Sofistas e socrates

16,533 views 10 slides Oct 03, 2012
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC CURSO: 1ª FASE PEDAGOGIA – DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR: ALEX SANDER DA SILVA A Escola Sofista e a Maiêutica de Sócrates Acadêmicos : Bibiana Freitas , Claudia Veiga e Luciana Freitas

A Escola Sofistas ( V a.C . ) Nasce a Democracia em Atenas e com ela surgem os Sofistas , pessoas sabias que se dedicavam a ensinar . Ensinavam a oratória e retórica aos jovens aristocratas e cobram caro por seus serviços . Para eles não existia normas nem valores , o mais importante era persuadir .

OS SOFISTAS PROTÁGORAS (c. 480-411 a. C.), de Abdera , ensinou 40 anos por toda a Grécia . Formula que ele usava : “O Homem é medida de todas as coisas ”.

Nada existe ; se alguma coisa existisse não a poderíamos conhecer ; se a conhecêssemos não a poderiamos manifestar aos outros . GÓRGIAS (480-375 a. C.), de Leôncico , na Sicília , É autor duma obra intitulada “Do não Ser”, na qual desenvolve três teses :

Metodos dos Sofias Os Sofias usavam da Retorica e da Orátoria . Muitos sofistas dominavam, entre outras técnicas, a “arte da palavra” ou do “discurso”. Estudavam os mecanismos de argumentação e convencimento utilizados nas discussões e cobravam para ensiná-los. Alguns afirmam que foram os primeiros professores particulares da história.

A Maiêutica de Socrátes A Maiêutica foi elaborada por Sócrates no século IV a.C. Através desta linha filosófica ele procura dentro do Homem a verdade. É famosa sua frase “Conhece-te a ti mesmo”, que dá início à jornada interior da Humanidade, na busca do caminho que conduz à prática das virtudes morais. Através de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz idéias complicadas.

Sócrates 470 a 399 a. C. Sócrates nasceu em Atenas , provavelmente no ano de 470 aC, e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza  da alma humana.

Em função de suas ideias inovadoras para a sociedade, começa a atrair a atenção de muitos jovens atenienses. Suas qualidades de orador e sua inteligência, também colaboraram para o aumento de sua popularidade. Temendo algum tipo de mudança na sociedade, a elite mais conservadora de Atenas começa a encarar Sócrates como um inimigo público e um agitador em potencial. Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. Em sua cela, foi condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta, em 399 AC.

“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. “É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal”. “Alcançar o sucesso pelos próprios méritos. Vitoriosos os que assim procedem”. “A ociosidade é que envelhece, não o trabalho”. “O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância”. Algumas Frase de Sócrates http://www.youtube.com/watch?v=Zv8KEH_2zqw

Referências Bibliograficas FRANÇA, Leonel. Noções de história da filosofia. 23 ed. Rio de Janeiro: Ed. Agir, 1987. 382 p. ISBN 85-220-0204-5 MONDOLFO, Rodolfo. O pensamento antigo: história da filosofia greco-romana. São Paulo: Mestre Jou , 1965. 2 v.