Objetivos Pastoral Familiar e evangelização.pptx

SandroSantos121826 70 views 10 slides Aug 29, 2025
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

pastoral evangelizando s familias


Slide Content

PASTORAL FAMILIAR “Família que reza unida permanece unida!” São João Paulo II Comissão Diocesana

Pastoral Familiar O apostolado dos cônjuges e das famílias tem importância singular, tanto para a Igreja como para a sociedade civil”. Mais ainda: se podemos dizer que “o futuro da humanidade passa pela família”, podemos acrescentar: é indispensável que cada pessoa de boa vontade se empenhe em salvar, fortalecer e promover os valores e as exigências da família. (3)

Objetivos da Pastoral Familiar O trabalho desenvolvido pela Pastoral Familiar é amplo e abrangente. É preciso que as equipes que nela trabalham tenham claro quais os seus objetivos e prioridades, cujo enfoque principal é promover, fortalecer e evangelizar a família.

Dentre as principais ações, destacam-se: Formar agentes qualificados: em um processo contínuo. Oferecer, com qualidade, formação aos noivos: preparação remota, próxima e imediata. Acolher toda e qualquer realidade familiar, Unir esforços para que a família seja, de fato, um santuário da vida. Fortalecer os laços familiares: apontando camInhos para solução das crises. Incentivar o crescimento da espiritualidade familiar. Despertar a família para o seu papel educador. Despertar o sentido missionário da família.

9. Oferecer contínuo apoio aos casais e famílias das comunidades e paróquias, e reaproximar as famílias afastadas da Igreja. 10. Promover a participação das famílias nos tempos litúrgicos. 11. Prosseguir na articulação e na busca de apoio dos integrantes dos Movimentos, Serviços e Institutos Familiares e de promoção e defesa da vida.

Estrutura interna da pastoral familiar Organiza-se apartir de 3 setores: Setor pré-matrimonial. Setor pós- matrimonial Setor Casos especiais.

Setor pré-matrimonial Em nossos dias, a realidade de muitas famílias já não oferece elementos convincentes para o exercício da vocação matrimonial. Por isso, as paróquias passaram a exigir, com a documentação necessária para o matrimônio, um certificado de participação no “Curso de Noivos”, oferecido sob várias modalidades pelas comunidades.

Setor pós-matrimonial Tem a responsabilidade de promover a formação contínua para a vida conjugal, familiar e comunitária. Utiliza-se, para isso, de recursos diversos: contatos individuais, organização de eventos festivos, cursos, ciclos de conferências, encontros de reflexão e de trabalho, grupos de estudo e apoio para a vida em família etc.

Setor Casos especiais Diante da considerável massa de novas configurações familiares, é preciso ter especiais cuidados, como indica o Código de Direito Canônico e a própria Familiaris Consortio. Tomadas essas cautelas, diminuirão consideravelmente os problemas surgidos dos conflitos geradores de configurações familiares distintas.

Estrutura da pastoral familiar na paróquia
Tags