A importância do relacionamento interpessoal em todos os âmbitos de nossa vida.
Size: 1.09 MB
Language: pt
Added: Mar 25, 2024
Slides: 24 pages
Slide Content
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Dinâmica da Ordem DESENHAR UM ANIMAL QUE POSSUA: • PORTE ELEVADO • OLHOS PEQUENOS • RABO COMPRIDO • ORELHAS SALIENTES • PÉS ENORMES • COBERTO DE PELOS
O que é Relacionamento Interpessoal? Podemos dizer que são relações desenvolvidas entre duas ou mais pessoas e com o ambiente em que vivem e convivem, ou seja, o EU com o (os) OUTRO(S) e com o meio. É a maneira como você se relaciona com as pessoas à sua volta. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser no contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade.
Comportamentos Favoráveis no processo de Relação Interpessoal Ser simpático; Ser proativo; Saber ouvir; Saber trabalhar em grupo; Autoestima elevada; Autoconfiança em seus atos;
Comportamentos prejudiciais no processo de Relação Interpessoal Passividade; Falta de autonomia; Timidez excessiva; Autoritarismo; Agressividade com os demais;
Qual a importância do Autoconhecimento nas Relações Interpessoais? Entenda suas emoções; Descubra seus pontos fortes e pontos fracos; Seja menos crítico; Entenda quais são suas necessidades nas relações; Aceite que as pessoas são diferentes.
O que são Relações Intergrupais? Relações Intergrupais são as relações de convivência entre dois ou mais grupos de pessoas, que convivem em um determinado espaço territorial, político, econômico e social, representando socialmente os objetivos comuns do referido grupo ou organização, independentemente da quantidade de integrantes do grupo e de seu objetivo de existência.
O que são Relações Intergrupais? Nos grupos as pessoas buscam amparo, trocam experiências, suprem suas necessidades sociais de convivência humana, trocam experiências boas e ruins, constroem objetivos pessoais e comuns. A convivência entre os grupos ou entre seus integrantes de um grupo consiste em partilhar a vida, as atividades com os outros. São encontros para conviver, para buscar juntos um objetivo, e onde se partilha a vida, as experiências e se busca uma projeção futura.
Qual a utilidade da convivência para o ser humano? Todos temos uma necessidade de agrupar-nos, de estar com, de estar em relação com. O homem não consegue viver só, ele necessita estar com outras pessoas que compartilham suas crenças e princípios morais e éticos, socializar suas experiências e trocar informações.
Regras que regem uma boa convivência entre as pessoas de um determinado grupo Sentimento: Nunca jogar com os sentimentos dos outros; Humilhação: Nunca devemos constranger o outro, mesmo que o mereça; Justiça: Devemos agir com justiça, com cordialidade, desenvolver um senso de justiça entre o que é certo e errado, entre o que é bom e ruim, entre o que é justo e injusto; Inquietação: Não se deixar levar por nervosismo, impaciência e egoísmo.
Regras que regem uma boa convivência entre as pessoas de um determinado grupo Esperança: Alimente a esperança, jamais corte as asas da ilusão e da esperança, regue a realização dos sonhos, mesmo que o planejado seja quase impossível de ser conquistado; Respeito: Seja respeitoso com os outros, respeite todas as opiniões; Sorriso: Saiba acolher com sorriso; Emoção Seja uma pessoa emocionalmente estável, controle suas emoções, equilibrando as emoções conforme a ocasião.
Regras que regem uma boa convivência entre as pessoas de um determinado grupo Interesse: Interessar-se por quem anda ao nosso lado triste, preocupado, mas com maior respeito por sua intimidade. Empatia: Ver o outro com os olhos do outro, ou seja, como ele realmente é, saber escutar. Falar é um dom a através da palavra é possível descobrir a NOBREZA de uma pessoa. Além de que, prestar a devida atenção e escutar com SABEDORIA revela as virtudes daqueles que assim procedem.
Comunicação Passiva Comunicação Passiva: são tímidas, raramente se envolvem, tem vergonha de perguntar porquê, tem medo de dizer não, não reclamam, mesmo descontentes, auto estima e auto imagem negativas, tristeza, depressão e solidão.
Comunicação Agressiva Comunicação Agressiva: a pessoa responde de forma agressiva a qualquer situação, gerando conflitos desnecessários, tem opiniões bem fortes e não tem medo de expressá-las, raiva, depressão e solidão (ninguém quer ficar perto de uma pessoa que só diminui quem está ao seu redor).
Comunicação Passivo – agressivo Comunicação Passivo – agressivo: É quando uma pessoa tem atitudes que unem passividade e agressividade em uma mesma conduta. Ele é expresso por meio de sarcasmo, ironia, intimidação, vitimização, teimosia, ressentimento, entre outros.
Comunicação Assertiva A assertividade é a capacidade de nos expressarmos honestamente sem negarmos os direitos dos outros de fazerem o mesmo. Uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado.
Como ter uma comunicação assertiva? Aprenda a entender o outro; Aprenda a ouvir na essência; Atenção à sua fala; Acerte o momento;
5 Pilares do Relacionamento Interpessoal no trabalho
O ambiente de trabalho é a extensão da nossa casa?
A Lei do Espelho
“O segredo da assertividade está no conhecimento e domínio de si mesmo”. Cesar Milan