Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO FRANCESA - 8º ANO.pptx

AntonioVieira539017 143 views 42 slides Aug 21, 2024
Slide 1
Slide 1 of 42
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42

About This Presentation

jsjsjsj


Slide Content

RESPONDE OU PASSA NA HISTÓRIA Prof. Me. ANTÔNIO VIEIRA – 8º ANO ENS. FUNDAMENTAL

1. A Revolução Francesa foi um movimento ocorrido no século XVIII que inspirou diversas revoluções no decorrer da história, sendo tratada até hoje não somente como o marco de passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea, como também um marco na visão de mundo das sociedades humanas. Sobre o processo revolucionário ocorrido na França em 1789, é CORRETO afirmar que: a) não teve participação popular, pois a maioria da população não se identificava com as questões levantadas por seus líderes. b) os revolucionários estavam profundamente ligados com as concepções repassadas pela igreja católica, que se posicionava fortemente contra o poder dos reis. c) são considerados fatores que ocasionaram a Revolução Francesa a divulgação das ideais iluministas, como igualdade e direitos naturais; e o fortalecimento da burguesia. d) a Revolução Francesa não teve importância nenhuma para a história mundial, o processo revolucionário foi facilmente reprimido pela monarquia e pela igreja.

C

2. A crise financeira na França foi considerada o estopim do processo revolucionário, o Estado Absolutista controlava a economia e o comércio, entretanto, os representantes desse Estado tinham uma vida de luxo e ostentavam muito, assim, o governo gastava mais do que arrecadava. Com base nessa informação e nos conhecimentos adquiridos, assinale a alternativa que corresponde à ação da monarquia francesa para superar as crises que acabou por desagradar o Terceiro Estado e dar início a revolução . a) Contenção dos gastos da monarquia de cortes de despesas. b) Confisco das terras e demais bens doados à Igreja Católica. c) Suspensão da doação de terras aos nobres ligados à coroa francesa. d) Aumentos dos impostos aos integrantes do Terceiro Estado.

D

3. Observe a charge Ao lado: De acordo com a imagem, pode-se afirmar que: a) as mulheres, principalmente as do 3º Estado, sempre foram respeitadas pela nobreza e o clero. b) apesar do preconceito da época, as mulheres participaram ativamente da Revolução Francesa. c) as mulheres não participaram de forma alguma do Processo Revolucionário Francês de 1789. d) apesar dos movimentos revolucionários, as mulheres do 3º Estado continuavam a servir o Rei.

b

4. O povo francês na esperança de obter mudanças fiscais e assim amenizar a pressão dos impostos sobre o Terceiro Estado, assim, os Estados Gerais se reuniram em maio de 1789 em uma Assembleia Nacional Constituinte. Assinale a alternativa que corresponde às propostas de votação nessa Assembleia.   a) O Primeiro e o Terceiro Estado queriam que o voto fosse por Estado e o Segundo Estado queria que o voto fosse individual. b) O Primeiro e o Segundo Estado queriam que o voto fosse por Estado e o Terceiro Estado queria que o voto fosse individual. c) O Segundo e o Terceiro Estado queriam que o voto fosse por Estado e o Primeiro Estado queria que o voto fosse individual. d) O Terceiro Estado queria que o voto fosse por Estado e o Primeiro e o Segundo Estado queriam que o voto fosse individual.

c

5. Durante o movimento revolucionário, um grupo de políticos mais radicais do Terceiro Estado formado por trabalhadores urbanos, pequenos comerciantes e desempregados passaram a se destacar. Eles eram os sans-culottes, sua denominação se baseava no fato de utilizarem calças compridas largas, ao contrário dos ricos que usavam calças apertadas até a altura do joelho chamadas de culotes. Com base nas informações e nas imagens abaixo, assinale a alternativa que corresponde ao significado denotativo do termo Sans-culottes. a) sem dinheiro.               b) sem culotes.          c) sem terras.                   d) sem título de nobreza.

b

6. A Queda da Bastilha teve um significado importantíssimo para a Revolução Francesa. Tomar a Bastilha significou que o povo estava tomando o poder e o Rei não teria mais o mesmo poder sobre o Terceiro Estado. A Bastilha, no contexto de 1789, era: a) prisão destinada aos presos considerados inimigos do rei. b) castelo da Família Real Francesa, símbolo de luxo e ostentação. c) grande Catedral, símbolo do poder da Igreja e do clero da França. d) prédio da Justiça Francesa, onde ocorriam julgamentos.

a

7. Leia o trecho da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, criados durante a Revolução Francesa de 1789. “Os representantes do povo francês, constituídos em ASSEMBLEIA NACIONAL, considerando que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas das desgraças públicas e da corrupção dos Governos, resolveram expor em declaração solene os Direitos naturais, inalienáveis e sagrados do Homem, a fim de que esta declaração, constantemente presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre sem cessar os seus direitos e os seus deveres; a fim de que os actos do Poder legislativo e do Poder executivo, a instituição política, sejam por isso mais respeitados; a fim de que as reclamações dos cidadãos, doravante fundadas em princípios simples e incontestáveis, se dirijam sempre à conservação da Constituição e à felicidade geral .” Disponível em: https://www.ufsm.br De acordo com o texto acima, é correto afirmar que: a) o autor considera que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas das desgraças públicas e da corrupção dos governos. b) o autor considera que nem todos os homens têm os mesmos direitos perante a lei, para eles, os nobres e os religiosos são os reais merecedores dos bens materiais. c) o autor afirma que a divisão dos poderes proposta pelos pensadores iluministas é a única causa das desgraças públicas e da corrupção dos governos. d) defende que a única maneira de garantir a preservação dos direitos dos cidadãos e a garantia da ordem é a manutenção da monarquia.

a

8. Observe as imagens abaixo: Analise criticamente as duas imagens e assinale a alternativa  INCORRETA . a) A maioria da população, cerca de 97%, pertencia ao Terceiro Estado. b) A charge traz a representação do Terceiro Estado carregando nas costas a nobreza (Primeiro Estado) e o clero (Segundo Estado). c) As duas imagens deixam claro que o Terceiro Estado sustentava o Primeiro e o Segundo Estado. d) Conforme a Imagem I, apenas o 1º Estado possuía terras, cargos, prestígios, privilégios e isenção fiscal.

D

9. A Assembleia Legislativa da França pós-revolução estava dividida em grupos de deputados, cada um com concepções políticas próprias e divergentes entre si. Sobre esses grupos, pode-se afirmar que: a) os Jacobinos, grupo mais exaltado, eram membros da pequena burguesia, seguidores das ideais iluministas, defendiam que todos os seres humanos são iguais perante a lei.  b) girondinos, eram representantes da nobreza francesa e defendiam uma revolução mais profunda onde o Terceiro Estado governasse sem a presença de mulheres. c) os Jacobinos, descendentes da família real francesa, buscaram vingança pela perca do trono, causando grandes atentados ao parlamento Francês. d) planície ou Pântano, grupo de burgueses que desejavam uma república baseada no aumento do poder da Igreja gradualmente. 

a

10. Leia a notícia abaixo que trata sobre as manifestações ocorridas na França em março de 2023, que foi retirada da página do G1 no Instagram . Através dos conhecimentos adquiridos sobre a dinâmica da Revolução Francesa de 1789 e a notícia acima, assinale a alternativa CORRETA. a) Não possuem nenhuma característica comum, tendo em vista que atualmente a França vive um regime presidencialista. b) Assim como em 1789 lutavam contra ações do governo das quais não concordavam, em 2023 os franceses estão se manifestando pelo mesmo motivo. c) A única semelhança entre esses dois momentos históricos são os protestos da elite contra a obtenção de direitos pela parcela mais pobre da população d) Não possui nenhuma semelhança, já que os revolucionários de 1789 não desejavam mudanças nos direitos da população mais pobre, Terceiro Estado.

B

11. Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que: a) teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem. b) fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime. c) nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados “sans-culottes”. d) foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um século, o progresso econômico da França. e) abortou, pois a nobreza, sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista político, impediu que a burguesia a concluísse.

C

12. O que representou a reação termidoriana (que aconteceu em 1794)? a) A ascensão dos jacobinos, liderados por Maximilien de Robespierre . b) O golpe que colocou Napoleão Bonaparte no governo francês. c) A reação das tropas francesas nas batalhas travadas contra as tropas absolutistas. d) A reação dos conservadores, que, sob a liderança girondina, derrubaram os jacobinos do poder. e) A violência do povo contra os membros da família real que ainda estavam vivos.

D

13. Considera-se que o golpe de 18 de Brumário foi o evento que finalizou o ciclo revolucionário na França. Por meio desse acontecimento, houve: a) o retorno do absolutismo na França. b) a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder. c) a entrega do poder francês aos austríacos. d) a tomada de Paris pelos sans-cullottes . e) a apropriação dos fundos da Igreja Católica na França.

B

14. Um dos capítulos da Revolução Francesa foi o decreto da Constituição Civil do Clero, em 1790. Esse documento determinava: plena liberdade para a Igreja Católica na França. a expulsão da Igreja Católica da França. a Igreja sob controle do Estado francês. um imposto de 45% sobre todos os rendimentos da Igreja na França. tomar todas as terras da Igreja para promover a reforma agrária.

C

15. A queda na produção de cereais, às vésperas da Revolução Francesa de 1789, desencadeou uma crise econômica e social, que se manifestou: a)  na alta dos preços dos gêneros alimentícios, na redução do mercado consumidor de manufaturados e no aumento do desemprego. b)  no aumento da exploração francesa sobre o seu império colonial, na reação da elite colonial e no início do movimento de independência. c)  no abrandamento da exploração senhorial sobre os servos, na divisão das terras dos nobres emigrados e na suspensão dos direitos constitucionais d)  na decretação, pelo rei absolutista, da lei do preço máximo dos cereais, na expansão territorial francesa e nas guerras entre países europeus. e)  na intensificação do comércio exterior francês e no aumento da exportação de tecidos para a Inglaterra, que foi compensada pela compra de vinhos ingleses.

A

16. A Revolução Francesa foi vivenciada, por muitos dos atores envolvidos, como uma ruptura com o Antigo Regime. O próprio conceito de Antigo Regime era utilizado pelos revolucionários para nomear a organização social e política anterior a 1789. As alternativas abaixo apresentam transformações que representavam uma ruptura com essa organização. Assinale a alternativa INCORRETA: a)  A abolição dos dízimos e da propriedade privada como direito inviolável e sagrado. b)  A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamando a igualdade de todos os cidadãos perante a lei. c)  A supressão da Monarquia absoluta e a defesa do princípio da soberania do povo. d)  A sanção da Constituição Civil do Clero, transformando os sacerdotes católicos paroquiais em funcionários públicos. e)  A eliminação do feudalismo, suprimindo os privilégios dos senhores feudais.

A

17. A Revolução Francesa, ocorrida em 1789, que teve como ideais a liberdade, a igualdade e a fraternidade, marcou o advento de um novo paradigma estatal. Sobre o assunto, pode-se afirmar que: a)  trata-se do advento do Estado Absolutista, que surgiu como uma resposta aos movimentos socialistas da época. b)  trata-se do advento do Estado Liberal, que surgiu como uma resposta aos movimentos socialistas da época. c)  trata-se do advento do Estado Social, que surgiu como uma resposta às opressões vividas pelos operários, que não eram os donos do capital. d)  trata-se do advento do Estado Social, que surgiu como uma resposta ao absolutismo despótico. e)  trata-se do advento do Estado Liberal, que surgiu como uma resposta ao absolutismo despótico.

E

18. “Chegou a hora da igualdade passar a foice por todas as cabeças. Portanto, legisladores, vamos colocar o terror na ordem do dia.” (Discurso de Robespierre na Convenção) A fala de Robespierre ocorreu num dos períodos mais intensos da Revolução Francesa. Esse período caracterizouse : P ela fundação da monarquia constitucional, marcada pelo funcionamento da Assembleia Nacional. P ela organização do Diretório, marcado pela adoção do voto censitário. P ela reação termidoriana , marcada pelo fortalecimento dos setores conservadores. P ela convocação dos Estados Gerais, que pôs fim ao absolutismo francês. P ela criação do Comitê de Salvação Pública e a radicalização da revolução.

E

19. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, votada pela Assembléia Nacional Constituinte francesa, em 26 de agosto de 1789, visava: R omper com a Declaração de Independência dos Estados Unidos, por esta não ter negado a escravidão. R ecuperar os ideais cristãos de liberdade e igualdade, surgidos na época medieval e esquecidos na moderna. Estimular todos os povos a se revoltarem contra seus governos, para acabar com a desigualdade social. A ssinalar os princípios que, inspirados no Iluminismo, iriam fundar a nova constituição francesa. P ôr em prática o princípio: a todos, segundo suas necessidades, a cada um, de acordo com sua capacidade.

D

20. A charge da época, reproduzida abaixo, retrata o jogo de relações sociais da França pré-revolucionária. A esse respeito, é correto afirmar que: A França era estruturada em uma sociedade estamental , dividida em três Estados, sendo o Terceiro Estado composto, desde a alta burguesia até as camadas populares, incidindo sobre estas todas as tributações. A pesar de a França ter uma sociedade dividida em estamentos, não havia conflitos de classes, pois a Igreja, por meio da teoria do direito divino, garantia a imobilidade social. O povo permanecia obediente ao seu monarca, havendo o respaldo da Igreja, que doutrinava seus fiéis a se submeterem à vontade de Deus, que apoiava uma estrutura social hierarquizada. O povo, que formava o Primeiro Estado, arcava com as pesadas tributações impostas pelo monarca absoluto. A estrutura social francesa denunciava ser a divisão em Ordens correspondente à realidade existente no país, na qual um indivíduo poderia ascender socialmente.

A

OBRIGADO!