religiosidade popular

anaclarajames 106 views 11 slides Nov 04, 2022
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

objeto de conhecimento: religiosidade popular
matéria: sociologia


Slide Content

Aluna: Ana Clara James Zacarias da Rocha Religiosidade Popular

O que é religiosidade popular

A religiosidade popular é constantemente contrastada com a religião elite. Ela reúne rituais, crenças, práticas, narrativas, símbolos originários de outras fontes. Essa religiosidade popular são manifestações locais no seio das grandes religiões mundiais que incorporam elementos do sincretismo, mágica e matrizes como a veneração de santos populares. Dentre alguns exemplos podemos citar: Veneração de santos populares (Catolicismo); Objetos Sagrados (Múltiplas Religiões); Rituais de Cura (Múltiplas Religiões);

Diferença entre religião e religiosidade

Religião e religiosidade são termos que dividem opiniões e que também confundem a cabeça de muitas pessoas, principalmente as dos próprios religiosos. Mas qual a diferença entre os dois termos? Religiosidade é expressão ou prática do crente que pode estar relacionada com uma instituição religiosa. Já Religião é composta por determinadas crenças e ritos, compreendida como meios que levam à relação com o transcendente.

Como se manifesta a religiosidade popular

Expressam momentos próprios de cada povo e de cada grupo. É na religiosidade popular que se manifesta os momentos de revolta, de perigo, de paz, de dominação, tudo através da simbologia presente na religiosidade. 0 brasileiro é um povo culturalmente religioso. As manifestações dessa religiosidade estão por toda parte: no grande número de templos e igrejas, no comércio, na mídia, nos nomes de vilas, cidades, ruas e escolas, nas festas e feriados religiosos, nos costumes, na fala do povo.

Como é transmitida a religiosidade popular

Religiosidade popular é transmitida pela educação familiar, pelas sociabilidades e pela vizinhança. Tendo em conta que a religião é vivida no foro interior, pode escapar ao controlo social ou principalmente do eclesial. E a religiosidade popular constitui a verdadeira cultura religiosa dos povos e dos indivíduos. Tem-se também como características fundamentais da religiosidade popular o mágico, o simbólico e imaginativo, o místico, o festivo, o comunitário e o politico.

É necessário reconhecer que a religiosidade popular é sempre o Povo que desempenha o papel de protagonista. Trata-se de uma religiosidade administrada pelo povo.