Projetos para serem aplicados no Novo Ensino Médio. 1ª série no ano de 2022. Modelos de como aplicar no Novo ensino médio do Tocantins. Com o objetivo de tornar as aulas mais dinâmicas. Os projetos integradores estão divididos por área de conhecimento. Nesses projetos, os alunos serão prot...
Projetos para serem aplicados no Novo Ensino Médio. 1ª série no ano de 2022. Modelos de como aplicar no Novo ensino médio do Tocantins. Com o objetivo de tornar as aulas mais dinâmicas. Os projetos integradores estão divididos por área de conhecimento. Nesses projetos, os alunos serão protagonistas do conhecimento deles.
Para dar início ao projeto integrador, os estudantes devem partir de situações-problemas. Para isso, precisam analisar o ambiente que os cerca e procurar entender qual é o problema (ou problemas) ao qual se propõem resolver durante o trabalho, claro que respeitando as limitações de pertencerem a instituições de ensino. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são quinze o número de Temas Integradores. Na Base Nacional Comum Curricular, são 15 o numero de temas integradores.
Size: 4.4 MB
Language: pt
Added: Oct 18, 2022
Slides: 29 pages
Slide Content
PROJETOS INTEGRADORES Gerência do Ensino Médio-GEM Gerência de Currículo e Avalição da Aprendizagem - GCAA
O que são Projetos Integradores? S ão propostas pedagógicas que utilizam a metodologia de projetos para integrar, em uma proposta desafiadora e inspiradora, com diversos componentes curriculares no processo de ensino e aprendizagem.
Qual a sua importância pedagógica? Possibilita a criação de oportunidades para que os jovens exerçam protagonismo e autoria em uma dimensão pessoal e coletiva, tornando-se críticos, criativos, éticos e solidários, e que defendam posições de respeito ao outro, aos direitos humanos e ao meio ambiente.
Garantir o desenvolvimento de práticas pedagógicas eficazes por meio da metodologia de projetos; Promover a implementação do DCT-TO, Etapa Ensino Médio garantindo a formação integral dos estudantes; Incorporar os Temas Contemporâneos Transversais, visando à integralização das áreas de conhecimento, na Formação Geral Básica; Objetivos principais
Objetivos principais Fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para a contextualização dos conteúdos do currículo, estimulando a criatividade e o interesse dos estudantes, por meio da interdisciplinaridade; P reparar os estudantes para resolver situações cotidianas , das mais simples às mais complexas.
Projetos Integradores e os Temas Contemporâneos Transversais Fonte : https://implementacaobncc.com.br Os PI, além de integrar diferentes saberes, de diferentes áreas do conhecimento, devem contemplar os Temas Contemporâneos Transversais apontados pela BNCC.
Projetos Integradores e Temas Contemporâneos Transversais Fonte : https://implementacaobncc.com.br/
Como operacionalizar os Projetos Integradores no novo currículo do Ensino Médio ? Os Projetos Integradores serão desenvolvidos nas 3 séries do Ensino Médio e envolvem as 4 Áreas do Conhecimento; Cada Área de Conhecimento poderá desenvolver até 2 Projetos Integradores por ano; Os Projetos Integradores devem ser contemplados no PPP da Escola, como ação Pedagógica Escolar; Os Projetos Integradores perpassam por toda Formação Geral Básica e podem ser desenvolvidos nas aulas Presenciais e Não Presenciais; Cada Projeto Integrador será coordenado por um professor - líder representante da área de conhecimento.
Como operacionalizar os Projetos Integradores no novo currículo do Ensino Médio ? Os Projetos Integradores fazem parte da metodologia das aulas Presenciais e Não Presenciais; Na Formação Geral Básica serão utilizados os livros didáticos: Objeto 1 (Projeto Integrador, Projeto de Vida) e Objeto 2 (área de conhecimento – Ciências da Natureza); Para a execução do projeto integrador é eleito um professor - líder por área de conhecimento/componente curricular predominante; Ressalta-se que o Projeto Integrador envolve os componentes da área e (de acordo com a natureza) outra(s) área(s) do conhecimento. Desta forma, todos os professores estarão envolvidos no processo.
Planejamento Coletivo Mediação compartilhada entre os professores dos componentes curriculares envolvidos. Realizar a indicação do professor-líder para a condução das etapas do projeto. É importante que os professores envolvidos estudem as relações entre os projetos e a BNCC considerando as competências gerais e as específicas a serem desenvolvidas em cada projeto integrador na Formação Geral Básica , elencando as possíveis problematizações que sejam relevantes para a turma. Durante a realização do projeto, os professores envolvidos devem acompanhar as produções mútuas e conversar com os estudante sobre o andamento da investigação.
Planejamento Coletivo A avaliação de aprendizagens por meio dos projetos integradores se dará de forma processual e contínua, observando o desenvolvimento de competências e habilidades em cada etapa proposta no projeto integrador. Na avaliação de aprendizagens deve-se levar em consideração o trabalho cooperativo, a dimensão individual e coletiva (auto avaliação, avaliação coletiva).
Os Projetos Integradores e a Sala de Aula? Tipos de Metodologias Ativas: Situação-problema : prevê que o estudante aprenda por meio da resolução de desafios: analisar, estruturar e criar, diante de uma situação desafiadora; Desenvolvimento de projetos : aqui o estudante desenvolve a capacidade de analisar e resolver problemas por meio de etapa e ações coordenadas promovendo o trabalho em conjunto; Sala de aula invertida : o conteúdo é ensinado pelo próprio estudante que tem acesso ao material antes da aula, aumentando seu interesse pelo tema abordado ou aproveitar o tempo com professores e colegas para tirar dúvidas, realizar tarefas, debater ideias, entre outras atividades;
Os Projetos Integradores e a Sala de Aula? 4. Ensino híbrido : o professor estabelece um cronograma de estudo, e quem administra o tempo e o local para execução é o próprio estudante, exigindo uma postura proativa; 5. Gamificação : utiliza jogos de tabuleiro ou atividades físicas, o que gera bastante engajamento entre os estudantes. O professor deve gamificar alguns conteúdos com o intuito de envolver os estudantes na resolução de problemas ou perguntas; 6. Estudo de caso : o professor apresenta uma situação real e pede aos estudantes que resolvam o caso. Essa estratégia é utilizada quando há necessidade de adquirir um conhecimento prático além do teórico.
O que se espera do trabalho pedagógico por meio dos Projetos Integradores? Propiciem situações de aprendizagem contextualizadas, estabelecendo conexões entre as realidades local, regional, nacional e mundial; Aprendizagem interdisciplinar, sugerindo caminhos de articulação entre os diferentes componentes curriculares das Áreas de Conhecimento; D iversidade de vivências e experiências; Os diferentes percursos e etapas devem conduzir à criação de um Produto Final, de relevância para a comunidade escolar e extraescolar, com a qual será compartilhado.
O que se espera do trabalho pedagógico por meio dos Projetos Integradores? Os Produtos Fi nais podem ganhar a forma de apresentações orais ou escritas, manifestações artísticas ou culturais (livros, fanzines , exposições, espetáculos de teatro ou mú sica, instalações etc.), produtos midiáticos (reportagens, vídeos, sites , blogs, vlogs , programas de rádio, jornais), objetos que propiciem a chamada “cultura maker ” (jogos, aplicativos) ou propostas de intervenção social para resolução de problemas da escola ou da comunidade local.
Planejamento e a Sala de Aula? Título Tema Integrador Temas Transversais Objetivos Competências Gerais da BNCC Competências e Habilidades Específicas da (s) Área (s) Procedimentos Metodológicos
Planejamento e a Sala de Aula? Recursos Materiais Produto Final Avaliação Referência OBS.: Caso haja o desenvolvimento de PI com outras Áreas de Conhecimento informar no planejamento.
Planejamento/Cronograma das Etapas do Projeto : SEMANA ETAPA DO PROJETO COMPONENTE CURRICULAR E OBSERVAÇÕES GERAIS 1ª ) Datas: __/__ a __/__ Abertura e apresentação do tema Dia __/__ Descrição 2ª) Datas: __/__ a __/__ Dia __/__ Descrição 3º) Datas: __/__ a __/__ Dia __/__ Descrição 4º Datas __/__ a __/__ Dia __/__ Descrição ... ...
Referências BRASIL . Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília 2018. Disponível em: http ://basenacionalcomum.mec.gov.br/ images / historico /BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf - acesso em 10 fev , 2022. CAMARGO , Fausto. DAROS, Thuinie . A sala de aula inovadora: estratégias para fomentar o aprendizado ativo, 2018 - Projetos Integradores, Editora Brasil. + Ação-na escola e na comunidade : projetos integradores : área do conhecimento : linguagens e suas tecnologias : volume único : ensino médio / organizadora FTD Educação ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela FTD Educação ; editora responsável Renata Lara de Moraes. – 1. ed. – São Paulo : FTD, 2020. Documento Curricular do Território do Tocantins - DCT/TO , etapa Ensino Médio, Caderno 03 e 04 , aprovado pelo Conselho Estadual de Educação-CEE/TO, em fase de homologação. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1GZbKSNYfA_m-GjtctPEJKAsGuuFwHXZj?usp=sharing - acesso em 10 fev , 2022.
GRATIDÃO! ASSESSORIA DE CURRÍCULO – CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS