miqueiasvitorino
3,020 views
10 slides
May 16, 2015
Slide 1 of 10
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
About This Presentation
Slide sobre a paráfrase, como recurso discursivo-textual. Foco na modalidade escrita da língua portuguesa.
Size: 2.65 MB
Language: pt
Added: May 16, 2015
Slides: 10 pages
Slide Content
Ms . Miquéias Vitorino Paráfrase: brincando de “redizer” os textos
O que é a paráfrase Segundo Antunes (2005, p.62), “é voltar a dizer o que já foi dito antes, porém, com outras palavras”. Recurso largamente usado pela mídia e por redatores experientes para: (re)explicar algo, (re)lembrar o leitor sobre algo importante, fazer menção a outro texto que não está disponível.
Como fazer? É necessário ter um bom conhecimento e domínio lexical, substituir termos por sinônimos ou de sentidos aproximados, mudar estruturas sintáticas completas – para que não haja a repetição propriamente dita. Pode-se parafrasear os mais diversos tipos de texto, inclusive falas e discursos de pessoas ou entidades.
Em que situações se usa Veja o exemplo abaixo.
Para quê uma paráfrase? Sintetizar ou resumir uma informação já dita/apresentada. Acrescentar uma informação adicional, juntando-se a algo que já fora dito. Reinterpretar ou discutir algo que fora colocado. Inserir a fala de alguém de forma pertinente.
Leia e pratique Paráfrase não é algo complicado de fazer, mas exige prática. Cuidado ao usar as palavras dos outros: se o discurso pertence a alguém ou a alguma entidade, cite-o. Nesses casos em que é necessário citar alguém, expressões como “segundo fulano...” ou “de acordo com...” são sempre bem-vindas.
Referências bibliográficas ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005. FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais . 11.ed. São Paulo: Ática, 2009. KOCH, I.V; ELIAS, V. M. Ler e escrever. São Paulo: Contexto, 2009.