Provérbios 18:1 O individualista, que faz tudo sempre sozinho, é um egoísta, que recusa toda a espécie de conselhos. Provérbios 18:1
Provérbios 18:2 O tolo (o insensato) não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos.
Provérbios 18:3 Com a impiedade, vem o desprezo, e com a desonra vem a vergonha.
Provérbios 18:4 As palavras da boca do homem são como águas profundas, E a fonte da sabedoria é como ribeiro que corre.
Provérbios 18:5 Não é bom favorecer os ímpios para privar da justiça o justo.
Provérbios 18:5 Quem favorece os malfeitores a fim de poder condenar o inocente, está agindo com profunda injustiça. Provérbios 18:5
Oremos Pai querido, que do meu interior saiam palavras de sabedoria para edificar, exortar e repreender na justiça. Livra-me de ser injusto(a), individualista, e insensato(a) e ajuda-me a aceitar bons conselhos, a expressar o que penso oportunamente. Que ao julgar eu seja justo(a) e fiel aos teus princípios. Amém.
Provérbios 18:7 As palavras do tolo provocam destruição (briga), e a sua conversa um laço para sua alma (atrai castigo).
Provérbios 18:8 As conversas sobre a vida alheia são , para o caluniador, como guloseimas que descem até o fundo do ventre.
Provérbios 18:9 O homem preguiçoso no seu trabalho é irmão do destruidor.
OREMOS Pai amado venho novamente pedir-te que as palavras de meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis a ti Senhor. Livra-me das palavras do tolo, do insensato que calunia. Faz-me diligente em meu trabalho. Em nome de Jesus. Amém.
Provérbios 18:10 O nome de YHVH (do Senhor) é uma torre forte ; os justos correm para ela e estão seguros.
Provérbios 18:11 O rico pensa que a sua riqueza o protege como as muralhas altas e fortes de uma cidade.
Provérbios 18:12 A queda vem depois do orgulho (da vaidade) mas a honra vem depois da humildade.
Provérbios 18:13 Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha.
Provérbios 18:14 O espírito do homem pode aguentar a doença , mas o espírito deprimido, quem o levantará?
Provérbios 18:15 O coração do entendido adquire conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria.
Oremos Amado Pai celestial, tu és YHVH, e o teu nome é uma torre forte onde encontro abrigo e proteção. Em ti encontro a sabedoria e o entendimento, e a força para não abater meu espírito diante dos problemas. Conserva meu coração em ti em quebrantamento e humildade, reconhecendo minha dependência do Senhor todos os dias e em todos os momentos. Em nome de Jesus. Amém.
Provérbios 18:16 O presente abre o caminho para aquele que o entrega e o conduz à presença dos grandes.
Provérbios 18:17 O primeiro a apresentar a sua causa parece ter razão, até que outro venha à frente e o questione. Provérbios 18:17
Provérbios 18:18 Lançar sortes resolve contendas e decide questões entre poderosos.
Provérbios 18:19 Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada, e as discussões são como as portas trancadas de uma cidade (como ferrolhos de um castelo).
Provérbios 18:20 Para uma pessoa que sabe dar bons conselhos, isso dá-lhe satisfação como se comesse um bom prato quando está com fome. Provérbios
Provérbios 18:21 A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto (da consequência do que disseram).
Oremos Querido pai celestial dá-me a sabedoria no falar e no calar, lembrando que há poder de vida e de morte na palavra, e ela sempre traz consequência. Livra-me de ofender os irmãos com minhas palavras, e que eu seja criterioso(a) no falar. Em nome de Jesus. Amém.
Provérbios 18:22 Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção de YHVH(do Senhor) .
Provérbios 18:23 O pobre fala suplicando, mas quantas vezes o rico lhe responde duramente (com aspereza)!
Provérbios 18:23 Quem faz para si muitos amigos, fá-los para sua desgraça (pode chegar à ruína); mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão.
Oremos Pai amado, graças pelo conjugue que tu me deste para ser benção em minha vida e para que eu seja benção em sua vida. Tu sabes que precisamos de amigos, por isto te peço acerques de nós amigos fiéis, mais chegados que irmãos, e que sejamos também amigos(as) fiéis. Amém.