Tempestades

14,030 views 26 slides Dec 14, 2012
Slide 1
Slide 1 of 26
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Escola básica dos 2º e 3º ciclos de Santo António Geografia 2010/2011 Tempestades

Índice 1. Introdução; 2. O que são tempestades ?; 3. Tipos de tempestades; 4. Ventos fortes; 5. Trovoadas; 6. Relâmpagos; 7. Raios; 8. Chuva; 9. Granizo; 10.Neve; 11.Conclusão; 12.Webgrafia .

Introdução Neste trabalho vamos falar sobre o que são tempestades e que tipos de tempestades existe. E também vamos falar sobre cada tipo de tempestades e apresentar algumas imagens.

O que são Tempestades? Uma tempestade é um fenómeno atmosférico marcado por  ventos fortes, trovoadas, relâmpagos, raios e chuva, usualmente com duração de dezenas minutos ou mais.

Tipos de Tempestades Existem 5 tipos de tempestades tais como: ventos fortes, trovoadas, relâmpagos , raios, chuva, granizo e neve.

Ventos fortes O  vento pode ser considerado como o ar em movimento. Resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas e é influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo.

Ventos fortes - continuação Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica, estando directamente relacionadas à radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar. Formam-se a partir de influências naturais: continentalidade, maritimidade, latitude, altitude e amplitude térmica.

Trovoadas Uma  trovoada consiste num conjunto de fenómenos intensos associados a cúmulo-nimbo: raios, relâmpagos, rajadas de vento, inundações, granizo e, possivelmente, tornados .

Trovoadas - Continuação Para uma trovoada se formar é necessário que exista elevação de ar húmido numa atmosfera instável. A atmosfera fica instável quando as condições são tais que uma bolha de ar quente em ascensão pode continuar a subir porque continua mais quente do que o ar ambiente. 

Relâmpagos O  relâmpago é um clarão muito intenso e rápido produzido pelo raio, precedendo ou acompanhando o trovão.

Raios Um  raio é uma descarga eléctrica que se produz pelo contacto entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra. A descarga é visível a olho nu, com trajectórias sinuosas e de ramificações irregulares às vezes com muitos quilómetros de distância até o solo. Este fenómeno produz um clarão conhecido como relâmpago e também uma onda sonora chamada trovão.

Chuva Chuva é um fenómeno meteorológico que consiste na precipitação de gotas de água no estado líquido sobre a superfície da Terra. A chuva forma-se nas nuvens.

Granizo O granizo (ou saraiva) é um fenómeno meteorológico, que consiste numa precipitação de pedras de gelo que podem medir 5 mm ou ser até do tamanho de uma laranja. Em muitas partes do mundo, é comum a tempestade com pedras de gelo do tamanho de uma bola de ténis.

Neve A neve é um fenómeno meteorológico que consiste na queda leve, moderada ou forte de cristais de gelo. Cada cristal de gelo é uma precipitação de uma forma cristalina de água congelada. Acontece com frequência nas regiões de clima frio e temperado do planeta Terra.

Conclusão Com este trabalho aprendemos quais os tipos de tempestades tais como: ventos fortes, trovoadas, relâmpagos, raios, chuva, granizo, neve.

Web grafia http://pt.wikipedia.org/wiki/Vento http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%A2mpago http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempestade http://pt.wikipedia.org/wiki/Neve http://pt.wikipedia.org/wiki/Granizo http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva

Nota Avaliada: 78%
Tags