SLIDE IGREJA MEDIEVAL E PRÉ-REFORMA.pptx

luanamarcella2 70 views 25 slides Sep 11, 2025
Slide 1
Slide 1 of 25
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25

About This Presentation

pré- reforma


Slide Content

HISTÓRIA DO CRISTIANISMO: A IGREJA NA IDADE MÉDIA E PRÉ-REFORMA

EQUIPE: ADILTON FRANCISCO DOS SANTOS LUANA MARCELLA FERREIRA DA SILVA JOSINEIDE MARIA DE ALBUQUERQUE ROBERTA MARQUES SOUZA ROSICLER BEZERRA DE LIMA Professor: Pr. Nino Morais Disciplina: História do Cristianismo Polo Ibura

INTRODUÇÃO   Desde o surgimento na civilização romana até os dias de hoje, a igreja católica é considerada uma das maiores instituições religiosas e políticas da humanidade. Durante o Império Romano o Apóstolo Paulo teve fundamental importância para a expansão do Cristianismo e a filosofia cristã. A Idade Média é o período que a Igreja Católica se confirmou como uma das maiores instituições religiosas e políticas do mundo ocidental. Sendo a grande detentora de propriedades de terra e dominando o campo do saber, as grandes bibliotecas medievais e os estudos filosóficos ocorriam quase sempre nos mosteiros medievais.

TEOCENTRISMO O Teocentrismo é a doutrina onde Deus e seus ensinamentos estão no fundamento da sociedade. Esse pensamento vigorou durante a Idade Média, que também se baseia em princípios bíblicos, essa modalidade declara Deus como a base central de todo o mundo, ele é o autor e único responsável pela criação de todas as coisas que existem. A palavra vem do grego e significa: theos "Deus" e kentron "centro". Literalmente "Deus como centro do mundo". O Teocentrismo Medieval representou a relação entre o divino (religião) e os seres humanos medievo, onde haveria a existência de uma única verdade, inspirada em Cristo e nos preceitos da Bíblia. Essa doutrina pode ser entendida como característica da Idade Média, pois nesta época, todos os questionamentos circundavam a ideia de Deus, em razão da dominância do pensamento teológico cristão.

O teocentrismo fez com que Deus permanecesse por séculos como a principal figura associada à existência, combatendo, também, ideias baseadas no empirismo, que defendia que o aprendizado era baseado na experiência e vivência. Na época, a Igreja detinha o poder em conjunto com a nobreza, ambos criando ideologias para controlar a população e política, fazendo com que todos acreditassem em uma única ideia. O que facilitou a doutrinação de todos os submissos foi que, na época, não havia instituições de ensino. TEOCENTRISMO Ideologias: Pensamento focado no sagrado; Prazer visto como um pecado e tentação; Homem com dever de abdicar suas vontades próprias pela vontade divina; Pessoas criticando ou questionando dogmas impostos pela igreja sendo vistas com maus olhos e chamadas de filhas do diabo, posteriormente castigadas e mortas.

HERESIAS As heresias surgiram no momento em que o povo começou a se questionar sobre a igreja, principalmente na época do iluminismo e das reformas protestantes, foram considerados heresias todos os movimentos religiosos dentro do cristianismo que foram condenados pela Igreja católica por não concordarem com a ortodoxia estabelecida no catolicismo. Herética é toda proposição que se oponha: a tudo o que esteja expressamente contido nas Escrituras; b) a tudo o que decorra necessariamente do sentido das Escrituras; c) ao conteúdo das palavras de Cristo, transmitidas aos apóstolos, que, por sua vez, transmitiram-nas à Igreja; d) a tudo o que tenha sido objeto de uma definição em algum dos Concílios ecumênicos; e) a tudo o que a Igreja tenha proposto à fé dos fiéis; f) a tudo o que tenha sido proclamado, por unanimidade, pelos Padres da Igreja, no que diz respeito à reputação da heresia.

INQUISIÇÃO A Inquisição foi um movimento político-religioso que ocorreu entre os séculos XII ao XVIII na Europa e nas Américas. O objetivo era buscar o arrependimento daqueles considerados hereges pela Igreja e condenar as teorias contrárias aos dogmas do cristianismo. Também chamada de Santo Ofício, essa instituição era formada pelos tribunais da Igreja Católica que perseguiam, julgavam e puniam pessoas acusadas de se desviar de suas normas de conduta.

FEUDALISMO: O PODER DA IGREJA CATÓLICA   A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval. Na realidade, foi a instituição que sobreviveu às inúmeras mudanças ocorridas na Europa no século V e, ao promover a evangelização dos bárbaros, concretizou a simbiose entre o mundo romano e o bárbaro.

A influência da igreja sobre as autoridades. A igreja e o estado. A ATUAÇÃO DA IGREJA NA IDADE MÉDIA

Alguns modelos e escolas que faziam parte da idade média Escola catedral da idade média. Escolas Monásticas. Mosteiro Simonos Petras . Ensino voltado a formação de monges.

Nas universidades estudavam Gramática, Retórica, Aritmética, Geometria, Filosofia, Lógica e Astronomia Universidade medieval Cursavam de medicina, direito e teologia.

Escola palatina. A formação mais ampla do individuo. Alcuíno de yorque e a escola palatina Escola de artes libeiras .

Alquimistas. O tribunal da inquisição

Astronomia na idade média. Observatórios Solares – O Sol na Igreja ( Cathedrals as Solar Observatories )

Santo Agostinho.

São Tomás de Aquino. Escolástica

Arte Bizantina – Século V ou Século XV Foi influenciada pela arte clássica greco-romana e oriente médio.

Arte Românica Século XI ao Século XIII Associada a cultura romana. Arte Gótica Século X ao Século XV O oposto da arte românica.

Arquitetura Bizantina: Combinava cores vivas Desenhos com temas religiosos Mosaicos

Arquitetura Românica: Horizontalidade Esculturas em relevo Colorismo Paredes Grossas Interior pouco ornamentado Arquitetura Gótica: Influência religiosa Movimento às obras Construções verticais Vitrais com pinturas religiosas

Literatura medieval

PRÉ - REFORMA   A Pré -R eforma foi o período anterior à Reforma Protestante no qual se iniciaram as bases ideológicas que posteriormente resultaram na reforma iniciada por Martinho Lutero. A Pré-Reforma tem suas origens em uma denominação cristã do século XII conhecida como Valdenses, que era formada pelos seguidores de Pedro Valdo, um comerciante de Lion que converteu-se ao cristianismo em 1174

CONCLUSÃO Na idade Média as questões da Igreja ganharam uma dimensão profunda e influência no comportamento cristão, tornando-se assim a matriz de muitas concepções de nosso presente. Muitos aprendizados foram adquiridos com o estudo deste período tão marcante da igreja antiga.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS A EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA.  Pedagogia ao Pé da Letra , 2013. Disponível em: <https://pedagogiaaopedaletra.com/a- educacao -na-idade-media/>. Acesso em: 22 de junho de 2022. AGUIAR, Lilian Maria Martins de. "O poder da Igreja Católica no mundo feudal "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ historiag /o-poder-igreja-catolica-no-mundo-feudal.htm. Acesso em 05 de junho de 2022. BEZERRA, Juliana. “Filosofia Medieval”; Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/filosofia-medieval/. Acesso em 10 de junho de 2022. CAIROS, ׳ Earle E. O cristianismo através dos séculos : uma história da Igreja cristã I Earle E. Cairns ; }!tradução Israel Belo de Azevedo | . — 2. ed. — São Paulo : Vida Nova, 1995. EDUCAÇÃO, Escola. Arte e Literatura na Idade Média. Disponível em https://escolaeducacao.com.br/ amp /arte-e-literatura-na-idade-media/.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS HISTÓRIA DO CRISTIANISMO: um guia fascinante dos momentos cruciais da história cristã, como a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo, a Igreja Primitiva e a Reforma / tradução de Marcelo Schild Arlin . – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020 – (Coleção História de Uma Hora). KNIGHT, A. E. História do cristianismo / A. E. Knight [e] W. Anglin . – 2ª ed. - Rio de Janeiro : Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1983. MEDEIROS, Inácio. Igreja: Na Idade Média instituição ganhou força política. Disponível em: https://www.a12.com/redacaoa12/historia-da-igreja/igreja-na-idade-media- instituicaoganhou -forca-politica. Acesso em 01 de junho de 2022. MENEZES. Pedro. Filosofia medieval: resumo, características, períodos e principais filósofos. Disponível em: https://www.significados.com.br/filosofia-medieval/. Acesso em: 05 de junho de 2022.
Tags