Teorias Pedagogicas em educação uma reflexão.pptx

elianecantarelli 0 views 13 slides Sep 28, 2025
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

Fala sobre as teorias pedagógicas.


Slide Content

As teorias pedagógicas modernas Essas teorias nascem na modernidade, quando a ideia de uma formação geral para todos toma lugar na reflexão pedagógica; São teorias assentadas na manutenção de uma ordem social mais estável; Fincadas nas ideias de natureza humana universal, de autonomia do sujeito, de educabilidade humana, de emancipação humana pela razão, de libertação da ignorância e do obscurantismo pelo saber.

As teorias pedagógicas modernas Tendências pedagógicas liberais (tradicionais): Pedagogia tradicional; Pedagogia renovada progressista e não-diretiva; Tecnicismo educacional. Tendências pedagógicas progressistas (críticas): Pedagogia liberadora; Pedagogia Libertária; Pedagogia crítico-social.

A expressão liberal não significa “avançado”, “democrático”, como geralmente é usada. O princípio liberal surgiu como desculpa do sistema capitalista que, ao argumentar o prevalecimento da liberdade e interesses individuais da sociedade, instituiu um modo de organização social fundamentado na doutrina privada do processo de produção, também intitulado sociedade de classes.

Sobre as tendências pedagógicas modernas, é correto afirmar que: a) Tradicional: o professor é a autoridade máxima no controle da classe e dos conhecimentos. b) Renovada/Escola Nova: o aluno é um ser passivo, predisposto a absorver os conteúdos escolhidos pelo professor. c) Tradicional: acredita-se no conhecimento construído pelo aluno. d) Tecnicista: o aluno no centro do processo ensino-aprendizagem, enfatizando a subjetividade. e) Progressista: o professor precisa se atualizar sempre – olho no progresso.

Dentre as várias perspectivas da concepção de educação, evidenciamos 3 (três) fundamentais cuja classificação tem como critério a forma como se dá a aprendizagem, seja ela por recepção, por autoconstrução ou por construção guiada, tais formas por sua vez se alicerçam respectivamente nas teorias psicológicas comportamentalista (Skinner), humanista (Rogers) ou psico – construtivista (Piaget) e sócio –construtivista (Vygotsky).

Freire a m etodologia Dialética vai da prática e retorna para ela, mas com embasamento e surgindo novas problematizações. Vigosty Piaget Adaptação Assimilição Acomodação
Tags