Tênis de cadeira de rodas Ítalo Vieira | Heloisa Viana | Herick Salomão
A origem do tênis em cadeira de rodas é norte-americana. Foi em 1976 que Jeff Minnenbraker e Brad Parks criaram as primeiras cadeiras adaptadas para o esporte. Não demorou nem um ano para que o primeiro torneio fosse realizado. O tênis em cadeira de rodas se difundiu rapidamente nos Estados Unidos, tanto que em 1980 foi disputado o primeiro campeonato nacional da modalidade. História
Cadeiras adaptadas
Requisitos Para competir no tênis em cadeira de rodas, o único requisito é que o atleta tenha sido diagnosticado com uma deficiência relacionada à locomoção. Ou seja, deve ter perda funcional significante de uma ou mais partes extremas do corpo. Se o atleta não for capaz de participar de competições no tênis convencional, estará credenciado a jogar na cadeira de rodas.
REGRAS A maior diferença da regra adotada neste esporte é a que a bola pode quicar duas vezes antes de ser rebatida, podendo o segundo quique ocorrer fora das linhas da quadra. A mesma regra é válida para os saques, que podem ser realizados por outra pessoa se a deficiência do jogador impeça a realização deste. Durante o jogo o jogador não pode deixar o assento de sua cadeira de rodas, sendo ela considerada parte do corpo do jogador.
REFERÊNCIAS TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS . In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=T%C3%AAnis_em_cadeira_de_rodas&oldid=34909523>. Acesso em: 2 maio 2015 . Tênis em Cadeira de Rodas, RIO 2016 JOGOS PARA OLÍMPICOS. Disponível em: http :// www.rio2016.com/os-jogos/paralimpicos/esportes/tenis-em-cadeira-de-rodas. Acesso: 2 de maio de 2015. Tênis em cadeira de rodas, BRASIL 2016. Disponível em: http :// www.brasil2016.gov.br/pt-br/paraolimpiadas/modalidades/tenis-em-cadeira-de-rodas . Acesso em: 2 de maio de 2015.