O homem como ser politico

soaresmanoelito 7,156 views 18 slides May 14, 2014
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

E. E. BATISTA RENZI PROF. MANOELITO FILOSOFIA FILOSOFIA E POLÍTICA “O HOMEM COMO SER POLÍTICO” 1 "A LEITURA É A SENHA PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO“ (Prof. Manoelito)

2 "A LEITURA É A SENHA PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO“ Prof. Manoelito Segundo a filósofa Marilena Chauí no livro Convite à filosofia, o termo política tem três significados relacionados que são:

"A LEITURA É A SENHA PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO“ (Prof. Manoelito) 3 1. Governo: As pessoas confundem governo com Estado, o governo diz respeito a programas e projetos que partem de uma parte para o todo e o Estado é o conjunto de instituições que permitem a ação do governo.

"A LEITURA É A SENHA PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO“ (Prof. Manoelito) 4 2. Atividade específica: realizada por profissionais (políticos) que pertencem a um partido e disputam o direito de governar ocupando um cargo.

"A LEITURA É A SENHA PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO“ (Prof. Manoelito) 5 3. Pejorativo: Conduta duvidosa e não muito confiável dos políticos (corrupção), esta é a visão mais comum das pessoas sobre a política.

"A LEITURA É A SENHA PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO“ (Prof. Manoelito) 6 PLATÃO E A JUSTA DESIGUALDADE

"A LEITURA É A SENHA PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO“ (Prof. Manoelito) 7 A cidade de Atenas, no período de Platão era uma Cidade – Estado com muitas desigualdades sociais. Seu regime político era a DEMOCRACIA DIRETA e ESCRAVISTA o direito a cidadania era dada ao homem livre nascido na cidade, ou seja, segundo os historiadores uma parcela de 10 % da população local.

"A LEITURA É A SENHA PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO“ (Prof. Manoelito) 8 Na sociedade ateniense havia três classes que organizavam a sociedade na atribuição da polis.

" A LEITURA É A SENHA PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO“ (Prof. Manoelito) 9 MAGISTRADOS: formado pelos governantes que elaboram as leis. II. GUERREIROS: defender a cidade. III. ARTIFICES ou TRABALHADORES: (artesãos, lavradores e comerciantes) responsáveis pelo provimento dos bens necessários à sobrevivência da cidade.

"A LEITURA É A SENHA PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO“ (Prof. Manoelito) 10 Segundo o filósofo ateniense não há desigualdade desde que cada cidadão seja encaminhado “educado” para sua função de acordo com a sua natureza (alma: racional, irascível ou concupiscente).

"A LEITURA É A SENHA PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO“ (Prof. Manoelito) 11 A cidade justa é organizada pela justa medida, ou seja, onde cada cidadão ocupa seu lugar designado por sua natureza.

"A LEITURA É A SENHA PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO“ (Prof. Manoelito) 12 PLATÃO E A TEORIA DA ALMA

"A LEITURA É A SENHA PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO“ (Prof. Manoelito) 13 O conceito de justiça de Platão é reforçado pela teoria da alma. De acordo com o pensamento platônico a alma humana é dividida em três partes e cada uma tem uma função específica:

"A LEITURA É A SENHA PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO“ (Prof. Manoelito) 14 RACIONAL: é a fun ç ão da alma respons á vel pelo conhecimento, localizada na cabe ç a. II. IRASC Í VEL: é a parte que se irrita ou enraivece, sua fun ç ão é defender o corpo contra o que pode amea ç ar sua seguran ç a localiza – se no peito. III. CONCUPISCENTE: é respons á vel pela conserva ç ão do corpo (necessidades b á sica: comer, beber, reproduzir) localiza – se entre o abdômen e partes adjacentes.

"A LEITURA É A SENHA PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO“ (Prof. Manoelito) 15 O homem virtuoso é aquele em que cada parte da alma realiza, na medida justa, a função que lhe cabe, sob o domínio da parte racional.

"A LEITURA É A SENHA PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO“ (Prof. Manoelito) 16 Partes da alma Função Racional Conhecimento Irascível Defender o corpo Concupiscente Necessidades básicas para sobrevivência do corpo

"A LEITURA É A SENHA PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO“ (Prof. Manoelito) 17 Classes Sociais Função Virtude Magistrados ou governantes Governar com sabedoria Prudência Guerreiros Defender a cidade Fortaleza e coragem Artífices ou trabalhadores Satisfazer as necessidades do corpo Temperança

"A LEITURA É A SENHA PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO“ Prof. Manoelito 18 Fonte: Bibliografia ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco . São Paulo, Martin Claret . 2002. Caderno do Professor: Filosofia, Ensino Médio – 3ª Série, Volume 2. Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini ; equipe, Adilton Luis Martins, Luiza Christov , Paulo Micelli , Renê José Trentin Silveira, – São Paulo; SEE, 2009. CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. São Paulo. 2004. CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo, Ática. 2003. MORRA, Gianfranco. Filosofia para todos [tradução Maurício Pagotto Marsola ]. São Paulo, Paulus . 2004 . In http ://professorasueli.wordpress.com/category/filosofia-aulas-3o-ano/page/2/
Tags