Período da Idade Média, chamada de Patrística, cujo expoente foi Santo Agostinho, na tentativa de conciliar a Fé com a razão.
Size: 829.28 KB
Language: pt
Added: Sep 19, 2025
Slides: 5 pages
Slide Content
PATRÍSTICA SANTO AGOSTINHO
CONTEXTO HISTÓRICO SÉCULO V d.C. O IMPÉRIO ROMANO ESTAVA SOB CONSTANTE ATAQUE DOS BÁRBAROS. OS POVOS GERMANOS FORAM OS MAIS IMPORTANTES INVASORES DO IMPÉRIO ROMANO, LEVANDO-O À DESTRUIÇÃO. A PARTIR DAÍ, SURGE UMA NOVA ORDEM NA SOCIEDADE EUROPEIA, O PERÍODO MEDIEVAL OU IDADE MÉDIA. MESMO COM TODAS AS MUDANÇAS, A IGREJA CATÓLICA MANTEVE-SE COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL, PARA ISSO CONSOLIDOU SUA ORGANIZAÇÃO E DIFUNDIU A DOUTRINA CATÓLICA.
CONTEXTO HISTÓRICO A I.C.A.R MESMO DIFUNDINDO A DOUTRINA CRISTÃ, PRESERVOU MUITOS DOS ELEMENTOS GRECO-ROMANO. SUA ENORME INFLUÊNCIA RELIGIOSA COLABOROU COM O AUMENTO DO SEU PODER POLPÍTICO DENTRO DA SOCIEDADE MEDIEVAL. CHEGOU A SER O PODER CONCILIADOR DAS ELITES DOMINANTES, AJUDANDO A CONTORNAR OS PROBLEMAS DAS RIVALIDADES INTERNAS DA NOBREZA FEUDAL. TAMBÉM CONQUISTOU UMA ENORME QUANTIDADE DE BENS E RIQUEZAS DURANTE ESTE PERÍODO.
CRISTIANISMO RELIGIÃO SURGIDA NO SÉCULO I d.C , DENTRO DO IMPÉRIO ROMANO. FORMADA POR SEGUIDORES DE JESUS CRISTO, SENDO UMA CORRENTE HETERODOXA DO JUDAÍSMO, MANTEVE O ANTIGO TESTAMENTO, MAS INTRODUZIU UM OUTRO LIVRO, CONHECIDO COMO NOVO TESTAMENTO. O DESENVOLVIMENTO DO CRISTIANISMO OCORREU JUNTAMENTE COM A EDIFICAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA. SENDO A ÚNICA REPRESENTANTE DA FÉ CRISTÃ ATÉ O INÍCIO DA IDADE MODERNA.
PADRES DA IGREJA Padres da Igreja – denominação dada aos primeiros pensadores e escritores da igreja Católica, especialmente aqueles que viveram entre os séculos IV e VIII. A palavra padre aqui significa “pai”, no sentido de que foram eles que formularam os primeiros conceitos da fé e da tradição católicas. Tiveram o papel de construir boa parte da doutrina cristã, com o propósito de explicar e justificar diversos aspectos de sua fé. Nesse processo, porém , não se poderia, de modo algum, contrariar as verdades reveladas por Deus aos humanos ou as interpretações das escrituras sagradas que foram sendo estabelecidas pela igreja.