As teorias pedagógicas modernas Essas teorias nascem na modernidade, quando a ideia de uma formação geral para todos toma lugar na reflexão pedagógica; São teorias assentadas na manutenção de uma ordem social mais estável; Fincadas nas ideias de natureza humana universal, de autonomia do sujeito, de educabilidade humana, de emancipação humana pela razão, de libertação da ignorância e do obscurantismo pelo saber.
A expressão liberal não significa “avançado”, “democrático”, como geralmente é usada. O princípio liberal surgiu como desculpa do sistema capitalista que, ao argumentar o prevalecimento da liberdade e interesses individuais da sociedade, instituiu um modo de organização social fundamentado na doutrina privada do processo de produção, também intitulado sociedade de classes.
Sobre as tendências pedagógicas modernas, é correto afirmar que: a) Tradicional: o professor é a autoridade máxima no controle da classe e dos conhecimentos. b) Renovada/Escola Nova: o aluno é um ser passivo, predisposto a absorver os conteúdos escolhidos pelo professor. c) Tradicional: acredita-se no conhecimento construído pelo aluno. d) Tecnicista: o aluno no centro do processo ensino-aprendizagem, enfatizando a subjetividade. e) Progressista: o professor precisa se atualizar sempre – olho no progresso.
Dentre as várias perspectivas da concepção de educação, evidenciamos 3 (três) fundamentais cuja classificação tem como critério a forma como se dá a aprendizagem, seja ela por recepção, por autoconstrução ou por construção guiada, tais formas por sua vez se alicerçam respectivamente nas teorias psicológicas comportamentalista (Skinner), humanista (Rogers) ou psico – construtivista (Piaget) e sócio –construtivista (Vygotsky).
Freire a m etodologia Dialética vai da prática e retorna para ela, mas com embasamento e surgindo novas problematizações. Vigosty Piaget Adaptação Assimilição Acomodação