Países desenvolvidos e países em desenvolvimento.

camilaabrito1 311 views 21 slides Feb 09, 2018
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

Países desenvolvidos e países em desenvolvimento.


Slide Content

Países desenvolvidos e países em desenvolvimento Aula 02 frente 02

Conceitos Populacionais a. População Absoluta: número total de habitantes de uma área. Pela análise do volume de habitantes, e a comparação com outras áreas, tem-se a noção de lugar populoso ou não. A população brasileira atual é de 190.732.694 milhões de habitantes (dados do IBGE – outubro de 2010), o Brasil figura como a 5ª nação mais populosa do globo. Os 10 Países Mais Populosos do Mundo – 2010 (em milhões) 1) China > 1.321.8 2) Índia > 1.129,8 3) EUA > 301,1 4) Indonésia > 234,6 5) Brasil > 190,7 6 )Paquistão > 164,7 7) Bangladesh > 150,4 8) Rússia > 141,3 9) Nigéria > 135,0 10) Japão > 127,4 b. População Relativa = densidade demográfica: é a relação entre o total de habitantes de uma determinada região e a área abrangida por ela. Apresentada em hab./km2 a densidade demográfica não reflete com perfeição a distribuição espacial. Diversos fatores conjugados (processo de formação histórica, relevo, clima, distribuição das cidades e oportunidades de emprego) concentram mais população em determinadas áreas e menos em outras .

O crescimento vegetativo foi elevado porque as taxas de natalidade continuaram altas. A taxa de natalidade começou a declinar na década de 1980, tendo como principais fatores: entrada da mulher no mercado de trabalho; custo de criação/ formação elevado; urbanização; casamentos tardios; disseminação dos métodos anticoncepcionais; maior acesso a informação.

T AXA DE MORTALIDADE  → Corresponde à relação entre o número de óbitos ocorridos em 01 (um) ano e a população absoluta, tendo o resultado expresso por mil. Taxa de Mortalidade = número de óbitos/População Absoluta x 1000   . TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL  → Trata-se da relação do número de crianças, de até 1 (um) ano de idade, que morrem para cada grupo de mil nascidas vivas. . TAXA DE FECUNDIDADE  → Corresponde à média de filhos, por mulher, na idade de reprodução . Essa faixa de idade se inicia, em geral, aos 15 anos. Todavia, em muitos países como o Brasil, por exemplo, onde é comum meninas, abaixo dessa idade, terem filhos, esta taxa pode ficar um pouco distorcida . . EXPECTATIVA DE VIDA  → Consiste no índice que expressa a quantidade de anos que vive, em média, a população . Este é um índice muito utilizado para análise do nível de desenvolvimento dos países. ESTRUTURA DA POPULAÇÃO:  Trata da composição da população em relação a fatores como  etnia  (estrutura étnica),  idade  e  sexo  (estrutura etária) e ocupação profissional  (população ativa e inativa). . ESTRUTURA ÉTNICA:  A distinção dos indivíduos pela  cor  através da classificação geral de raças branca, negra, amarela e mestiça é, ainda, um fato muito controverso .

ESTRUTURA ETÁRIA:  A composição da população, em termos de  idade   e sexo , é representada através de  gráficos  sob a forma de  pirâmides   etárias .   Os principais elementos de uma pirâmide etária são: -  Base  (parte inferior, representando a população jovem); -  Corpo  (parte intermediária/representando a população adulta); -  Cume  ou  ápice  (parte superior/ representando a população idosa); -  Ordenada  (grupos ou faixas de idade); -  Abcissa  (quantidade de pessoas em valor absoluto ou porcentagem).   Considera-se para efeito de faixas etárias, os seguintes segmentos: . 0 a 19 anos: população  jovem ; . 20 a 59 anos: população  adulta ; . acima de 60 anos: população  idosa . Daí a origem da expressão “ terceira idade ” voltada para a população idosa.   As pirâmides de “ países jovens ”, ou seja, onde há elevada proporção de jovens em relação aos demais segmentos, apresentam uma base larga e o cume estreito, demonstrando baixo número de idosos. Este formato de pirâmide caracteriza a estrutura da população da maior parte dos países subdesenvolvidos. Por sua vez, os chamados “ países velhos ” são aqueles, cuja estrutura etária configura uma pirâmide de base mais estreita, configurando a baixa porcentagem de jovens e o cume mais largo, tendo em vista a grande proporção de idosos.

ESTRUTURA POR OCUPAÇÃO PROFISSIONAL:  O levantamento da estrutura da população, neste aspecto, classifica o indivíduo em dois grupos, levando em consideração a sua situação em termos de  ocupação profissional  e, também, de  idade  (no que se refere aos menores de idade). Vale ressaltar aqui que o termo  ocupação  subentende-se em atividade no mercado de trabalho  formal  (com carteira assinada e todos os direitos trabalhistas assegurados) como o  informal  (sem registro e direitos trabalhistas). Sendo assim, a população pode ser classificada em: .  População Economicamente Ativa (PEA) : é considerada deste grupo, toda e qualquer pessoa que esteja empregada ou à procura de emprego. A idade base considerada para o cálculo da PEA, nos países desenvolvidos, é a de 15 anos. No caso do Brasil, a idade é de 16 anos, tendo em vista que a Constituição Brasileira estabelece esta faixa etária como idade mínima para o ingresso no mercado de trabalho. . População Economicamente Inativa (PEI) :faz parte deste grupo, os indivíduos que não estão empregados, como os  aposentados , as  donas de casa que não exercem atividade econômica remunerada, as  crianças  e  adolescentes que ainda não atingiram a idade mínima para ingressar no mercado e os estudantes .