Pluralidade de mundos habitados

pontedeluz 825 views 32 slides Feb 10, 2019
Slide 1
Slide 1 of 32
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32

About This Presentation

Pluralidade de mundos habitados


Slide Content

Palestra pLURALIDADE DE MUNDOS HABITADOS 12 de setembro de 2018

ESPIRITISMO - Definição O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como das suas relações com o mundo corporal.

Allan Kardec (1804 -1869) Educador, escritor e tradutor. Pseudónimo de Hippolyte Léon D enizard Rivail . Codificador da Doutrina Espírita. Visionário e corajoso.

DOUTRINA ESPÍRITA - Princípios Fundamentais 1. Deus; 2. Espírito e a sua imortalidade; 3. Comunicabilidade dos espíritos; 4. Reencarnação; 5. Pluralidade dos mundos habitados.

Atualidade do espiritismo O Homem já conquistou a Lua (20/07/1969) e hoje pesquisa outros mundos, mas a Doutrina Espírita referiu-se à pluralidade dos mundos habitados em 1857. Os Espíritos anteciparam a realidade científica.

A que se deve a resistência do homem a este tema? Fruto da ignorância, da arrogância e do orgulho. História da humanidade – o Homem acreditava-se o centro do Universo (teoria geocêntrica vs teoria heliocêntrica). O Homem não só se acha o melhor como o único.

A que se deve a resistência do homem a este tema? No espiritismo, Deus é cósmico, relaciona-se com a religião cósmica do amor. O Evangelho é um código moral das galáxias. O Homem tem de se evangelizar e, a partir daí, o progresso científico será mais rápido.

A que se deve a resistência do homem a este tema? Há conquistas científicas que são usadas para o mal, portanto o Homem tem de se tornar bom. A verdade vai-se revelando ao Homem a partir do momento em que ele se vá evangelizando, se vá preparando para utilizar essas descobertas científicas para o seu bem e para o bem dos seus irmãos.

A que se deve a resistência do homem a este tema? Enquanto isso, a ciência (também a Espírita) vai avançando vagarosamente, até ao ponto em que a descoberta da verdade não fará da nos, mas melhorias. Muitos cientistas que desvendaram a verdade, eram missionários, os quais voltarão para continuar os seus estudos.

Livro dos espíritos – pluralidade dos mundos Questões 55 a 59.

São habitados todos os globos que se movem no espaço? “Sim e o Homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição . Entretanto, há Homens que se têm por espíritos muito fortes e que imaginam pertencer a este pequenino globo o privilégio de conter seres racionais. Orgulho e vaidade! Julgam que só para eles criou Deus o Universo.” (O Livro dos Espíritos, questão 55)

São habitados todos os globos que se movem no espaço? “Deus povoou de seres vivos os mundos, concorrendo todos esses seres para o objetivo final da Providência.  Acreditar que só os haja no planeta que habitamos fora duvidar da sabedoria de Deus, que não fez coisa alguma inútil.  Certo, a esses mundos há de Ele ter dado uma destinação mais séria do que a de nos recrearem a vista.  Aliás, nada há, nem na posição, nem no volume, nem na constituição física da Terra, que possa induzir à suposição de que ela goze do privilégio de ser habitada, com exclusão de tantos milhares de milhões de mundos semelhantes.” (O Livro dos Espíritos, questão 55)

A constituição física dos diferentes planetas é a mesma? “Não; eles de modo algum se assemelham.” (O Livro dos Espíritos, questão 56)

Não sendo a mesma para todos a constituição física dos mundos, os seres que que os habitam terão uma organização diferente? “Sem dúvida, assim como no vosso os peixes são feitos para viver na água e os pássaros no ar.” (O Livro dos Espíritos, questão 57) “As condições de existência dos seres que habitam os diferentes mundos devem ser apropriadas ao meio no qual são convocados a viver. (…)” (O Livro dos Espíritos, questão 58)

Podemos reencarnar em diferentes mundos? As nossas diversas existências corporais não se verificam todas na Terra, vivemo-las em diferentes mundos. Todos os mundos são solidários. O que não se faz num, faz-se noutro. Livro dos Espíritos – Questões 172 e 176

Evangelho segundo o espiritismo Publicado em Paris em 1864. É uma das obras básicas do espiritismo, e dentre elas a que dá maior enfoque a questões religiosas, éticas e comportamentais do ser humano.

Cap. III – há muitas moradas na casa de meu pai Diferentes estados de alma na erraticidade. Diferentes categorias de mundos habitados. Destinação da Terra. Causas das misérias terrenas.

Cap. III – há muitas moradas na casa de meu pai INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS . Mundos inferiores e mundos superiores . Mundos de expiações e de provas . Mundos regeneradores . Progressão dos mundos

Quando Jesus disse: Não se turbe o vosso coração. – Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai ; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. – Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais. ( S. JOÃO, 14: 1 a 3.). Estava a ensinar-nos o princípio da pluralidade dos mundos habitados.

A “Casa do Pai” é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos Espíritos. Os diferentes mundos são os departamentos da “Casa do Pai”, nos quais o espírito evolui, progride, aprimora-se na busca da perfeição incessante.

Evolução dos mundos – escala de evolução Os mundos, tal como as pessoas e os Espíritos, também evoluem. Os Espíritos da codificação indicam-nos que o Espírito é sempre o Espírito em qualquer lugar do Universo. Os diferentes mundos que compõem o Universo são diferentes, portanto é natural que o perispírito e o corpo físico também o sejam.

Classificação dos mundos 1. Mundos primitivos , destinados às primeiras encarnações da alma humana; 2. Mundos de expiação e provas , onde domina o mal; 3. Mundos de regeneração , nos quais as almas que ainda têm que expiar haurem novas forças, repousando das fadigas das lutas; 4. Mundos ditosos , onde o bem sobrepuja o mal; 5. Mundos celestes ou divinos , habitações de espíritos depurados, onde exclusivamente reina o bem. A Terra pertence à categoria dos mundos de expiação e provas.

Allan Kardec – revista espírita – maio de 1858 entrevista PERGUNTA: O nosso globo terrestre é o primeiro de seus degraus, o ponto de partida, ou viemos mais de baixo? RESPOSTA: Há dois globos antes do vosso, que é um dos menos perfeitos. PERGUNTA: Qual é o mundo que habitas? És feliz? RESPOSTA: Júpiter. Nele gozo de uma grande calma; amo todos aqueles que me cercam; não temos mais ódio. Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)

Publicado pela primeira vez em 1868 ,  A Génese  é o quinto tomo fundamental do Espiritismo. Aborda várias questões de ordem filosófica e científica, como a criação do Universo e dos mundos, ou o surgimento do Espírito. No Cap. VI de A Génese, temos um trecho da comunicação de Galileu a Camille Flamarion . Este capítulo é textualmente extraído de uma série de comunicações ditadas à Sociedade Espírita de Paris, em 1862 e 1863, sob o título — Estudos uranográficos, e assinada GALILEU. Médium: C. F. [Estas são as iniciais do nome de Camille Flammarion .] Na segunda metade do século XIX, Camille Flamarion lança o livro A Pluralidade dos Mundos Habitados , que ganha enorme popularidade.

“...Com efeito, a Via Láctea é uma planície matizada de flores solares e planetárias, que brilham em toda a sua extensão. O nosso Sol e todos os corpos que o acompanham fazem parte desse conjunto de globos radiosos que formam a Via Láctea. Mau grado, as suas proporções gigantescas, relativamente à Terra, e à grandeza do seu império, ele, o Sol, ocupa inapreciável lugar em tão vasta criação. Podem contar-se por uma trintena de milhões os sóis que, à sua semelhança, gravitam nessa imensa região, afastados uns dos outros mais de cem mil vezes o raio da órbita terrestre. (…)

Kardec teve grandes continuadores Camille flammarion (1842-1925)

Francisco cândido xavier – 1910-2002 Com a idade de 17 anos começou a psicografar livros de Espíritos. Publicou 491 livros que foram traduzidos para vários idiomas. 1971 – Primeira personalidade religiosa do mundo inteiro a falar sobre a existência de civilizações extraterrestres. Programa televisivo “Pinga Fogo”.

Francisco cândido xavier – 1935 Segundo livro publicado. Espírito: Maria João de Deus (mãe de Chico Xavier, desencarnou em 1915). Descrições detalhadas da vida em Marte e em Saturno (Planeta Feliz).

Francisco cândido xavier – 1938 A Caminho da Luz História da Civilização à Luz do Espiritismo

Transição planetária Começou em 1757. 1857 – Codificação espírita. 20/07/1969 – Ida do Homem à Lua. Século XX – Apogeu da ciência e da tecnologia. Até julho de 2019 – Será vigiado o avanço tecnológico e social. Século XXI – Século do renascimento das artes e da espiritualidade. 2057 – A Terra será um planeta regenerado.

As civilizações superiores podem intuir-nos o caminho, mas não podem fazer o caminho por nós. obrigada
Tags