conteúdo sobre psicomotricidade na educação física
Size: 1.86 MB
Language: pt
Added: May 05, 2023
Slides: 17 pages
Slide Content
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA AULA 6: PSICOMOTRICIDADE NAS AULAS DE DANÇA; EXPERIÊNCIAS BÁSICAS PARA O ENSINO DA DANÇA. PROF. ESP. ESEQUIEL COSTA
ENTENDIMENTO SOBRE PSICOMOTRICIDADE Considerando o entendimento de que “[...] são vários os conceitos sobre psicomotricidade deixando claro que as ações do ser humano representam suas necessidades e possibilitam sua relação com outras pessoas” (PEREIRA, et al. 2001 , p. 15), pode-se afirmar que a psicomotricidade estuda o desenvolvimento global do indivíduo em diversas etapas de sua vida, articulando-se com outros campos científicos, como a Neurologia, Psicologia e a Pedagogia. A psicomotricidade se preocupa com a relação entre o homem e o seu corpo, pois não considera somente os aspectos psicológicos e motores, mas em aspectos cognitivos e sócio-afetivos que constituem o sujeito. Assim sendo, psicomotricidade é a área que se ocupa do corpo em movimento, contudo, sem esquecer que o corpo uma das é a ferramentas mais vastas que o indivíduo tem para expressar seus sentimentos, conhecimentos , ideias e emoções. É ele que une o indivíduo com o mundo que lhe dá as marcas necessárias para que seja constituído como sujeito (GORETTI, 2009).
ELEMENTOS PSICO MOTRIC IDADE PSICOLÓGICO: RELACIONADO AS EMOÇÕES E AFETIVIDADES COGNITIVO: FUNCÕES DO CEREBRO, RACIOCÍNIO LOGICO OU RÁPIDO MOVIMENTO CORPORAL CO PARA TODAS AS IDADES E NÃO SÓ PARA CRIANÇAS
CONCEITO CIÊNCIA AFETIVIDADE (EMOÇÕES) - QUERER FAZER COGNIÇÕES (INTELIGÊNCIA) – SABER FAZER MOTOR (MOVIMENTO) – PODER FAZER A PSICOMOTRICIDADE É A CIÊNCIA QUE ESTUDA O CORPO EM MOVIMENTO NUMA PESPECTIVA INTEGRAL: PARA ESTUDAR A PSICOMOTRICIDADE NECESSITAMOS QUE O CORPO ESTEJA EM MOVIMENTO.
Em 1982 a Sociedade Brasileira de Terapia Psicomotora, atual Sociedade Brasileira Psicomotricidade, fez uma definição bem abrangente do que vem a psicomotricidade : ‘’Psicomotricidade é uma ciência que tem por objetivo o estudo do homem, através do seu corpo em movimento, nas relações com seu mundo interno e externo’’ (GORETTI, 2009, p. 5). ENTENDIMENTO SOBRE: PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA
ENTENDIMENTO SOBRE: PSICOMOTRICIDADE NA EDUAÇÃO FÍSICA MUNDO INTERNO MUNDO EXTERNO QUESTÕES , EMOÇÕES, TUDO QUE ESTA DENTRO DO INDIVÍDUO. OBJETOS, ESPAÇOS, AMBIENTES.
ENTENDIMENTO SOBRE: PSICOMOTRICIDADE NA EDUAÇÃO FÍSICA ( á reas psicomotoras) A psicomotricidade integra os aspectos motores, cognitivos e emocionais da criança. Dessa forma, as áreas psicomotoras, quando estimuladas adequadamente, favorecem o desenvolvimento global do indivíduo. Para saber como estimular corretamente as áreas psicomotoras e contribuir no processo de desenvolvimento da criança, é preciso conhecer cada uma elas.
COORDENAÇÃO GLOBAL A habilidade de coordenação motora global está associada à consciência corporal, ao controle da musculatura ampla para realizar movimentos complexos. Estimular essa área psicomotora envolve trabalhar habilidades como pular, correr e dançar. Qualquer atividade que envolva esses movimentos, como pular corda, pega-pega e amarelinha, estimulam o desenvolvimento da coordenação motora global da criança.
COORDENAÇÃO MOTORA FINA O desenvolvimento dessa área psicomotora está relacionado com o controle dos pequenos músculos, como movimento das mãos, da face e visual. As atividades que estimulam a coordenação motora fina são mais refinadas, como recortes, desenhos e até mesmo amarrar os sapatos. A estimulação dessa área psicomotora é importante para que a criança aprenda a segurar no lápis, por exemplo, para poder escrever
LATERALIDADE A lateralidade é a área psicomotora associada à consciência de que o corpo tem dois lados, e à noção de externo e interno. É importante que seja estimulada, pois favorece o domínio do próprio corpo e a coordenação motora. As atividades que estimulam a lateralidade são aquelas que trabalham os lados do corpo separadamente, como pular de um pé só, e também as que envolvem equilíbrio.
ORGANIZAÇÃO ESPACIAL - TEMPORAL A organização temporal é a habilidade de perceber o tempo em sua relação com as nossas ações. Diferenciar o rápido do lento, é um exemplo. As crianças começam a ter noção do tempo a partir do ritmo e das suas experiências, que têm começo, meio e fim. As atividades que estimulam essa área psicomotora são aquelas que envolvem ritmo e são situadas em presente, passado e futuro. A organização espacial diz respeito à percepção do mundo externo. Está relacionada a consciência do corpo no ambiente em que está inserido. Atividades como amarelinha, boliche e cirandas, que estimulam o movimento do corpo em determinado espaço estimulam o desenvolvimento dessa área psicomotora
ESQUEMA CORPORAL O esquema corporal está relacionado a habilidade de consciência do próprio corpo e das partes que o compõem. Os movimentos e ações corporais estão relacionados a imagem corporal, ou seja, como a pessoa enxerga seu próprio corpo. O desenvolvimento da criança passa pelas experiências corporais em relação com os objetos e com o meio. É construída também de acordo com as relações afetivas que a circundam e associada às áreas psicomotoras do desenvolvimento que levam à organização e formação da autoestima da criança.
PSICOMOTRICIDADE E DANÇA A dança não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, em seu processo educacional, pois contribui para o aprimoramento das habilidades básicas , padrões fundamentais do movimento, desenvolvendo potencialidades e a relação social. Favorece como prática pedagógica a criatividade, além de contribuir no processo de construção de conhecimento (LIMA; PORPINO, 2011 ). Através do corpo as crianças se expressam. Pelo contato do corpo em movimento . Assim, para um bom desenvolvimento corporal deve haver um ambiente favorável à exploração do corpo em movimento. Papel fundamental atribuído à Educação Infantil (BRASIL, 2009).
PSICOMOTRICIDADE E DANÇA Explorando diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, a dança é um elemento fundamental para proporcionar às crianças as diferentes formas para vivenciar a expressividade e ritmo, utilizando uma abordagem psicomotora que permita ter consciência do seu corpo e das suas possibilidades de expressão, localizando-se no tempo e espaço (LARA, 2008).
SALA DA PSICOMOTRICIDADE
EXPERIÊNCIA BÁSICA PARA DANÇAR RECONHECIMENTO DO CORPO NO ESPAÇO, DESLOCAMENTOS EM DIFERENTES TEMPOS COM DIFERENTES INTENSIDADES, VARIAÇÕES, PLANOS E EIXOS.
REFERÊNCIAS: SACCHI, Ana Luisa and METZNER, Andreia Cristina. A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Rev. Bras. Estud. Pedagog . [online]. 2019, vol.100, n.254 [ cited 2020-06-18], pp.96-110. SILVA, Samara Lilian Zulian Ruas da; OLIVEIRA, Maria Carolina Camargo de e CIASCA, Sylvia Maria. Desempenho percepto -motor, psicomotor e intelectual de escolares com queixa de dificuldade de aprendizagem. Rev. psicopedag . [online]. 2017, vol.34, n.103 [citado 2020-06-18], pp. 33-44 .