Psicologia: Relacionamento Interpessoal.pptx

146 views 24 slides Mar 25, 2024
Slide 1
Slide 1 of 24
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24

About This Presentation

A importância do relacionamento interpessoal em todos os âmbitos de nossa vida.


Slide Content

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Dinâmica da Ordem DESENHAR UM ANIMAL QUE POSSUA: • PORTE ELEVADO • OLHOS PEQUENOS • RABO COMPRIDO • ORELHAS SALIENTES • PÉS ENORMES • COBERTO DE PELOS

O que é Relacionamento Interpessoal? Podemos dizer que são relações desenvolvidas entre duas ou mais pessoas e com o ambiente em que vivem e convivem, ou seja, o EU com o (os) OUTRO(S) e com o meio. É a maneira como você se relaciona com as pessoas à sua volta. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser no contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade.

Comportamentos Favoráveis no processo de Relação Interpessoal Ser simpático; Ser proativo; Saber ouvir; Saber trabalhar em grupo; Autoestima elevada; Autoconfiança em seus atos;

Comportamentos prejudiciais no processo de Relação Interpessoal Passividade; Falta de autonomia; Timidez excessiva; Autoritarismo; Agressividade com os demais;

Qual a importância do Autoconhecimento nas Relações Interpessoais? Entenda suas emoções; Descubra seus pontos fortes e pontos fracos; Seja menos crítico; Entenda quais são suas necessidades nas relações; Aceite que as pessoas são diferentes.

O que são Relações Intergrupais? Relações Intergrupais são as relações de convivência entre dois ou mais grupos de pessoas, que convivem em um determinado espaço territorial, político, econômico e social, representando socialmente os objetivos comuns do referido grupo ou organização, independentemente da quantidade de integrantes do grupo e de seu objetivo de existência.

O que são Relações Intergrupais? Nos grupos as pessoas buscam amparo, trocam experiências, suprem suas necessidades sociais de convivência humana, trocam experiências boas e ruins, constroem objetivos pessoais e comuns. A convivência entre os grupos ou entre seus integrantes de um grupo consiste em partilhar a vida, as atividades com os outros. São encontros para conviver, para buscar juntos um objetivo, e onde se partilha a vida, as experiências e se busca uma projeção futura.

Qual a utilidade da convivência para o ser humano? Todos temos uma necessidade de agrupar-nos, de estar com, de estar em relação com. O homem não consegue viver só, ele necessita estar com outras pessoas que compartilham suas crenças e princípios morais e éticos, socializar suas experiências e trocar informações.

Regras que regem uma boa convivência entre as pessoas de um determinado grupo Sentimento: Nunca jogar com os sentimentos dos outros; Humilhação: Nunca devemos constranger o outro, mesmo que o mereça; Justiça: Devemos agir com justiça, com cordialidade, desenvolver um senso de justiça entre o que é certo e errado, entre o que é bom e ruim, entre o que é justo e injusto; Inquietação: Não se deixar levar por nervosismo, impaciência e egoísmo.

Regras que regem uma boa convivência entre as pessoas de um determinado grupo Esperança: Alimente a esperança, jamais corte as asas da ilusão e da esperança, regue a realização dos sonhos, mesmo que o planejado seja quase impossível de ser conquistado; Respeito: Seja respeitoso com os outros, respeite todas as opiniões; Sorriso: Saiba acolher com sorriso; Emoção Seja uma pessoa emocionalmente estável, controle suas emoções, equilibrando as emoções conforme a ocasião.

Regras que regem uma boa convivência entre as pessoas de um determinado grupo Interesse: Interessar-se por quem anda ao nosso lado triste, preocupado, mas com maior respeito por sua intimidade. Empatia: Ver o outro com os olhos do outro, ou seja, como ele realmente é, saber escutar. Falar é um dom a através da palavra é possível descobrir a NOBREZA de uma pessoa. Além de que, prestar a devida atenção e escutar com SABEDORIA revela as virtudes daqueles que assim procedem.

Comunicação Passiva Comunicação Passiva: são tímidas, raramente se envolvem, tem vergonha de perguntar porquê, tem medo de dizer não, não reclamam, mesmo descontentes, auto estima e auto imagem negativas, tristeza, depressão e solidão.

Comunicação Agressiva Comunicação Agressiva: a pessoa responde de forma agressiva a qualquer situação, gerando conflitos desnecessários, tem opiniões bem fortes e não tem medo de expressá-las, raiva, depressão e solidão (ninguém quer ficar perto de uma pessoa que só diminui quem está ao seu redor).

Comunicação Passivo – agressivo Comunicação Passivo – agressivo: É quando uma pessoa tem atitudes que unem passividade e agressividade em uma mesma conduta. Ele é expresso por meio de sarcasmo, ironia, intimidação, vitimização, teimosia, ressentimento, entre outros.

Comunicação Assertiva A assertividade é a capacidade de nos expressarmos honestamente sem negarmos os direitos dos outros de fazerem o mesmo. Uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado.

Como ter uma comunicação assertiva? Aprenda a entender o outro; Aprenda a ouvir na essência; Atenção à sua fala; Acerte o momento;

5 Pilares do Relacionamento Interpessoal no trabalho

O ambiente de trabalho é a extensão da nossa casa?

A Lei do Espelho

“O segredo da assertividade está no conhecimento e domínio de si mesmo”. Cesar Milan

GRATIDÃO!
Tags