HISTÓRIA DO CRISTIANISMO: A IGREJA NA IDADE MÉDIA E PRÉ-REFORMA
EQUIPE: ADILTON FRANCISCO DOS SANTOS LUANA MARCELLA FERREIRA DA SILVA JOSINEIDE MARIA DE ALBUQUERQUE ROBERTA MARQUES SOUZA ROSICLER BEZERRA DE LIMA Professor: Pr. Nino Morais Disciplina: História do Cristianismo Polo Ibura
INTRODUÇÃO Desde o surgimento na civilização romana até os dias de hoje, a igreja católica é considerada uma das maiores instituições religiosas e políticas da humanidade. Durante o Império Romano o Apóstolo Paulo teve fundamental importância para a expansão do Cristianismo e a filosofia cristã. A Idade Média é o período que a Igreja Católica se confirmou como uma das maiores instituições religiosas e políticas do mundo ocidental. Sendo a grande detentora de propriedades de terra e dominando o campo do saber, as grandes bibliotecas medievais e os estudos filosóficos ocorriam quase sempre nos mosteiros medievais.
TEOCENTRISMO O Teocentrismo é a doutrina onde Deus e seus ensinamentos estão no fundamento da sociedade. Esse pensamento vigorou durante a Idade Média, que também se baseia em princípios bíblicos, essa modalidade declara Deus como a base central de todo o mundo, ele é o autor e único responsável pela criação de todas as coisas que existem. A palavra vem do grego e significa: theos "Deus" e kentron "centro". Literalmente "Deus como centro do mundo". O Teocentrismo Medieval representou a relação entre o divino (religião) e os seres humanos medievo, onde haveria a existência de uma única verdade, inspirada em Cristo e nos preceitos da Bíblia. Essa doutrina pode ser entendida como característica da Idade Média, pois nesta época, todos os questionamentos circundavam a ideia de Deus, em razão da dominância do pensamento teológico cristão.
O teocentrismo fez com que Deus permanecesse por séculos como a principal figura associada à existência, combatendo, também, ideias baseadas no empirismo, que defendia que o aprendizado era baseado na experiência e vivência. Na época, a Igreja detinha o poder em conjunto com a nobreza, ambos criando ideologias para controlar a população e política, fazendo com que todos acreditassem em uma única ideia. O que facilitou a doutrinação de todos os submissos foi que, na época, não havia instituições de ensino. TEOCENTRISMO Ideologias: Pensamento focado no sagrado; Prazer visto como um pecado e tentação; Homem com dever de abdicar suas vontades próprias pela vontade divina; Pessoas criticando ou questionando dogmas impostos pela igreja sendo vistas com maus olhos e chamadas de filhas do diabo, posteriormente castigadas e mortas.
HERESIAS As heresias surgiram no momento em que o povo começou a se questionar sobre a igreja, principalmente na época do iluminismo e das reformas protestantes, foram considerados heresias todos os movimentos religiosos dentro do cristianismo que foram condenados pela Igreja católica por não concordarem com a ortodoxia estabelecida no catolicismo. Herética é toda proposição que se oponha: a tudo o que esteja expressamente contido nas Escrituras; b) a tudo o que decorra necessariamente do sentido das Escrituras; c) ao conteúdo das palavras de Cristo, transmitidas aos apóstolos, que, por sua vez, transmitiram-nas à Igreja; d) a tudo o que tenha sido objeto de uma definição em algum dos Concílios ecumênicos; e) a tudo o que a Igreja tenha proposto à fé dos fiéis; f) a tudo o que tenha sido proclamado, por unanimidade, pelos Padres da Igreja, no que diz respeito à reputação da heresia.
INQUISIÇÃO A Inquisição foi um movimento político-religioso que ocorreu entre os séculos XII ao XVIII na Europa e nas Américas. O objetivo era buscar o arrependimento daqueles considerados hereges pela Igreja e condenar as teorias contrárias aos dogmas do cristianismo. Também chamada de Santo Ofício, essa instituição era formada pelos tribunais da Igreja Católica que perseguiam, julgavam e puniam pessoas acusadas de se desviar de suas normas de conduta.
FEUDALISMO: O PODER DA IGREJA CATÓLICA A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval. Na realidade, foi a instituição que sobreviveu às inúmeras mudanças ocorridas na Europa no século V e, ao promover a evangelização dos bárbaros, concretizou a simbiose entre o mundo romano e o bárbaro.
A influência da igreja sobre as autoridades. A igreja e o estado. A ATUAÇÃO DA IGREJA NA IDADE MÉDIA
Alguns modelos e escolas que faziam parte da idade média Escola catedral da idade média. Escolas Monásticas. Mosteiro Simonos Petras . Ensino voltado a formação de monges.
Nas universidades estudavam Gramática, Retórica, Aritmética, Geometria, Filosofia, Lógica e Astronomia Universidade medieval Cursavam de medicina, direito e teologia.
Escola palatina. A formação mais ampla do individuo. Alcuíno de yorque e a escola palatina Escola de artes libeiras .
Alquimistas. O tribunal da inquisição
Astronomia na idade média. Observatórios Solares – O Sol na Igreja ( Cathedrals as Solar Observatories )
Santo Agostinho.
São Tomás de Aquino. Escolástica
Arte Bizantina – Século V ou Século XV Foi influenciada pela arte clássica greco-romana e oriente médio.
Arte Românica Século XI ao Século XIII Associada a cultura romana. Arte Gótica Século X ao Século XV O oposto da arte românica.
Arquitetura Bizantina: Combinava cores vivas Desenhos com temas religiosos Mosaicos
Arquitetura Românica: Horizontalidade Esculturas em relevo Colorismo Paredes Grossas Interior pouco ornamentado Arquitetura Gótica: Influência religiosa Movimento às obras Construções verticais Vitrais com pinturas religiosas
Literatura medieval
PRÉ - REFORMA A Pré -R eforma foi o período anterior à Reforma Protestante no qual se iniciaram as bases ideológicas que posteriormente resultaram na reforma iniciada por Martinho Lutero. A Pré-Reforma tem suas origens em uma denominação cristã do século XII conhecida como Valdenses, que era formada pelos seguidores de Pedro Valdo, um comerciante de Lion que converteu-se ao cristianismo em 1174
CONCLUSÃO Na idade Média as questões da Igreja ganharam uma dimensão profunda e influência no comportamento cristão, tornando-se assim a matriz de muitas concepções de nosso presente. Muitos aprendizados foram adquiridos com o estudo deste período tão marcante da igreja antiga.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS A EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA. Pedagogia ao Pé da Letra , 2013. Disponível em: <https://pedagogiaaopedaletra.com/a- educacao -na-idade-media/>. Acesso em: 22 de junho de 2022. AGUIAR, Lilian Maria Martins de. "O poder da Igreja Católica no mundo feudal "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ historiag /o-poder-igreja-catolica-no-mundo-feudal.htm. Acesso em 05 de junho de 2022. BEZERRA, Juliana. “Filosofia Medieval”; Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/filosofia-medieval/. Acesso em 10 de junho de 2022. CAIROS, ׳ Earle E. O cristianismo através dos séculos : uma história da Igreja cristã I Earle E. Cairns ; }!tradução Israel Belo de Azevedo | . — 2. ed. — São Paulo : Vida Nova, 1995. EDUCAÇÃO, Escola. Arte e Literatura na Idade Média. Disponível em https://escolaeducacao.com.br/ amp /arte-e-literatura-na-idade-media/.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS HISTÓRIA DO CRISTIANISMO: um guia fascinante dos momentos cruciais da história cristã, como a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo, a Igreja Primitiva e a Reforma / tradução de Marcelo Schild Arlin . – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020 – (Coleção História de Uma Hora). KNIGHT, A. E. História do cristianismo / A. E. Knight [e] W. Anglin . – 2ª ed. - Rio de Janeiro : Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1983. MEDEIROS, Inácio. Igreja: Na Idade Média instituição ganhou força política. Disponível em: https://www.a12.com/redacaoa12/historia-da-igreja/igreja-na-idade-media- instituicaoganhou -forca-politica. Acesso em 01 de junho de 2022. MENEZES. Pedro. Filosofia medieval: resumo, características, períodos e principais filósofos. Disponível em: https://www.significados.com.br/filosofia-medieval/. Acesso em: 05 de junho de 2022.