Origem e Natureza dos Espíritos na visão espírita.pptx

EmersonBorba2 2 views 27 slides Oct 29, 2025
Slide 1
Slide 1 of 27
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27

About This Presentation

Origem e Natureza dos Espíritos na visão espírita.


Slide Content

Origem e Natureza dos Espíritos Subtítulo

Origem e Natureza dos Espíritos O que é visível em nós? Corpo, roupa expressões faciais, gestos. O que é invisível em nós? Pensamentos, sentimento, emoções.

A TRINDADE UNIVERSAL 27. Existiriam, assim, dois elementos gerais no Universo: a matéria e o Espírito? “Sim, e acima de ambos, Deus, o Criador, pai de todas as coisas. Essas três coisas são o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas, ao elemento material, falta acrescentar o fluido universal que representa um papel intermediário entre o Espírito e a matéria propriamente dita, densa demais para que o Espírito possa exercer ação sobre ela.

A TRINDADE UNIVERSAL

A TRINDADE UNIVERSAL O princípio inteligente universal é o elemento primitivo espiritual , cuja a natureza desconhecemos. É suscetível de elaboração e desenvolvimento evolutivo, para a formação de individualidade inteligentes, em união com a matéria

A TRINDADE UNIVERSAL O fluido Universal é a substância primitiva ( matéria elementar) onde residem todas as forças e a partir do qual são feitas todas as coisas, pois é suscetível de inúmeras combinações. (A Ge – IV: 07,10,17).

A TRINDADE UNIVERSAL 79. Por existirem dois elementos gerais no Universo, o elemento inteligente e o elemento material, poder-se-ia dizer que os Espíritos são formados do elemento inteligente, como os corpos inertes são formados do elemento material? “Isso é evidente. Os Espíritos são individualizações do princípio inteligente, como os corpos são individualizações do princípio material. O que desconhecemos é a época e o processo dessa formação.”

Origem e Natureza dos Espíritos Houve um tempo em que não existia seres vivos no planeta terra, logo eles tiveram um começo. Cada espécie foi aparecendo a medida em que o globo, adquiria as condições necessárias à sua existência.

Origem e Natureza dos Espíritos 44. De onde vieram os seres vivos para a Terra? “A Terra continha os germes que esperavam o momento favorável para se desenvolver. Os princípios orgânicos reuniram-se a partir do momento em que cessou a força de dispersão e formaram os germes de todos os seres vivos. Os germes permaneceram em estado latente e inerte, como a crisálida e as sementes das plantas até que as condições ambientes propiciassem a eclosão de cada espécie; então, os seres de cada espécie se reuniram e se multiplicaram.”

Origem e Natureza dos Espíritos 44. De onde vieram os seres vivos para a Terra? “A Terra continha os germes que esperavam o momento favorável para se desenvolver. Os princípios orgânicos reuniram-se a partir do momento em que cessou a força de dispersão e formaram os germes de todos os seres vivos. Os germes permaneceram em estado latente e inerte , como a crisálida e as sementes das plantas até que as condições ambientes propiciassem a eclosão de cada espécie; então, os seres de cada espécie se reuniram e se multiplicaram.” (L.E.).

Origem e Natureza dos Espíritos Emmanuel em seu livro “ A Caminho da Luz, revela que “ as formas de todos os reinos da natureza terrestre foram estudadas e previstas” sob a orientação sábia do Cristo de Deus, que coordenava o trabalho de numerosas assembleias de operários espirituais. Acrescenta ele: Os fluidos da vida foram manipulados, de modo a se adaptarem às condições físicas do planeta, encenando-se as construções celulares segundo as possibilidades do ambiente terrestre, tudo obedecendo a um plano preestabelecido [...]

Origem e Natureza dos Espíritos O que é Matéria? - É tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. - Segundo a Doutrina espírita, matéria é tudo sobre o qual o espírito exerce a sua ação e ela existe em estado que nós desconhecemos. Pode ser etérea e sutil como o ar. - Allan Kardec diz que a matéria é o intermediário, com a ajuda do qual e sobre o qual o espírito atua.

Origem e Natureza dos Espíritos De onde teria surgido o Espírito? Qual sua consistência? Qual sua destinação? Como nascem os espíritos? Questões dessa natureza são inabordáveis para a frágil inteligência Humana. Não obstante, sabemos que o espírito não é criado num átimo, instantaneamente, no momento da concepção, como sugere a teologia ortodoxa. Os espíritos são a individualização do princípio inteligente. São o princípio inteligente do universo! (Q.23) Os espíritos foram criados simples e em ignorância. (Q.115)

Origem e Natureza dos Espíritos O Espírito não é divisível; não é palpável , embora não seja o nada , pois o nada não existe. São incorpóreos. Todos somos Espíritos, mas nós que vivemos aqui na terra necessitamos da união entre o espírito e a matéria para podermos dar vida a esta última.

Origem e Natureza dos Espíritos Diríamos que há uma “Gestação” no ventre da natureza (estágio entre os seres inferiores – milhares de anos). Durante milênios vai residir nos cristais (movimentos internos de organização e crescimento volumétrico). Os vegetais e os animais possuem um princípio espiritual. No mundo maior: o princípio espiritual, desde o obscuro momento da criação, caminha sem detença para frente. Afastou-se do leito oceânico, atingiu a superfície das águas protetoras, moveu-se em direção à lama das margens, debateu-se no charco, [...]

Origem e Natureza dos Espíritos Um rato, um cachorro, um inseto, uma ave, um peixe ou qualquer vegetal, todos possuem um princípio espiritual em evolução? E todos serão um dia espíritos? Exatamente! O princípio espiritual , que a todos anima, será espírito, o ser pensante, um dia.

Origem e Natureza dos Espíritos Há uma escala a ser observada pelo princípio espiritual em evolução, envolvendo espécies e raças, no reino vegetal e animal? Arbusto, arvore, inseto, peixe, aves, mamíferos ... A lógica nos diz que existe esse escalonamento, mas não sabemos como se opera. Segundo Galileu “ não é necessário que um carrapato se transforme numa pulga, e ela num piolho e posteriormente numa formiga, a vida segue o rumo necessário a evolução de cada ser vivo”.

Origem e Natureza dos Espíritos Se o princípio espiritual passa por vários estágios nos reinos inferiores, isso significa que ele está submetido à reencarnação? Sim, faz parte do processo. O princípio espiritual desdobra experiências reencarnatórias, desenvolvendo-se em complexidade, até atingir condições para transformar-se num Espírito. EVOLUÇÃO

Origem e Natureza dos Espíritos 607. Foi dito que a alma do homem, em sua origem, se assemelha ao estado de infância da vida corpórea, que a sua inteligência apenas desponta e que ela ensaia para a vida. (Ver questão 190.) Onde o Espírito cumpre essa primeira fase? “Em uma série de existências que precedem o período a que chamam de Humanidade.” EVOLUÇÃO

Origem e Natureza dos Espíritos 607a. Desta forma, a alma parece ter sido o princípio inteligente dos seres inferiores da criação? “Não dissemos que tudo se encadeia na Natureza e tende à unidade? É nesses seres, que se está longe de conhecer plenamente, que o princípio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e ensaia para a vida. De certa forma, é um trabalho preparatório, como o da germinação , em seguida ao qual o princípio inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito . É então que começa para ele o período de Humanidade e, com ele, a consciência de seu futuro, a distinção do bem e do mal e a responsabilidade por seus atos; como após o período da infância vêm o da adolescência, depois a juventude e, enfim, a idade adulta...”

Origem e Natureza dos Espíritos O princípio espiritual evolui gradativamente, a partir do mineral, passando pelos reinos vegetal e animal, até alcançar o reino hominal, quando atinge a racionalidade. O princípio inteligente manifesta-se assim das seguintes formas: Reino Mineral: Na Fornia de movimento da matéria , pois o átomo já se agita por si só. ( Poder agregador). “Mônada” Reino Vegetal: Através do germinar, nascer , crescer, enfim, em forma de vida. (Sensibilidade). “Princípio espiritual” Reino Animal: Manifesta através do instinto e das sensações. (Motilidade). “Princípio inteligente” Reino Hominal: Sob a forma de consciência, de racionalidade. (Inteligência). “Espírito”

Origem e Natureza dos Espíritos PROCESSO DE INDIVIDUALIZAÇÃO CRIADO Evolução do princípio espiritual P.E. VEGETAL ANIMAL P.E. P.E. MINERAL UNIÃO MOLECULAR SENSIBILIDADE MOTILIDADE INSTINTO CRIAÇÃO DO ESPÍRITO ESPÍRITO INDIVIDUALIZADO INTELIGÊNCIA LIVRE - ARBÍTRIO HOMINAL

Origem e Natureza dos Espíritos Existe diferença entre princípio inteligente e Espírito? O princípio inteligente é o elemento inteligente do universal, ainda em processo de individualização, enquanto que o Espírito já é uma individualidade, consciente de sua existência e responsável pela sua evolução. “Como se pode definir uma coisa quando não dispomos de termos comparativos e usamos uma linguagem insuficiente?

Origem e Natureza dos Espíritos “Como se pode definir uma coisa quando não dispomos de termos comparativos e usamos uma linguagem insuficiente? Imaterial não é a palavra correta; incorpóreo seria a mais exata, porque se deve compreender que o Espírito, sendo uma criação, deve ser alguma coisa. É uma matéria quintessenciada, para a qual não há analogias na Terra e tão etérea que não pode ser percebida pelos sentidos humanos.”

Origem e Natureza dos Espíritos O princípio espiritual teria sua fonte no elemento cósmico universal? Não seria se não uma transformação, um modo de existência desse elemento, como a luz, a eletricidade, o calor e etc.? Se assim fosse, o princípio espiritual estaria sujeito às vicissitudes da matéria; ele se extinguiria pela desagregação, como o princípio vital; o ser inteligente não teria se não uma existência momentânea como sucede ao corpo, e com a morte ele reentraria no nada, ou, o que vem a dar no mesmo, no todo universal; isso seria, numa palavra, a sanção das doutrinas materialistas.

Origem e Natureza dos Espíritos 88. Os Espíritos têm uma forma determinada, limitada e constante? “Aos seus olhos, não; aos nossos, sim. É como uma fagulha, um clarão ou uma centelha etérea.” 88a. Essa fagulha ou centelha tem alguma cor? “Para os homens, ela varia do escuro ao brilho do rubi, de acordo com o grau de pureza do Espírito.” Representam-se ordinariamente os gênios com uma flama ou uma estrela sobre a fronte. É uma alegoria que lembra a natureza essencial dos Espíritos. É colocada no alto da cabeça, porque ali é a sede da inteligência
Tags