Socialização - Seminário III Nome do Tutor (a) Jackeline Serrão Nome dos alunos (as) Carolina Bernardo Rodrigues da Silva Ellen Carla Pereira dos Santos Katia Jeane Virginio da Silva Nascimento Surama Maciel Lima
Ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história . Ser líder nas regiões onde atua , referência de ensino para a melhoria de vida dos nossos alunos, com rentabilidade e reconhecimento de todos os públicos. MISS ÃO VIS ÃO
VALORES Ética e Respeito: Respeitar as regras sempre, com transparência e respeito, é a base do nosso relacionamento com alunos, funcionários e parceiros. Valorização do Conhecimento: Não basta saber, é preciso saber fazer. Valorizamos o conhecimento como forma de inspirar e aproximar as pessoas. Vocação para Ensinar: Nossos profissionais têm prazer em educar e contribuir para o crescimento dos nossos alunos. Atitude de Dono: Pensamos e agimos como donos do negócio. Simplicidade e Colaboração: Trabalhamos juntos como um time, com diálogo aberto e direto. Foco em Resultado e Meritocracia: Nossa equipe cresce por mérito através da superação de metas e dedicação de cada um.
ONICOMICOSE: FATORES DE RISCO E PREVENÇÃO COM ESTRATEGIAS E ABORDAGENS EFICAZES.
INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo investigar os principais fatores de risco envolvidos no desenvolvimento da onicomicose, identificar estratégias preventivas eficazes e analisar criticamente a sua aplicabilidade na redução da incidência dessa infecção fúngica.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A onicomicose é uma infeção fúngica das unhas, comumente causada por dermatófitos , leveduras ou fungos não dermatófitos , cujo fatores estão associados ao desenvolvimento dessa condição.
Fatores de risco primários incluem a idade avançada, comprometimento imunológico, histórico de lesões nas unhas, diabetes mellitus, má circulação periférica e a presença de outras doenças dermatológicas. “As onicomicoses representam metade de todas as onicopatias. Pode acometer pessoas de todas as idades, porém é mais frequente nos idosos” (MAIFREDE, 2009; CHIACCHIO et al., 2012).
Segundo Baeta (2022), a onicomicose pode abrir portas de entrada no corpo a outros microrganismos, que podem causar outras infecções.“Quando temos uma onicomicose, nós temos um patógeno (fungo) capaz de infectar outras áreas queratinizadas do nosso corpo e podem abrir portas de entrada, favorecendo a penetração de bactérias que podem causar infecções bacterianas como a erisipela, por exemplo”.
Figura 1 Principais alterações clinicas de Onicomicose.Autor : Silva; 2017. Onicomicose Distal e Lateral: O fungo ataca a unha pela extremidade distal ou lateral e se espalha sob a unha. Onicomicose superficial: Neste tipo, o fungo ataca a superfície da unha, podendo ocorrer em diferentes camadas da unha. C. Onicomicose Proximal Subungueal: O fungo invade a unha pelo lado proximal, próximo à cutícula. D. Onicomicose Total: O fungo afeta toda a unha, causando uma infecção total.
RESULTADOS E DISCUSSÕES Tratamentos convencionais da Onicomicose: Antifúngicos Tópicos Antifúngicos Orais Procedimentos Cirúrgicos Laserterapia Tratamentos Combinados Ao considerar não apenas a eliminação do fungo, mas também o impacto na qualidade de vida dos pacientes, a pesquisa reforça a necessidade de uma abordagem abrangente e personalizada para a onicomicose. Estudos futuros devem se concentrar não apenas na eficácia dos tratamentos, mas também na redução de efeitos colaterais e na implementação de medidas preventivas mais eficazes, visando aprimorar a gestão dessa condição comum e cada vez mais abrangente.
REFERÊNCIAS BAETA, Hyllo . Assessor de Microbiologia do Laboratório Lustosa; 29 ago , 2022 | Dicas de Saúde e Bem-Estar. https://lustosa.com.br/micose-de-unhas-onicomicoses-causa-infeccoes/ DI CHIACCHIO, N. Manual de Conduta nas Onicomicoses Diagnóstico e Tratamento et al. Estudo observacional descritivo da epidemiologia e abordagem terapêutica da onicomicose nos consultórios dermatológicos no Brasil. Anais Brasileiros de Dermatologia . 2013. MAIFREDE, Simone Bravim . Fungos associados às onicomicoses: Prevalência e suscetibilidade a drogas antifúngicas . 2009. Dissertação (Mestrado em Patologia das Doenças Infecciosas) - Universidade Federal do Espírito Santo Vitória, Vitória, 2009. SBDRJ Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro. https://sbdrj.org.br/o-que-e-onicomicose/# SILVA, Ana Paula da. Novas estratégias para o diagnostico de onicomicoses e tratamento por terapia fotodinâmica . 2017.Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2017.