SOCIOLOGIA CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA E.M. B

EdnaLacerdaLima 6 views 13 slides Oct 20, 2025
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

AULAS DE SOCIOLOGIA EMSINO MÉDIO


Slide Content

SOCIOLOGIA PROFESSORA EDNA LACERDA INSTITUTO AUXILIADORA - SILVÂNIA

O QUE SÃO AS CIÊNCIAS HUMANAS E AS CIÊNCIAS SOCIAIS ? O objeto de estudo das Ciências Humanas é o ser humano na condição de indivíduo e de ser social, vivendo conforme muitos modos de organização e distintas formas de agrupamentos . Ciências Humanas são uma grande área de conhecimento, envolvendo muitos campos, como Filosofia, Letras (e Linguística), Direito, Economia, Psicologia, Jornalismo, Administração, Pedagogia, Marketing, Geografia, História, Ciências Sociais, entre outras. Todos eles têm em comum o estudo dos seres humanos e das sociedades, ainda que cada campo aborde esses objetos de acordo com perspectivas teóricas e metodológicas próprias.

As Ciências Sociais, por sua vez, são compostas por três campos: a Sociologia, a Antropologia e as Ciências Políticas. Cada um deles possui muitos subcampos, como Sociologia da Educação, Teoria do Estado, Teoria Política, Antropologia Física, Antropologia Cultural e Ciência da Religião. Os objetos de investigação podem ser comuns em alguns casos, mas o foco de análise e interpretação tem especificidades em cada um. Os currículos escolares para o Ensino Médio atualmente preveem a inclusão de componentes de uma área denominada Ciências Humanas e Sociais Aplicadas . Tradicionalmente, essa área era constituída pelos componentes (antes chamados de disciplinas) História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Neste curso, serão realizados estudos sobre os diversos temas clássicos da Sociologia, mas também serão tratados temas com abordagens próprias da Antropologia — que tem a cultura como seu grande tema — e da Ciência Política. O objetivo principal é ampliar e aprofundar aprendizagens essenciais desenvolvidas no Ensino Fundamental, ou seja, ir além do que você já sabe, e também apresentar e analisar outros temas que requerem maior maturidade intelectual para serem estudados.

MUSEU DO AMANHÃ NO RIO DE JANEIRO

Em 2015, no contexto das Olimpíadas e da Copa do Mundo no Rio de Janeiro, foi inaugurado o Museu do Amanhã. Em um dos painéis da exposição, lê-se o seguinte texto : O Museu do Amanhã é um museu de ciências diferente. Um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. O Amanhã não é uma data no calendário, não é um lugar aonde vamos chegar. É uma construção da qual participamos todos, como pessoas, cidadãos, membros da espécie humana.

POR QUE ESTUDAR SOCIOLOGIA? N os alertar para a necessidade constante de uma postura questionadora, procurando encontrar conexões mais profundas entre o que chamamos de dados da realidade e o que, à primeira vista, pode ser tomado como fato sem significado ou relevância. P rocurar identificar, compreender e analisar vivências, relações e conexões entre os indivíduos de determinados lugares e períodos em que viveram para além das aparências.  A Sociologia auxilia no debate plural de ideias e visões sobre essa realidade, detendo-se especialmente em torno dos conflitos e das contradições que elas revelam.

ALÉM DISSO: A Sociologia ensina a questionar de maneira sistemática tudo o que nos cerca e a questionar o que parece natural. Isso nos obriga a apurar cada vez mais o olhar sobre o mundo que nos cerca, procurando compreender os seus sentidos e significados mais complexos. Assim, os sociólogos estão sempre se questionando a respeito dos seres humanos: quem somos e por que somos dessa forma. As aulas de Geografia, História e Filosofia podem ajudar a compreender quem somos. A Sociologia procura contribuir ao apresentar análises da realidade social, cultural, econômica e política, fazendo uso de um conjunto diverso de conceitos, dentre os quais se destacam: indivíduo, identidade, sociedade, grupos sociais, movimentos sociais, relações sociais, trabalho, poder e política.

OBJETIVIDADE NAS CIÊNCIAS SOCIAIS A Sociologia tem como objetivo promover investigações científicas acerca das múltiplas facetas das sociedades humanas. Para tanto, recorre a um conjunto de conhecimentos teóricos construídos ao longo do tempo, procurando estabelecer relações entre a teoria e as realidades social, cultural, econômica e política. Entre esses conhecimentos, destacam-se alguns conceitos básicos, por meio dos quais é possível promover essa investigação e realizar as análises necessárias, são eles:  sociedade, indivíduo, grupos sociais, classes sociais, poder e cultura.

Ao elaborar uma pesquisa, o sociólogo se aproxima de seu objeto — uma dada realidade social —, reunindo informações e fazendo questionamentos que dão origem a novos conhecimentos. Esses podem ser o ponto de partida para outras problematizações, outros questionamentos e novas análises, em um processo contínuo e permanente de estudo da realidade e dos fenômenos sociais. Uma grande preocupação em todas as Ciências Humanas, e na Sociologia em particular, é com a chamada  objetividade científica  ou neutralidade do pesquisador. Mas, quando um pesquisador observa a sua própria sociedade, ele consegue manter a objetividade? Ou o fato de participar dela, viver dentro dela, o impede de ser totalmente objetivo?

O s sociólogos observam a sociedade para compreender aspectos da sua organização e de seu funcionamento, analisando como as ações individuais tornam-se coletivas e como se estabelecem as relações sociais. Mas o quanto conseguem distanciar-se dela para produzir conhecimentos objetivos é uma indagação permanente entre os cientistas sociais, afinal, os sociólogos fazem parte da realidade social, objeto de sua pesquisa.
Tags