Sidarta Gautama

rodrigodalri 1,363 views 15 slides Apr 24, 2012
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Sidarta Gautama Buda, O Iluminado

Sidarta Gautama foi um príncipe da região nordeste da Ásia Meridional. A época de seu nascimento e de sua morte são incertos: por volta de 563 a.C. a 483 a.C.” A história desse personagem é mesclada de lendas, pois naquela época não havia a preocupação de fazer registros de fatos.

Sabe-se que nasceu em Lumbini , região localizada nas planícies de Terai , no norte da Índia, território hoje pertencente ao Nepal. Era filho dos reis da dinastia Sakia . Sua mãe, a rainha Maya , morreu sete dias após o parto . Nasceu em um jardim debaixo de uma árvore.

O reino dos Sakia era apenas uma pequena tribo. Esperava-se que Sidarta se tornasse um líder político e guerreiro. Mas o jovem príncipe logo demonstrou uma tendência à meditação, ao pensamento filosófico e espiritual.

Preocupado, seu pai, tentou afastá-lo desse caminho. Providenciou que se casasse cedo e vivesse rodeado de luxo, afastado dos problemas da população. Também deu-lhe treinamento especial em literatura e artes marciais.

Ao atravessar a cidade ele teve contato com a realidade da velhice, da doença, da miséria e da morte. Entrou em profunda crise existencial: toda sua vida lhe pareceu uma mentira. Aos 29 anos, deixou seu palácio e título, e iniciou sua busca para atingir a iluminação, para desvendar o problema do sofrimento humano.

Juntou-se a um grupo de brâmanes. Passou seis anos aprendendo tudo que esses religiosos tinham para lhe ensinar. E percebeu que aquele não era o melhor caminho para a luz. Foi assim que o místico chegou ao conceito de Caminho do Meio , a busca de uma forma de vida equilibrada.

Sentou-se sobre uma Ficus religiosa árvore, conhecida agora como a Árvore de Buda, quando ele jurou nunca mais se levantar enquanto ele não tiver encontrado a verdade . Após 49 dias de meditação, e com a idade de 35 anos, alcançou a iluminação. E então começou a pregar o darma .

Buda sempre enfatizou que ele não era um deus e que a capacidade de se tornar um Buda pertencia ao ser humano, porque este possui grande potencial para a sabedoria e a iluminação.

Rodrigo Dal Ri
Tags