REVISÃO VERBOS TERCEIRO ANO ENSINO MÉDIO

980 views 14 slides Feb 29, 2024
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

REVISÃO DE VERBOS


Slide Content

REVISÃO VERBOS

O verbo é uma palavra que exprime um fato, geralmente uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno natural - e localiza-o no tempo .

✘ Minha avó fez um bolo. Ação ✘ Maria está cansada. Estado ✘ Choveu durante a noite. Fenômeno da Natureza.

CONJUGAÇÕES Cada verbo da Língua Portuguesa possui sua conjugação, ou seja, cada verbo se flexiona utilizando as desinências, que são os elementos que, associados aos verbos, nos dizem em que tempo, pessoa, número e modo eles estão.

1ª conjugação 2ª conjugação 3ª conjugação - AR - ER -IR

FLEXÃO VERBAL O verbo é uma palavra variável, ou seja, é flexionado e pode exprimir acontecimentos, situar eventos, exprimir ações, manifestar sentimentos etc.

MODOS VERBAIS X Modo Indicativo: Indica um fato considerado certo, real. X Modo Subjuntivo: Indica uma possibilidade, incerteza. Nesse caso, o foco é a ação ainda não realizada. X Modo Imperativo: Tem como significado comandar, estimular, aconselhar.

✘ Eu sempre estudo . Indicativo ✘ Talvez eu estude amanhã. Subjuntivo ✘ Estude agora, menino! Imperativo

TEMPOS DO MODO INDICATIVO Presente: Indica ações que ocorrem no momento do enunciado. Ex.: Eu falo sobre o momento presente. Pretérito perfeito: Na forma simples, indica ações que ocorreram e foram finalizadas em momento anterior ao do enunciado. Na forma composta, indica a repetição de uma ação verbal desde um momento no passado até o momento presente. Ex.: Eu falei sobre um momento passado. Pretérito imperfeito: Indica ações que ocorriam e que foram interrompidas em momento anterior ao do enunciado ou ações que eram habituais no passado. Ex.: Eu falava sobre um momento passado.

Pretérito mais-que-perfeito : Na forma simples, indica ações que ocorreram em momento anterior a outro momento anterior ao do enunciado. Em outras palavras, é o passado do próprio passado. Também pode indicar um fato vagamente situado no passado. EX.: Eu falara sobre momentos de outrora antes de ter sido reconhecido por isso. Futuro do presente : Indica ações que ocorrerão em momento posterior ao do enunciado. Ex.: Eu falarei sobre momentos do futuro. Futuro do pretérito : Indica ações que ocorreriam em momento posterior ao do enunciado, mas que provavelmente não ocorrerão mais. Pode, ainda, ser usado para exprimir desejos, dúvidas ou mesmo uma ação passada tida como incerta ou duvidosa. Ex.: Eu falaria sobre momentos do futuro, mas não tenho mais capacidade para isso.

TEMPOS DO MODO SUBJUNTIVO Presente : No tempo presente, o verbo indica suposições que ocorreriam no momento do enunciado. Muitas vezes, é antecedido pelo pronome “que”. Que eu FALE somente a verdade. Pretérito imperfeito: No pretérito imperfeito do modo subjuntivo, a ação verbal expressa uma ação tida como hipótese anterior ao enunciado e, portanto, não possível de ser realizada. É comum que seja antecedida pela conjunção “se”. Se eu FALASSE a verdade, a ofenderia. Futuro: Quando conjugada no futuro do subjuntivo, a ação verbal expressa hipótese ou desejo tido como possível em momento posterior ao do enunciado. Muitas vezes, indica que essa suposição não esteja tão próxima de ocorrer. Pode ser antecedida pela conjunção “se” e, principalmente, pelo advérbio “quando”. Quando eu FALAR a verdade, ficarei feliz.

TEMPOS DO MODO IMPERATIVO
Tags