Apresentação de slides sobre DM2 sob uma perspectiva nutricionista.
Size: 49.89 KB
Language: pt
Added: Sep 27, 2025
Slides: 8 pages
Slide Content
UNIVERSIDADE PARANAENSE – UNIPAR Distúrbios metabólicos: Diabetes Mellitus tipo 2 Curso: Nutrição Acadêmicas: Patrícia Carminatti dos Santos Camargo e Suzana Fiorentin Marassi Orientadora: Professora Andréia Assunção Soares
I. INTRODUÇÃO O que é distúrbio metabólico? Influência de fatores genéticos e ambientais e gera um desequilíbrio energético-metabólico O Diabetes Mellitus tipo 2 Alimentos de baixo índice glicêmico Lipídios insaturados
OBJETIVO Evidenciar quais são as causas e consequências do distúrbio metabólico Diabetes Mellitus tipo 2.
II. DESENVOLVIMENTO No DM2 a hiperglicemia trata-se de um processo ligado à disfunção de vias de sinalização, incluindo as proteínas IRS-1 e Akt . Para diagnosticar a DM2, realizam-se exames de glicose plasmática em jejum, teste de tolerância à glicose oral (TTGO) e hemoglobina glicada (HbA1c).
II. DESENVOLVIMENTO Forte componente genético, com genes como TCF7L2 e PPARG envolvidos na função das células beta e sensibilidade à insulina. Influenciado por fatores ambientais e comportamentais, como dieta, sedentarismo, obesidade e estresse e envelhecimento.
II. DESENVOLVIMENTO Prejudica vasos sanguíneos, causando aterosclerose e comprometendo funções renal e nervosa, além de afetar a qualidade de vida. Não possui cura, mas pode ser controlado.
III. CONSIDERAÇÕES FINAIS O DM2 é um distúrbio metabólico crônico, caracterizado por resistência à insulina e redução progressiva na secreção de insulina, influenciado por fatores genéticos e ambientais, como obesidade e sedentarismo.
III. CONSIDERAÇÕES FINAIS Embora incurável, pode ser controlado com mudanças no estilo de vida, medicamentos, que reduzem complicações e melhoram a qualidade de vida. O diagnóstico precoce e o manejo adequado são cruciais para prevenir complicações graves, como doenças cardiovasculares e neuropatia.