Resumo completo das três gerações da escola literária do Romantismo.
Size: 3.54 MB
Language: pt
Added: Mar 17, 2016
Slides: 41 pages
Slide Content
Literatura Quinhentismo Literatura de Informação Barroco Arcadismo Romantismo Parnasianismo Naturalismo R ealismo Simbolismo Pré-Modernismo Modernismo Descobrimento do Brasil Século XVI Expansão Marítima cartas flora fauna Riquezas descritiva Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Pero Vaz de Caminha José de Anchieta portugueses Gregório de Matos Padre Antônio Vieira Sermões Aleijadinho Poesia prosa igrejas Poesia lírica Claudio Manuel da Costa Ouro Neoclassicismo Marília de Dirceu Machado de Assis Memórias Póstumas de Brás Cubas José de Alencar egocentrismo nacionalismo liberdade Amor Ódio respeito honra amizade Aluísio Azevedo Comportamento humano Subjetivismo musicalidade Transcendentalismo Cruz e Souza Conservadorismo R enovação Os Sertões Euclides da Cunha Urupês Manuel Bandeira Mario de Andrade Oswald de Andrade Cecília Meireles Vinícius de Moraes Nelson Rodrigues
Literatura Resumo da Escola Literária: Romantismo Prof. Espec. Rafael Vasconcelos E-mail: [email protected]
O Romantismo é uma das escolas literárias mais importantes da nossa literatura e uma das mais utilizadas nas avaliações do ENEM e VESTIBULARES FEDERAIS.
Tudo o que aconteceu no período do Arcadismo, reflete no século XIX com o Romantismo
1. Se inicia na França, Alemanha e Inglaterra 2. Momento em que temos uma classe social em ascensão: Burguesia 3. Temos neste momento a palavra chave do Romantismo: A IDEALIZAÇÃO uma IDEOLOGIA 4. No século XIX entra um grande gênero literário: O ROMANCE . (Um tipo de Texto, Gênero) – Um gênero Burguês. Nasce para atender as necessidades da burguesia. Ou seja: ´´eu quero ouvir falar da minha classe``. 5. Uma das principais características do Romantismo é o Egocentrismo, o individualismo e o subjetivismo .
Mas o que significa SUBJETIVISMO? Subjetividade vem da palavra SUJEITO. Palavra que começa a ganhar força no século XIX Subjetivismo – Ideia subjetiva, nada mais é do que uma visão muito particular das coisas.
INDIVIDUALISMO E SUBJETISMOS É A MESMA COISA? Não é a mesma coisa, mas são teorias que andam próximas nesta época da nossa literatura.
O Romantismo também possui um reflexo da Cavalaria Medieval. Aquele idealismo do homem bom, heroi , bonito, corajoso, valente e desbravador; volta a acontecer no Romantismo. Por isso alguns vestibulares fazem menção do homem romântico ao homem medieval – devido a semelhança entre dois.
IMPORTANTE
O heroi ou heroina do Romantismo São IDEALIZADOS . Ou seja Eles quase atingem a perfeição
1. Se inicia em mais ou menos 1836 – O momento literário . Mas em 1808 a Família Real chegam às nossas terras. Praticamente expulsos da Europa pelo bloqueio continental do Napoleão Bonaparte dos comércios entre os países europeus, o Portugal fica sem opções de negociações comerciais. Momento este em que decidem ir para ´´nossa colônia, nossa terra brasilis ``.
Com a chegada da Família Real o Brasil ganhou: Abertura de portos; A Biblioteca Nacional Imprensa Tipografia Edição Não vamos esquecer que em 1808 o Brasil ainda era colônia. O homem que morava no Brasil, intelectuais, por exemplo, já estavam cansados do imperialismo e coronealismo . Até que D. Pedro proclama a independência em 1922 PROFESSOR, MAS QUAL A RELAÇÃO DISSO COM A LITERATURA?
É aí que começa o sentimento que chamamos de: ANTI-LUSITANO Entre estes sentimentos estão a arte. O brasileiro passa a querer se desprender da cultura europeia. MAS CUIDADO A nossa literatura ainda NÃO consegue ser totalmente independente. Isso só vai acontecer no início do século XX com o Modernismo.
Conhecida como a geração: Mal-do-Século Amor exagerado O Sentimentalismo e o Egocentrismo CARACTERÍSTICA PRINCIPAL: MELANCOLIA, A TRISTEZA, A DEPRESSÃO, O SATANISMO E A OBSCURIDADE, ELÉM DE, CLARO, A MORTE.
Byron foi um Inglês devasso e enlouquecido. Para os Românticos a morte possuía outro significado. Era o mesmo que: LIBERDADE. Morrer era deixar de sofrer.
Por que o amor, a mulher e os sentimentos são tão valorizados nesta segunda fase do Romantismo? Cuidado: A MULHER É IDEALIZADA EM QUASE TODOS OS MOMENTOS DO ROMANTISMO. Mas na 2ª Geração da Poesia ela – a mulher – é idealizada demais. E esta é uma preferência do própria eu-lírico. Ele opta em idealizar, imaginar, sonhar com a perfeição desta figura feminina do que tê-la propriamente dita, ou seja, opta o irreal ao real.
VAMOS ENTENDER MELHOR
Pensou? Imaginou? Idealizou?
E aí a mãe chega com uma sopa. Não é ruim, mas naquele momento não era a sua idealização. Na verdade, ruim foi você ter imaginado uma lasanha e uma sobremesa deliciosa.
É por isso que se sofre tanto nesta segunda fase do Romantismo. Porque se cria, imagina e idealiza – algo natural dos humanos no decorrer da vida – e não se atinge o que se esperou. Todos nós ainda somos românticos. Quando dizemos que alguém é romântico, que alguém possui uma visão romântica das coisas este é o real significado: Uma pessoa que idealiza as coisas. DICA DO PRO RAFA: Seja um Romântico no Ensino Médio. Foco no ENEM, idealize a sua vaga na universidade, idealize a sua vida acadêmica e o seu futuro profissional! Não coma a sopa. Como a lasanha com a coxinha de brigadeiro de nutella com morango.
O GRANDE SÍMBOLO O GRANDE AUTOR DA 2ª GERAÇÃO DO ROMANTISMO Morre antes dos 21 anos, vítima de tuberculose. É o autor que engloba todas as características desta 2ª geração. Se destaca por sua POESIA primorosa.
CUIDADO com as poesias de Álvares de Azevedo, MUITO CUIDADO . Porque ele não é apenas uma coisa. Ele abordará a escravidão (cuidado porque este estilo de poesia também pertence ao autor Pedro Ivo), Poesia Sentimentalista – sobre ele próprio – e daí vem o famoso poema: ´´Se eu morresse amanhã...``; Sua poesia é sentimental e faz muito uso da idealização da figura feminina. E MAIS DO QUE TUDO: Ele também fará DOIS TIPOS DE TEXTOS DIFERENTES: Teatro e Contos. No teatro escreveu o famoso texto MACÁRIO (jovem que encontra um velho senhor e que mais tarde descobre ser o Diabo). E em contos escreveu a obra Noites na Taverna , muito utilizado nos vestibulares. Incesto, necrofilia, degolação Livro de Poesias de Álvares de Azevedo é Lira dos Vinte Anos. E é deste livro que retiram a maioria das poesias contidas nas questões do ENEM e Grandes Vestibulares.
Poeta considerado como sendo o queridinho de todos. Autor muito parodiado pelos outros poetas. Característica macabra, satânica e a melancolia exagerada, são características da segunda fase do Romantismo que não fazem parte da sua literatura. Não totalmente. Álvares de Azevedo é o exagero e o Casimiro é o ´´mimoso``, ´´querido``; nos dando a impressão de que para o Casimiro tudo é mais bonito. Porém não é apenas impressão, esta é de fato uma de suas características. Sua poesia é mais sútil, simples. Características: sutileza, simplicidade, poesia com ritmo, ou seja, há sonoridade. É dele a autoria de uma das poesias mais famosas mundialmente - ´´Meus Oito Anos``: (Ai que saudades da aurora da minha vida, da minha infância queria, que os anos não trazem mais``>
Casimiro não viveu apenas de simplicidade e saudosismo. É dele também as poesias que traduzirão os grandes saraus da época, a beleza dos jovens dançando nos grandes bailes, a transcrição daquele amor que chamamos de ´´amor pueril`` (amor juvenil e puro).
Autor pouco explorado nos vestibulares e ENEM, mas que merece uma atenção especial. Varela é a melancolia em forma de pessoa. Uma tristeza exacerbada. ´´Termina de ler e temos vontade de se matar.``. Varela possui uma característica muito famosa nele: O PANDEISMO (quando vemos Deus nas coisas). Ex : FRASE : Vejam que linda árvore! RESPOSTA: É a presença de Deus nela dando vida. Varela que já era depressivo, melancólico e que vivia o máximo do mal-do-século, num belo dia, em casa, após beber todas, tropeça e cai por cima do filho, matando-o. E a partir daí a depressão liquida com ele de uma vez por todas. Diante disso lhe vem a inspiração para compor o famoso poema: Cântico dos Calvários.