PrDouglas-Baptista-Educacao-e-cosmovisao-crista.pptx

vandersondeoliveira21 4 views 22 slides Oct 21, 2025
Slide 1
Slide 1 of 22
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22

About This Presentation

Douglas baptista


Slide Content

A EDUCAÇÃO E A COSMOVISÃO CRISTÃ Pr. Douglas Roberto de Almeida Baptista

Romanos 12.1,2 1- Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Romanos 12.1,2 2- E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

1. O CONCEITO DE EDUCAÇÃO. 2. OS DESAFIOS DAS FALSAS FILOSOFIAS. 3. AS ESCRITURAS COMO FUNDAMENTO. (i) A EDUCAÇÃO

1. O CONCEITO DE EDUCAÇÃO -A palavra “educação” tem origem nos termos latinos “ educare ” e “ educere ” cujo significado básico é “nutrir” e “conduzir para fora”. -Nas Escrituras, destaca-se o emprego do vocábulo grego “ paideia ” com o sentido de “ensinar” e “educar”.

1. O CONCEITO DE EDUCAÇÃO -A “Educação cristã” se preocupa com a formação do caráter cristão . -Aplica-se ao ensino da ortodoxia bíblica professada pela denominação religiosa. -Dedica-se à educação formal e acadêmica baseada nos princípios e valores cristãos.

2. DESAFIOS DAS FALSAS FILOSOFIAS. - Relativismo cultural que faz inversão dos valores; - Utilitarismo onde os fins justificam os meios; - Humanismo que busca na lógica e na razão as respostas aos questionamentos humanos;

2. DESAFIOS DAS FALSAS FILOSOFIAS. - Materialismo marxista que exclui a possibilidade de existir algo além da matéria; - Teologias liberais que questionam a veracidade bíblica; - Hermenêutica pós-moderna que busca ressignificar o sentido do texto sagrado.

3. AS ESCRITURAS COMO FUNDAMENTO -A “ Sola Scriptura ” como um dos princípios teológicos da Reforma. - “A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, única revelação escrita de Deus dada pelo Espírito Santo para a humanidade [...] nossa única regra de fé e prática, a inerrante, completa e infalível Palavra de Deus”.

3. AS ESCRITURAS COMO FUNDAMENTO - Inspiração divina, verbal e plenária. A Bíblia é “divinamente inspirada” (2Tm 3.16). - Infalibilidade e inerrância são vocábulos que apontam à veracidade das Escrituras. Indicam que a Bíblia Sagrada não falha e não erra.

1. O CONCEITO DE COSMOVISÃO. 2. A ÉTICA E A MORAL CRISTÃ. 3. A COSMOVISÃO CRISTÃ E A CULTURA. ( ii ) COSMOVISÃO CRISTÃ

1. O CONCEITO DE COSMOVISÃO . -O termo cosmovisão significa “ modo de olhar o mundo ”. -A cosmovisão de uma pessoa é a soma de todas as suas crenças básicas... -Um conjunto de ideias que direciona o seu modo de vida...

1. O CONCEITO DE COSMOVISÃO . -Modo pelo qual uma pessoa vê ou interpreta uma realidade . -Estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. -A cosmovisão influencia muito a maneira como a pessoa vê Deus, a origem e a natureza humana, o mal, os valores e destino.

2. A ÉTICA E A MORAL CRISTÃ -A palavra “ ética ” possui origem no vocábulo grego “ ethos ” que literalmente significa “ costumes ” ou “ hábitos ”. -No latim é usado o termo correspondente “ mos ” (moral) com o sentido de “ normas ” ou “ regras ”.

2. A ÉTICA E A MORAL CRISTÃ - A ética trata dos princípios e a moral da prática baseada nesses princípios. -A ética e moral são como a teoria e a prática . -Por exemplo, se eu tenho um princípio ético que me orienta a dizer a verdade , minha conduta moral será mentir ou não.

2. A ÉTICA E A MORAL CRISTÃ -A ética cristã tem como objetivo indicar a conduta ideal para a retidão do comportamento humano. -O fundamento moral da ética cristã são as Escrituras . Portanto, a ética cristã não se modifica e nem se relativiza.

3. A COSMOVISÃO CRISTÃ E A CULTURA “ Cristo contra a cultura ”. Essa atitude estava inicialmente associada com a Reforma radical onde s eus defensores ensinavam a separação total dos cristãos da cultura mundana e caída.

3. A COSMOVISÃO CRISTÃ E A CULTURA ( ii ) “ O Cristo da Cultura ”. Nesta interpretação o cristianismo deve ajustar-se para que esteja sintonizado com as normas culturais.

3. A COSMOVISÃO CRISTÃ E A CULTURA ( iii ) “ Cristo acima da cultura ” Busca subordinar os valores da sociedade às doutrinas cristãs. Essa ideia também é chamada de “ sinteticismo ” que vê a Igreja como geradora da verdadeira cultura.

3. A COSMOVISÃO CRISTÃ E A CULTURA ( iv ) “ Cristo e cultura em paradoxo ”. Ensinam que o cristão deve pensar que pertence a dois reinos, em geral, designados como “temporal” e “espiritual”. O governo espiritual é efetivado por meio da Palavra e o governo mundano é efetivado por meio da lei civil.

3. A COSMOVISÃO CRISTÃ E A CULTURA (v) “ Cristo, o transformador da cultura ”. Esta posição é também chamada de “ conversionismo ” representada por John Wesley (1703-1791) busca a transformação da cultura e da sociedade por meio da conversão.

-A educação cristã tem como pressuposto a supremacia das Escrituras: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus -Na cosmovisão cristã , as Sagradas Escrituras registram os fundamentos da ética e da moral a ser observada, praticada, e proclamada ao mundo. ( iii ) CONSIDERAÇÕES FINAIS
Tags