vandersondeoliveira21
4 views
22 slides
Oct 21, 2025
Slide 1 of 22
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
About This Presentation
Douglas baptista
Size: 78.74 KB
Language: pt
Added: Oct 21, 2025
Slides: 22 pages
Slide Content
A EDUCAÇÃO E A COSMOVISÃO CRISTÃ Pr. Douglas Roberto de Almeida Baptista
Romanos 12.1,2 1- Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
Romanos 12.1,2 2- E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
1. O CONCEITO DE EDUCAÇÃO. 2. OS DESAFIOS DAS FALSAS FILOSOFIAS. 3. AS ESCRITURAS COMO FUNDAMENTO. (i) A EDUCAÇÃO
1. O CONCEITO DE EDUCAÇÃO -A palavra “educação” tem origem nos termos latinos “ educare ” e “ educere ” cujo significado básico é “nutrir” e “conduzir para fora”. -Nas Escrituras, destaca-se o emprego do vocábulo grego “ paideia ” com o sentido de “ensinar” e “educar”.
1. O CONCEITO DE EDUCAÇÃO -A “Educação cristã” se preocupa com a formação do caráter cristão . -Aplica-se ao ensino da ortodoxia bíblica professada pela denominação religiosa. -Dedica-se à educação formal e acadêmica baseada nos princípios e valores cristãos.
2. DESAFIOS DAS FALSAS FILOSOFIAS. - Relativismo cultural que faz inversão dos valores; - Utilitarismo onde os fins justificam os meios; - Humanismo que busca na lógica e na razão as respostas aos questionamentos humanos;
2. DESAFIOS DAS FALSAS FILOSOFIAS. - Materialismo marxista que exclui a possibilidade de existir algo além da matéria; - Teologias liberais que questionam a veracidade bíblica; - Hermenêutica pós-moderna que busca ressignificar o sentido do texto sagrado.
3. AS ESCRITURAS COMO FUNDAMENTO -A “ Sola Scriptura ” como um dos princípios teológicos da Reforma. - “A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, única revelação escrita de Deus dada pelo Espírito Santo para a humanidade [...] nossa única regra de fé e prática, a inerrante, completa e infalível Palavra de Deus”.
3. AS ESCRITURAS COMO FUNDAMENTO - Inspiração divina, verbal e plenária. A Bíblia é “divinamente inspirada” (2Tm 3.16). - Infalibilidade e inerrância são vocábulos que apontam à veracidade das Escrituras. Indicam que a Bíblia Sagrada não falha e não erra.
1. O CONCEITO DE COSMOVISÃO. 2. A ÉTICA E A MORAL CRISTÃ. 3. A COSMOVISÃO CRISTÃ E A CULTURA. ( ii ) COSMOVISÃO CRISTÃ
1. O CONCEITO DE COSMOVISÃO . -O termo cosmovisão significa “ modo de olhar o mundo ”. -A cosmovisão de uma pessoa é a soma de todas as suas crenças básicas... -Um conjunto de ideias que direciona o seu modo de vida...
1. O CONCEITO DE COSMOVISÃO . -Modo pelo qual uma pessoa vê ou interpreta uma realidade . -Estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. -A cosmovisão influencia muito a maneira como a pessoa vê Deus, a origem e a natureza humana, o mal, os valores e destino.
2. A ÉTICA E A MORAL CRISTÃ -A palavra “ ética ” possui origem no vocábulo grego “ ethos ” que literalmente significa “ costumes ” ou “ hábitos ”. -No latim é usado o termo correspondente “ mos ” (moral) com o sentido de “ normas ” ou “ regras ”.
2. A ÉTICA E A MORAL CRISTÃ - A ética trata dos princípios e a moral da prática baseada nesses princípios. -A ética e moral são como a teoria e a prática . -Por exemplo, se eu tenho um princípio ético que me orienta a dizer a verdade , minha conduta moral será mentir ou não.
2. A ÉTICA E A MORAL CRISTÃ -A ética cristã tem como objetivo indicar a conduta ideal para a retidão do comportamento humano. -O fundamento moral da ética cristã são as Escrituras . Portanto, a ética cristã não se modifica e nem se relativiza.
3. A COSMOVISÃO CRISTÃ E A CULTURA “ Cristo contra a cultura ”. Essa atitude estava inicialmente associada com a Reforma radical onde s eus defensores ensinavam a separação total dos cristãos da cultura mundana e caída.
3. A COSMOVISÃO CRISTÃ E A CULTURA ( ii ) “ O Cristo da Cultura ”. Nesta interpretação o cristianismo deve ajustar-se para que esteja sintonizado com as normas culturais.
3. A COSMOVISÃO CRISTÃ E A CULTURA ( iii ) “ Cristo acima da cultura ” Busca subordinar os valores da sociedade às doutrinas cristãs. Essa ideia também é chamada de “ sinteticismo ” que vê a Igreja como geradora da verdadeira cultura.
3. A COSMOVISÃO CRISTÃ E A CULTURA ( iv ) “ Cristo e cultura em paradoxo ”. Ensinam que o cristão deve pensar que pertence a dois reinos, em geral, designados como “temporal” e “espiritual”. O governo espiritual é efetivado por meio da Palavra e o governo mundano é efetivado por meio da lei civil.
3. A COSMOVISÃO CRISTÃ E A CULTURA (v) “ Cristo, o transformador da cultura ”. Esta posição é também chamada de “ conversionismo ” representada por John Wesley (1703-1791) busca a transformação da cultura e da sociedade por meio da conversão.
-A educação cristã tem como pressuposto a supremacia das Escrituras: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus -Na cosmovisão cristã , as Sagradas Escrituras registram os fundamentos da ética e da moral a ser observada, praticada, e proclamada ao mundo. ( iii ) CONSIDERAÇÕES FINAIS