Problemas da língua culta

FabricioSouza12 1,965 views 16 slides Feb 23, 2015
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

3º ano


Slide Content

Problemas da língua culta (Ernan i Terra)

Problemas da língua culta Palavras e expressões que causam dúvida: a) por que / por quê / porque / porquê a.1 . Por que (pelo qual) ou após ele aparecer ou ficar subentendida a palavra “razão” Ex.: “Este é o caminho por que passa todos os dias” “Por que razão você não apareceu?” “Você não compareceu por quê?” a.2 . Porque (equivale a pois): Ex.: “Tirou boa nota porque estudou bastante” “Não compareceu porque estava doente” a.3 . Porquê (substantivo, por isso precedido de artigo) Ex.: “Nem o governo sabe o porquê daquela medida” “Não compreendemos o porquê daquela briga”

Problemas da língua culta Palavras e expressões que causam dúvida: b) Onde / aonde b.1. Emprega-se “aonde” com verbos que dão ideia de movimento: Ex.: “Aonde você vai?” (verbo ir) “Aonde nos leva com tal rapidez?” (verbo levar + advérbio de modo) Obs.: andar, partir, ir, vir, sair, chegar, correr, dançar, descer, subir, pular, saltar etc. b.2. Emprega-se “onde”, naturalmente, em verbos que não dão ideia de movimento: “Onde estão os livros?” (ideia de localização) “Não sei onde te encontrar” (ideia de localização)

Problemas da língua culta Palavras e expressões que causam dúvida: c) Mas / mais c.1. Mas (conjunção adversativa, equivale a contudo, todavia, entretanto, isto é, ideia de oposição ou contradição de ideias, informações ou resultado de situações) Ex.: “O time terminou o campeonato sem derrota, mas não foi o campeão” c.2 . Mais (advérbio de intensidade, antônimo de menos ) “Ele leu mais livros este ano que no ano anterior” “Ele era o político mais popular da campanha”

Problemas da língua culta Palavras e expressões que causam dúvida: d) Mal / mau d.1. Mau (sempre adjetivo, tendo como antônimo bom ) Ex.: “Escolheu um mau momento para sair” d.2 . Mal - advérbio de modo, antônimo de bem : Ex.: “Ele se comportou mal ” - Conjunção temporal equivalente a assim que : Ex.: “ Mal chegou, saiu” - substantivo (precedido de artigo ou outro determinante): Ex.: “O bem e o mal são nitidamente personificados nas histórias infantis”

Problemas da língua culta Palavras e expressões que causam dúvida: e) Cessão / sessão / secção / seção e.1. Cessão (ceder, dar) Ex.: “Ele fez cessão dos seus bens autorais” e.2. Sessão (o intervalo de tempo que dura uma reunião, assembleia) Ex.: “Assistimos a uma sessão de cinema” e.3. Secção ou seção (parte de um todo, departamento) Ex.: “Lemos a notícia na seção de esportes” (jornal) “Compramos os presentes na seção de brinquedos” (loja)

Problemas da língua culta Palavras e expressões que causam dúvida: e) Cessão / sessão / secção / seção e.1. Cessão (ceder, dar) Ex.: “Ele fez cessão dos seus bens autorais” e.2. Sessão (o intervalo de tempo que dura uma reunião, assembleia) Ex.: “Assistimos a uma sessão de cinema” e.3. Secção ou seção (parte de um todo, departamento) Ex.: “Lemos a notícia na seção de esportes” (jornal) “Compramos os presentes na seção de brinquedos” (loja)

Problemas da língua culta Palavras e expressões que causam dúvida: f) Há / a f.1. Na indicação de tempo, emprega-se: - há para indicar tempo transcorrido (equivale a faz ) Ex.: “ Há dois meses que ele não aparece” “Ele chegou da Europa há um ano” - a para indicar tempo futuro Ex.: “Daqui a dois meses ele aparecerá” “Ele voltará daqui a um ano”

Problemas da língua culta Palavras e expressões que causam dúvida: g) Senão / se não g.1. Senão equivale a “caso contrário” Ex.: “Devemos entregar o trabalho no prazo, senão o contrato será cancelado” g.2. Se não inicia orações adverbiais condicionais e equivale a “se por acaso não” Ex.: “ Se não chover amanhã, viajaremos para o litoral” “A festa ocorrerá amanhã à noite, se não ocorrer nenhum imprevisto” Obs.: existe um senão substantivo, significando mácula, defeito, precedido de artigo ou outro determinante: Ex.: “Essa pessoa só tem um senão ”

Problemas da língua culta Palavras e expressões que causam dúvida: h) Ao invés de / em vez de h.1. Ao invés de significa “ao contrário de” Ex.: “Ao invés do que previu a metereologia , choveu muito ontem” h.2. Em vez de significa “no lugar de” Ex.: “Em vez de jogar tênis, preferimos ir ao cinema”

Problemas da língua culta Palavras e expressões que causam dúvida: i) Ao encontro / de encontro i.1. Ao encontro (rege a preposição de) significa “estar a favor de” Ex.: “Aquelas atitudes vão ao encontro do que eles pregavam” i.2. De encontro a (rege a preposição a) significa “ser contra” Ex.: “Sua atitude veio de encontro ao que eu esperava”

Problemas da língua culta Palavras e expressões que causam dúvida: j) Acerca de / há cerca de j.1. Acerca de é uma locução prepositiva, equivale a “a respeito de” Ex.: “Discutimos a respeito /acerca de uma melhor saída para o caso” j.2. Há cerca de é uma expressão em que o verbo haver indica tempo transcorrido, equivalendo a faz Ex.: “Há cerca de uma semana, discutimos uma melhor saída para o caso”

Problemas da língua culta Palavras e expressões que causam dúvida: k) A fim de / afim k.1. A fim de é uma locução prepositiva que indica finalidade Ex.: “Ele saiu cedo a fim de chegar a tempo” k.2. Afim é adjetivo e significa “semelhante”, “por afinidade” Ex.: “Tratava-se de ideias afins ” “O genro é um parente afim ”

Problemas da língua culta Palavras e expressões que causam dúvida: l) Demais / de mais l.1. Demais - é advérbio de intensidade (muito) Ex.: “Eles falam demais - como substantivo, significará “os restantes” Ex.: “Escalaram onze atletas para jogar, os demais ficaram no banco” l.2. De mais é locução prepositiva (oposto a “de menos”) Ex.: “Não haviam feito nada de mais”

Problemas da língua culta Palavras e expressões que causam dúvida: m) À-toa / à toa m.1. À-toa é um adjetivo (significa “impensado”, “inútil”, “desprezível”) Ex.: “Não lhe davam o devido valor porque pensavam ser ela uma pessoa à-toa ” m.2. À toa é advérbio de modo e significa “a esmo”, “sem razão”, “inutilmente” Ex.: “Andavam à toa pela rua” “Ele fez isso à toa”

Problemas da língua culta Palavras e expressões que causam dúvida: n) Dia-a-dia / dia a dia n.1. Dia-a-dia é um substantivo e significa “cotidiano” Ex.: “O dia-a-dia daquele trabalhador era extremamente agitado” n.2. Dia a dia é expressão adverbial e equivale a “todos os dias”, “cotidianamente” Ex.: “Os preços das mercadorias subiam dia a dia”
Tags