar, café, laranja, milho e soja, por exemplo) mantida em condições de extrema precariedade. É encontrado, ainda hoje, nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

Agricultura de Jardinagem Está ligada à pouca disponibilidade de terras e a grandes necessidades de consumo pela numerosa população. É praticada em pequenas propriedades, com a utilização de numerosa mão de obra, adubos e sistemas de irrigação, o que proporciona elevada produtividade. É típica do sul e do Sudeste Asiático, em países como Índia, Japão, Vietnã, Tibete.

A agricultura comercial É aquela que possui uma grande parcela de mecanização, com produção em larga escala. Geralmente é uma monocultura (soja, trigo, milho, cana-de-açúcar, etc.) exclusiva para atender às demandas industriais e voltada para exportação. Faz parte da agricultura intensiva: a mecanização (tratores, colheitadeiras, plantadeiras, implementos, etc.) aliada ao uso de insumos, que são aplicados na preparação do solo. Há também a utilização de sementes transgênicas, que são imunes a pragas e adequadas ao tipo de clima; herbicidas; inseticidas; entre outros.

Agricultura Itinerante É um sistema de cultivo que se baseia no deslocamento regular para novas áreas após o uso de uma parcela de terra, que é deixada para regenerar. Essa prática, também conhecida como coivara ou corte e queima, envolve a derrubada e queima da vegetação para preparar o solo para um período de cultivo

A Mecanização e o Êxodo Rural É o uso de máquinas e ferramentas mecânicas para otimizar os processos de produção, como plantio, colheita e adubação. Ela evoluiu de ferramentas manuais simples para equipamentos sofisticados com tecnologias como GPS, drones e sistemas autônomos, aumentando a escala e a produtividade do trabalho no campo.

ÊXODO RURAL É a migração de pessoas do campo para as cidades, motivada pela busca por melhores condições de vida e oportunidades de emprego.

Problemas do Êxodo Rural Aumento do desemprego: não consegue absorver todos os trabalhadores que se deslocam do campo. Aumento do subemprego: muitas pessoas se sujeitam a desempenhar atividades sem vínculo empregatício Crescimento de comunidades precárias: Sem condições de comprar um imóvel digno para morar, elas ocupam as periferias,
Tags