Caçadores-coletores do litoral Praticamente sedentários. Fabricavam redes, agulhas , anzóis e barcos para pesca no mar. Produziam esculturas de pedra polida em forma de animais, os zoólitos . Sepultavam os mortos em urnas de cerâmica. Sambaquis
Pintura rupestre encontrada na Serra da Capivara - Brasil
As marcas da pré-história brasileira estão presentes em todos os cantos do país. E o nome do conjunto desses vestígios encontrados em determinada região recebe o nome de sítio arqueológico e o mais conhecido em nosso país é o da Serra da Capivara no estado do Piauí.
REGIÕES HABITADAS Os homens da Pré-história espalharam-se por diversas áreas do território brasileiro. As descobertas arqueológicas apontam para grupos humanos que viveram em regiões da Amazônia, Piauí, litoral (principalmente dos estados de SP, SC, RJ e ES), região de Lagoa Santa (interior de Minas Gerais).
ALGUNS DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS BRASILEIROS
Pintura rupestre na Serra da Capivara
Parque Nacional da Serra da Capivara criado em 1975 e tombado em 1991 pela Unesco , dos 400 sítios arqueológicos do parque, pelo menos dez já foram encontrados vestígios de presença humana que podem alcançar mais de 40.000 anos.
Pedra Furada - São Raimundo Nonato
os vestígios mais antigos da presença humana na América foram encontrados em 1969 em São Raimundo Nonato, precisamente na toca do Boqueirão da Pedra Furada . São restos de fogueiras e instrumentos de pedra lascada, vários esqueletos humanos, uma enorme quantidade de ossos de animais hoje extintos como tigres de dentes de sabre, mastodontes, etc. e pinturas rupestres.
Pedra Furada - São Raimundo Nonato 300 sítios arqueológicos já conseguiram identificar um total de cerca de 9000 figuras em 200 abrigos .
LAGOA SANTA - MG é o local onde está registrado uma das mais notórias descobertas da arqueologia nacional. Foi ali que se achou o mais antigo fóssil das Américas. Trata-se do crânio feminino que existiu há cerca de 11.500 anos. Pesquisas desenvolvidas a partir desse fóssil (apelidado de Luzia) abriram portas para novas teorias sobre o processo de ocupação do continente.
LAGOA SANTA – MG LUZIA - localizado em 1975
SAMBAQUIS – SANTA CATARINA (SC) são montes compostos de moluscos (de origem marinha, terrestre ou de água salobra), esqueletos de seres pré-históricos, ossos humanos, conchas e utensílios feitos de pedra ou ossos. É resultado de ações humanas, ou seja, são montes artificiais, com dimensões e formas variadas.
As explicações possíveis quanto à finalidade dos sambaquis são diversas. Para alguns pesquisadores, eles seriam depósitos dos restos de alimentos , de carcaças e ossadas de animais, servindo também, não se sabe por que, como abrigo de sepulturas de humanos. Não eram utilizados como moradias, enfim.