Os quatro "porquês" são usados de formas diferentes
lourdesmartins
7 views
37 slides
Oct 30, 2025
Slide 1 of 37
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
About This Presentation
Os quatro "porquês" são usados de formas diferentes: por que (separado e sem acento) em perguntas diretas ou indiretas; porque (junto e sem acento) em respostas e explicações; por quê (separado e com acento) no final das frases interrogativas; e porquê (junto e com acento) quando a p...
Os quatro "porquês" são usados de formas diferentes: por que (separado e sem acento) em perguntas diretas ou indiretas; porque (junto e sem acento) em respostas e explicações; por quê (separado e com acento) no final das frases interrogativas; e porquê (junto e com acento) quando a palavra funciona como substantivo, sinônimo de "motivo" ou "razão", geralmente precedido por um artigo.
Size: 9.72 MB
Language: pt
Added: Oct 30, 2025
Slides: 37 pages
Slide Content
Porquês?
Por que ? porquê? por quê? porque?
Por que ? porquê? por quê? porque?
Por que ? porquê? por quê? porque?
Por que ? porquê? por quê? porque? Exercício 1. ____________ você chegou cedo ao ensaio? a ) Porquê b ) Por que c ) Por quê d ) Porque Por que “Por que” (separado e sem acento) é utilizado no início de frases, em perguntas diretas.
Por que ? porquê? por quê? porque? Exercício 2 - Ela queria saber O ____________ de você não a visitar com mais frequência. a ) porque b ) por quê c ) por que d ) porquê p orquê A alternativa correta é “porquê” (junto e com acento), pois pode ser facilmente substituído por “motivo”, e, além disso, é antecedido por um artigo.
Por que ? porquê? por quê? porque? Exercício 3 - Qual dessas alternativas está certa? a) Ela está gritando porquê? b ) Ela está gritando por quê? c ) Ela está gritando por que? d ) Ela está gritando porque? Ao final de perguntas, deve ser usado “por quê” (separado e com acento). Nesse exemplo, o termo pode ser substituído por “por qual motivo”.
Por que ? porquê? por quê? porque? Exercício 4 – Acabei comprando o outro livro ____________ tinha críticas mais positivas. a ) porquê b ) por quê c ) por que d ) porque porque “Porque” (junto e sem acento) é utilizado em respostas ou explicações, podendo ser substituído pelo termo “pois”.
Por que ? porquê? por quê? porque? Na tirinha acima, o menino passou os 2 primeiros quadrinhos errando o uso dos porquês, até que acertou em tudo no último. Ele teria utilizado corretamente assim: 1° quadrinho: "Porque sim", afinal é uma resposta 2° quadrinho "Por que não?", pois estamos diante de uma pergunta.
Por que ? porquê? por quê? porque? A intenção do autor ao sublinhar algumas palavras da tirinha foi de: gerar a incompreensão do diálogo. reforçar o uso da palavra PORQUE para dar explicações. destacar a indignação de um dos personagens. mostrar os diferentes usos e escritas de expressões linguísticas.
gabarito A tirinha ilustra o uso correto e incorreto dos "porquês" em português. A justificativa para o uso de cada forma é a seguinte: 1. "Porque sim" (1º quadrinho): Resposta: Incorreto. Explicação: O correto seria "Porque sim", junto e sem acento, pois é uma resposta a uma pergunta, indicando uma causa ou motivo. 2. "Por que não?" (2º quadrinho): Resposta: Incorreto. Explicação: O correto seria "Por que não?", separado e sem acento, pois é o início de uma pergunta direta. 3. "Por quê? Eu falo assim porque quero! Por que você não me deixa em paz?" (3º quadrinho): Resposta: Corretos. Explicação: "Por quê?" está correto, pois está no final de uma frase interrogativa. "Porque quero!" está correto, pois é uma resposta que indica o motivo. "Por que você não me deixa em paz?" está correto, pois é o início de uma pergunta direta. Em resumo: Por que (separado e sem acento): Usado em perguntas (início ou meio de frases interrogativas diretas e indiretas) e como pronome relativo, com o sentido de "por qual" ou "pelo qual". Porque (junto e sem acento): Usado em respostas, indicando causa ou motivo. Por quê (separado e com acento): Usado no final de frases interrogativas ou quando aparece isolado. Porquê (junto e com acento): Substantivo, sinônimo de "motivo" ou "razão", geralmente precedido de artigo (o porquê, um porquê).
Armandinho e os porquês! Com relação ao uso dos porquês, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima. POR QUÊ – PORQUE – POR QUE – PORQUÊ. POR QUE – POR QUE – PORQUÊ – PORQUE. PORQUÊ – POR QUE – PORQUÊ – POR QUÊ. PORQUÊ – PORQUE – POR QUE – POR QUÊ. POR QUE – PORQUE – POR QUÊ – PORQUÊ.
Armandinho e os porquês! Leia esta tirinha do Armandinho e responda as questões no caderno . No segundo quadrinho Armandinho utiliza “Por quê” justifique o uso . Qual o humor da tirinha?
Identifique os erros no uso dos “PORQUES” na tirinha
Leia a tirinha e responda às questões : Na fala "Por que você está bravo, tio?", qual o tipo de “por que” utilizado e por quê ? Na fala "Você sabe por que estou.", qual é o tipo de “por que” e qual sua função ? Na fala "Sua boca está marrom... por quê?", identifique o tipo de “por quê” e explique por que recebe acento . Reescreva a frase final da tirinha ("Ora, porque a vida é cheia de mistérios ocultos.") explicando qual tipo de “porque” foi usado e qual seu sentido.
hhh Por que: a- Traz oculto “razão” ou “motivo”: Perguntas diretas – “Por que (razão, motivo) você está bravo, tio”? Ou frases com ponto final que tragam ocultos “razão”, “motivo”- “Você sabe por que (razão, motivo) estou”. b- Significa “pelo qual”, “pela qual”, “pelos quais”: “Vai ver, caíram no caminho por que você passou.” Por quê: Significa “Por qual razão?”, “Por qual motivo?”, mas vem antes de pontuação. “Sua boca está marrom… Por quê?” Porque: É uma conjunção (elemento invariável que liga duas orações) usado em respostas e explicações. Ele dá causa, motivo, justificativa ou explicação. “(Estou bravo) porque sumiram meus bombons.” “(A boca está marrom) porque a vida é cheia de mistérios ocultos”. Porquê: Sinônimo de “o motivo”, “a causa”. Sempre é antecedido por artigo (o, os, um, uns). “Ah… esse é o porquê.” GABARITO
COMO ESCREVER UMA NOTÍCIA?
Gênero textual: jornalístico Tipo de texto: reportagem conceito, caracterização e estrutura leitura e interpretação resolução de questões
news CLASSIFICAÇÃO DA REPORTAGEM Expositivo e informativo Expõe sobre um determinado assunto, com o intuito principal de informar o leitor. Descritivos e narrativos Descrevem ações e incluem tempo, espaço e personagens. Opinativo Apresenta-se juízos de valor sobre o que está sendo discorrido. Expositivo informativo Descritivo Narrativo Opinativa
news REPORTAGEM Textos Mais Longos Opinativos Assinados pelos repórteres Jornalismo opinativo NOTÍCIA Textos Relativamente Curtos Impessoais Intuito de informar o leitor de um Fato atual ocorrido Jornalismo informativo
news FUNÇÃO DA REPORTAGEM Função social Intuito de informar Formadora de opinião
Passo a passo para se escrever uma notícia 1 ) Definição do tema – definido pelo professor 2) Pesquisa sobre o tema/acontecimento – textos ou imagens que o prof. apresenta 3) Conhecimento do público-alvo – você e seus colegas 4 ) Elaboração de título e subtítulo: informações sobre a reportagem 5 ) Início do texto (1º paragrafo) a importância do lide – deve responder 5 perguntas: Que aconteceu Quem Quando Onde Como 6) Corpo do texto: Uso de elementos complementares.
Como escrever uma notícia? A notícia é um gênero textual da esfera jornalística que cumpre o papel de veicular informações importantes para a população. Sua linguagem deve ser acessível, objetiva e adequada à norma-padrão da língua portuguesa. Sua estrutura divide-se em: Manchete, (título) Linha fina, (subtítulo) lead (lide) corpo do texto.
as 4 partes da notícia ? 1. Título (ou Manchete): É a chamada principal da notícia, um resumo breve e chamativo do conteúdo principal. Deve ser curto e direto, despertando o interesse do leitor. 2. Linha fina - Subtítulo : Um complemento opcional ao título, que acrescenta informações adicionais e pode aprofundar o tema, fornecendo mais detalhes sobre a notícia. 3. Lead (ou Lide): O lide ( lead ), parágrafo inicial de uma notícia, procura chamar a atenção do leitor para o fato que será relatado. Para isso, sintetiza as informações que respondem a algumas destas questões: O quê? ; Quem? ; Quando? ; Onde? ; Como? ; Por quê? . Alguns desses itens podem estar presentes no corpo da notícia , no qual se ampliam as informações . Corpo do Texto: O desenvolvimento da notícia, onde os detalhes são apresentados de forma mais completa e organizada. Aqui, o jornalista detalha os fatos, apresenta informações adicionais, contextualiza o acontecimento e, se necessário, inclui citações de fontes.
LEIA O TEXTO:
lide, EM inglês lead – significa “ conduzir ” SEIS PERGUNTAS BÁSICAS O primeiro parágrafo de uma notícia costuma responder às questões principais sobre o fato relatado. Ele é denominado lide, do inglês lead, que significa “ conduzir ”. A Notícia (Resumo no formato de Lead) O quê? Uma estudante brasileira descobriu um novo asteroide ao participar de uma campanha da NASA. Quem? Laysa Peixoto Sena Lage. Quando? Em agosto (mês da descoberta). Onde? Provavelmente em Contagem (MG), cidade onde a estudante reside. Como? Após meses de procura, ela identificou objetos celestes e enviou relatórios para o projeto da NASA. Um dos pontos foi confirmado como asteroide. Por quê? Por participar voluntariamente da campanha de caça a asteroides da agência espacial.
NEWS Mariah Carey compra mansão de 90 milhões A nova casinha da cantora tem 15 quartos, sala de cinema e pista de atletismo ! É uma das casas mais caras do mundo, mas a cantora Mariah Carey não conta os tostões e planeja mudar-se para lá em breve […]. O valor da mansão , implantada mesmo no centro de Beverly Hills, em Los Angeles, ascende a 90 milhões de euros. [...] Sapo Lifestyle , 24 ago. 2011. Disponível em: / noticias-fama/artigos/ mariah - carey -compra- mansao - dehttps ://lifestyle.sapo.pt/fama -90-milhoes . Acesso em: 16 maio 2022. Essa notícia foi publicada em um site português, na seção “Celebridades”. Os manuais jornalísticos de redação recomendam uma visão imparcial, mas em alguns casos é possível observar a opinião do autor . No trecho, o uso da palavra casinha expressa o ponto de vista do autor em relação ao fato, indicando a) carinho em relação à casa nova da cantora. b) ironia em relação ao tamanho da casa da cantora. c) desprezo pela casa milionária da cantora. d) indiferença em relação ao gasto da cantora. e) raiva pelo gasto desnecessário da cantora.
Análise da reportagem Vênus e Júpiter “se encontram” no céu nesta terça-feira O fenômeno deve durar até o mês de junho , de acordo com o Observatório Nacional. Desde o início do mês de junho, é possível ver os planetas Vênus e Júpiter se aproximando no céu. O fenômeno ocorre porque os planetas estão “convergindo ” e terá o seu ápice nesta terça-feira (30/6). Isso não significa que os planetas estão se aproximando de fato, apenas a forma como ambos são vistos da perspectiva da Terra é que muda . A aproximação aparente de Vênus e Júpiter no céu é um evento celestial que encanta muitas pessoas interessadas na astronomia. A conjunção dos dois planetas oferece uma oportunidade excelente para observadores amadores e profissionais registrarem esse fenômeno, que é frequentemente chamado de "estrela dupla". Astrônomos e educadores também aproveitam esses eventos para estimular o interesse pela ciência e pela observação do cosmos. Workshops, palestras e observações em grupo são algumas das atividades que podem ser realizadas para compartilhar o entusiasmo pela astronomia . Portanto , não perca a oportunidade de olhar para o céu e apreciar essa bela dança cósmica entre Vênus e Júpiter! [...] Correio Braziliense, 30 jun. 2015. Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-esaude/ 2015/06/30/interna_ciencia_saude,488449/ venus -e- jupiter - seencontram - no-ceu-nesta-terca-feira.shtml. Acesso em: 16 maio 2022. O quê? Q uem? Quando? Onde? Por quê? Como?
news Filme inspirado no jogo Minecraft estreia nos cinemas do Brasil: Jack Black e Jason Momoa comentam sobre a produção Reportagem do Fantástico deste domingo (6) mostra bastidores da produção e fala com fãs, atores e criadores sobre o fenômeno global dos blocos . 06/04/2025 21h52 Atualizado há 4 meses A espera acabou. O filme baseado em Minecraft, o jogo eletrônico mais vendido do mundo, estreou esta semana nos cinemas do Brasil. A produção mistura cenários reais e digitais para transportar o público ao universo pixelado que conquistou gerações. O jogo foi lançado em 2011 por um desenvolvedor sueco e virou febre. A proposta é simples e ao mesmo tempo infinita: extrair matérias-primas, fabricar ferramentas, construir... ou apenas explorar e sobreviver. Cada jogador escolhe como quer viver esse mundo. O quê? Q uem? Quando? Onde? Por quê? Como?C
Legenda Após ler uma parte da reportagem crie a legenda para esta imagem.
news Atlético-MG e Cruzeiro farão tira-teima na Copa do Brasil; veja histórico em mata-matas nacionais Galo e Raposa se enfrentaram duas vezes no torneio, e cada rival levou a melhor em uma O sorteio da Copa do Brasil feito pelo presidente da CBF, no Rio de Janeiro, no dia 04/08/2025 fez Atlético-MG e Cruzeiro cruzarem os caminhos em busca de uma vaga na semifinal. O duelo será o terceiro na história do torneio, sendo que cada clube levou a melhor em um. Neste ano, o primeiro jogo será na Arena MRV, e a volta no Mineirão. A primeira vez que se enfrentaram na Copa do Brasil (disputada desde 1989) foi na final de 2014. O Atlético venceu como mandante, por 2 a 0, e como visitante, por 1 a 0, conquistando pela primeira vez o torneio. O reencontro dos rivais ocorreu em 2019, nas quartas de final. Mandante na ida, no Mineirão, o Cruzeiro dominou e venceu por 3 a 0. Na volta, o Atlético esboçou reação, venceu por 2 a 0, no Independência, mas o placar foi insuficiente para avançar. A Raposa acabou eliminada pelo Internacional nas semifinais . O quê? Q uem? Quando? Onde? Por quê? Como?
Legenda Cruzeiro x Atlético-MG; Fabrício Bruno; Hulk — Foto: Gilson Lobo/AGIF Após ler uma parte da reportagem crie uma legenda para esta imagem.
news Universíade : Brasil vira contra os Estados Unidos e é campeão no basquete Time chegou a ficar 26 pontos atrás no placar, mas conseguiu virada Da CNN: 26/07/25 às 19:09 | Atualizado 26/07/25 às 19:09 O Brasil conquistou o ouro no basquete masculino dos Jogos Mundias Universitários de Rhine-Ruhr 2025 (Alemanha) na tarde deste sábado ( 26/07). O título veio depois de uma virada insana contra os Estados Unidos. Após estar perdendo por 26 pontos, a Seleção Brasileira conseguiu empatar o duelo no último quarto e forçar a prorrogação. No tempo extra, o Brasil foi melhor e venceu o jogo por 94 a 88 . Adyel foi o grande cestinha da partida, com 25 pontos, e comandou o time com mais quatro assistências e quatro roubos. Reynan , com 18, e Zu Júnior, com 16, também passaram do dois dígitos na pontuação. Para conquistar o ouro, o Brasil venceu seis partidas: Filipinas, Polônia e República Tcheca na fase de grupos, Coreia do Sul nas quartas e Alemanha - com direito a grande polêmica - na semifinal antes de bater os EUA na decisão . O quê? Q uem? Quando? Onde? Por quê? Como?
Legenda Após ler uma parte da reportagem crie uma legenda para esta imagem. Time brasileiro é vencedor na Universíade
news Calor extremo levou à redução de um terço das aves tropicais, diz estudo Populações de aves tropicais reduziram um terço desde 1980 devido às mudanças climáticas, segundo estudo Publicado na CNN 12/08/25 às 16:39 | Atualizado 12/08/25 às 16:39 As populações de pássaros tropicais caíram cerca de um terço (entre 25% e 38%), principalmente em regiões da Amazônia e do Panamá, desde 1980, devido à intensificação do calor extremo, em comparação a um mundo sem mudanças climáticas. Algumas espécies chegaram a ter uma diminuição de 50%. Os dados são de estudo publicado na segunda-feira (11) na revista Nature Ecology and Evolution . Algumas espécies chegaram a ter sua abundância diminuída em 50%, segundo pesquisa publicada na Nature Ecology and Evolution Segundo a pesquisa, as aves tropicais estão expostas a dez vezes mais calor extremo hoje do que há quarenta anos. O trabalho combinou dados observados com modelos para identificar os efeitos das mudanças climáticas nas populações de aves ao redor do mundo, com foco no calor e nas chuvas. O quê? Q uem? Quando? Onde? Por quê? Como?
legenda Após ler uma parte da reportagem crie uma legenda para esta imagem. Populações de aves tropicais reduziram um terço desde 1980 devido às mudanças climáticas, segundo estudo.